O que esperar da Black Friday 2015

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 15, 2015 1:02 pm
O que esperar da Black Friday 2015

"Estados Unidos" e "Compras" são duas das palavras que mais seduzem os consumistas brasileiros, entre os quais eu me incluo. Quando pronunciadas na mesma frase chegam a causar frisson em algumas pessoas.

Nos últimos anos tínhamos nos acostumado à uma moeda forte que nos garantia poder de compra frente ao dólar. Isso, aliado à crise financeira americana, fez nossa felicidade por algum tempo. Fazíamos compras durante todo o ano na terra do Mickey Mouse e ainda mais intensamente na mais famosa das liquidações anuais americanas, a Black Friday.

Tenho vivido a Black Friday nos Estados Unidos durante os últimos 10 anos aproximadamente. E em diversas cidades diferentes, sendo a maioria delas não turísticas. Com os olhos de economista, assisti a ascensão e queda do real frente ao dólar. Vi o frenesi de compras dos americanos efetuar uma parábola em direção ao solo, arremeter e entrar em franca recuperação.

Lembro-me dos anos em que o dólar valia menos de R$2,00 e minha única preocupação era saber como passar pela aduana brasileira. Não apenas nossa moeda tinha forte poder de compra, mas graças à crise que os afetava, as liquidações tinham preços inacreditáveis mesmo em dólar.

Hoje a coisa mudou. A economia americana entrou em recuperação e a nossa chafurda em um mar de incertezas. No último ano já foi possível notar que a Black Friday não estava mais tão "Black". Começava a desbotar. O overshooting cambial dava os primeiros passos e as ofertas de nossas marcas favoritas não estavam mais tão atrativas em dólar. Até mesmo as filas nas portas das lojas estavam maiores. Os americanos já estavam com mais disposição para praticar o esporte nacional: o consumo.

O que podemos esperar para este ano, sob o nosso ponto de vista? Claro que muitos produtos ainda são muito atrativos a nós mesmo com o dólar a R$4,00. Ainda que não tão barato, ainda é a chance de comprar o sonhado produto por uma valor inferior ao que é praticado em Terra Brasilis. Mas certamente creio que iremos às compras com muito mais racionalidade que em outros anos.

Acredito que em 2015 o bom senso imperará na maioria de nós e ao invés de comprar por comprar, como em outros anos, iremos comprar apenas aquilo que realmente precisamos.

Graças à guerra tarifária que vem sendo travada entre as companhias aéreas desde o começo do ano, ainda é muito barato chegar aos Estados Unidos.

Mas como dizia o célebre "filósofo" Galvão Bueno, chegar é uma coisa. Passar é outra.

Ainda vale a pena ir a uma Black Friday? Acredito que sim. Continua sendo, sob meu ponto de vista, uma excelente oportunidade para se comprar roupas e acessórios QUE REALMENTE ESTAMOS PRECISANDO. Imperdível para pais com filhos em idade de crescimento ou futuros pais.

É uma ótima oportunidade para quem está precisando renovar o guarda-roupas. Mas não se iluda quem acha que tudo será barato. Não será. Principalmente os eletrônicos.

Como de costume, passarei a Black Friday nos Estados Unidos. É a época do ano que aproveito para renovar o enxoval do meu filho. E mesmo não usando o cartão de crédito com a liberalidade de outros anos, não vou perder a oportunidade de acompanhar ao vivo essa grande festa americana, uma verdadeira cerimônia de crença no capitalismo, que é esse evento.

E você, irá a Black Friday este ano? Pretende gastar mais ou menos que em anos anteriores? Qual a sua expectativa?

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Nov 15, 2015 2:20 pm
Voltarei do Canadá antes da Black Friday e nesta data estarei na Europa de novo, mas me pergunto se este ano a Black Friday terá um diferencial de preço tão arrojado em relação ao preço tradicional das mercadorias ante a recuperação da economia americana?

zotrix Mensagens: 448
Dom Nov 15, 2015 2:32 pm
Fabio,

Estarei em Vegas na Black Friday. Pretendo comprar mais coisas para o dia a dia, como roupas, sapatos, tênis, sobretudo para meu filho de 1 ano. Você acha que compensa escapar de Vegas e ir até Primm fazer as compras por lá? Imagino que a concentração de gente seja menor e talvez os preços mais baixos. Ou estou enganado? Acho que com sua experiência você deve ter uma noção. Desde já, grato pela atenção.

camilarocha Mensagens: 81
Dom Nov 15, 2015 2:34 pm
É...a Black Friday não será mais a mesma,hunf!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 15, 2015 2:49 pm
LMBJR, jah tem uns 2 anos que os descontos em dolar tem andado menores. Ainda serah mais barato que em outras ocasioes do ano, mas nao tao mais barato.

zotrix, eu acho que sempre que possivel devemos visitar mais de um lugar, pois os estoques e, principalmente, os clearance nao sao iguais. O importante eh chegar o mais cedo que for possivel. Alguns descontos sao regressivos, tipo 60% ate meia noite, 50% ate 6:00 e 40% apos 6:00.

Camila, tem que hunfar mesmo.

dott_macchia Mensagens: 381
Dom Nov 15, 2015 4:26 pm
Primeira vez que vou passar Black Friday nos EUA. Estou até com medo daquela correria, daquela contagem regressiva para abrirem as portas, do empurra empurra... etc...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Nov 15, 2015 6:43 pm
Tô fora. Nunca fui nem tenho vontade de ir. Meia-noite quero estar no hotel dormindo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Nov 15, 2015 6:51 pm
Já fui uma vez, mas não me animo muito, pois para aproveitar bem tem que ser perrengue.

Os preços subiram nos Estados Unidos. O dólar subiu no Brasil. Vai ter produtos interessantes, sem dúvidas, mas com a desvalorização do real nunca será como antes.

ironfire Mensagens: 2186
Dom Nov 15, 2015 6:58 pm
Fui ano passado em uma cidade nada turistica(cincinnati), estava nevando e achei uma belissima de uma porcaria, nao teve correria alguma, em nenhum lugar, mas nao tinha nada que fosse de grandes beneficios para nos, tem muita promocao de tralha de cozinha, eletrodomestico e eletronico, mas nada fora do comum, as roupas pouca coisa mais barata. Nao indico e nao voltaria.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Nov 15, 2015 7:58 pm
Infelizmente a cada ano os descontos tem sido menores!
Eu não iria para os USA para aproveitar a Black Friday mas uma vez lá nessa época, com certeza aproveitaria!É difícil não agir por impulsos nessas horas...





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio