Como emiti minhas passagens aéreas para dar a volta ao mundo

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 01, 2017 10:46 am
Imagem

Dar a volta ao mundo sempre foi o sonho de muitos apaixonados por viagens, inclusive o meu! Devido a uma série de circunstâncias, a maior parte delas ligadas ao trabalho, isso nunca havia sido possível. Mas graças a algumas mudanças ocorridas recentemente em minha vida, resolvi encarar essa empreitada e realizar esse sonho.

A primeira coisa que precisei decidir foi meu roteiro. Existe uma infinidade de lugares que podem ser visitados em uma viagem deste tipo e obviamente por limitações de tempo e orçamento não é possível conhecer todos. Optei por um roteiro que contemplasse a maior quantidade de lugares possíveis que ainda não conhecia.

Eu havia decidido que por ter muitas milhas inativas em diversos programas de fidelidade focaria minhas emissões nela, por mais que isso levasse a limitações de datas devido a disponibilidade.

Leia também: Clube Smiles, Clube TudoAzul e Clube Multiplus | Vale a pena participar?

Após muita leitura, consulta e pesquisa, acabei chegando ao seguinte roteiro: São Paulo-Joanesburgo-Sidney-Auckland-Christchurch-Bangkok-Seul-Taipei-Los Angeles-San Diego-São Paulo. De todos os lugares, apenas Los Angeles e San Diego eu já conhecia.

Comecei então a maratona de emissões. Quem conhece bem o mundo das milhas sabe que numa viagem dessas, com vários trechos, quase nunca é possível atender todas as suas necessidades. São muitas as variáveis envolvidas. A data que você deseja, o horário adequado, a classe que você quer, a quantidade de milhas justas e o programa que você possui as milhas.

Depois de duas semanas de simulações e muitas ligações telefônicas as coisas acabaram ficando assim:

1) Emissão GRU-JNB

35 mil pontos Multiplus na classe econômica do 767-300 da LATAM Airlines Brasil. Apesar de haver opções melhores como a South African Airways, acabei emitindo via Multiplus porque tinha pontos bonificados a 40% de promoções anteriores. Assim o custo real foi de 25 mil pontos.

2) Emissão JNB-SYD-AKL

55 mil pontos Multiplus na classe econômica do 747-400 da Qantas até Sydney e classe econômica do 737-800 da Qantas até Auckland. Também aproveitei as milhas bonificadas a 40%, que fizeram o custo real ser de apenas 39 mil pontos, em números redondos. Acabei fazendo apenas um longo layover de algumas horas em Sydney e sei que deveria ter ficado muito mais por lá, mas esbarrei na indisponibilidade de outras datas pela central Multiplus.

3) Emissão AKL-CHC-AKL

US$90 no A320-200 da Jetstar, uma companhia ultra low cost australiana pertencente a Qantas, que cobre boa parte da Oceania e Extremo Oriente. Os preços praticados são realmente muito baratos, mas incluem apenas 7kg de bagagem de mão. Todos os demais extras são pagos a parte. Precisei comprar uma franquia de bagagem de 30kg, que me custou US$60 para os dois trechos.

4) AKL-PER-BKK

17.500 milhas na classe econômica do 787-9 da Air New Zealand até Perth e classe econômica do 787-8 da Thai Airways entre Perth e Bangkok pelo MileagePlus, o programa de fidelidade da United Airlines. Essa foi sem dúvida a grande pechincha da viagem, afinal, são dois voos com mais de 7 horas cada. Eu tentei de todas as maneiras emitir em classe executiva, que custava apenas 30 mil milhas, mas esbarrei novamente na indisponibilidade. Aliás, eu gostaria de ter ficado mais tempo na Nova Zelândia, mas a próxima data disponível era para 14 dias depois, o que conflitaria com minha limitação orçamentária.

5) BKK-ICN

35 mil milhas Smiles na classe executiva do A330-300 da Korean Air. Também uma ótima emissão se considerarmos que aproveitei uma promoção de transferência bonificada a 60%, o que fez que o custo efetivo fosse de apenas 22 mil milhas para voar nesta ótima companhia.

6) ICN-TPE-LAX

80 mil milhas no MileagePlus para voar na classe executiva do 747-400 da Asiana, onde acabei recebendo upgrade para primeira classe, e na classe executiva do 777-300 da EVA Air, que acabou de ser eleita pelo Skytrax como a sexta melhor companhia aérea do mundo em 2017. Eu poderia ter emitido um voo direto pela Asiana até Los Angeles, mas aproveitei que o MileagePlus permite stopovers em alguns casos e incluí Taiwan no meu roteiro. Além disso, tinha muita vontade de experimentar os serviços dessa excelente companhia aérea.

7) LAX-GRU

55 mil milhas para voar na classe executiva da Copa Airlines do 737-800 pelo ConnectMiles. Uma cabine que já estou "careca" de conhecer. A vantagem da Copa é cobrar pelo trecho em executiva, ainda que seja uma executiva com limitações, menos que algumas empresas cobram em econômica em alta temporada. E minha viagem foi em julho. E como sempre defendi, a pior executiva do mundo sempre será melhor que a melhor econômica.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

O custo total em reais, incluindo todas as taxas de embarque e os trechos pagos, ficou em cerca de R$ 1.100,00. O custo em milhas poderia ter sido ainda menor se eu não tivesse resolvido me presentear com alguns mimos e voado tudo em classe econômica.

Com isso, espero conseguir incentivar a todos que tem esse mesmo sonho a se planejarem, pois com o planejamento não é nada impossível de se conseguir. Basta ter foco no orçamento e em produzir milhas a um custo viável.

Leia também: Meu roteiro de volta ao mundo

Boa viagem!

E você, já deu a volta ao mundo? Qual foi sua rota? Como foram suas emissões? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Ago 01, 2017 10:50 am
Parabéns, Mr. Fábio "Phileas Fogg" Macedo. :D

Lembrando que você "ganhou" um dia na sua vida. ;)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Ago 01, 2017 1:48 pm
Fantástico. Dependendo da época e da antecedência, não dá para comprar nem mesmo uma perna da ponte área com esse dinheiro.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Ago 01, 2017 3:58 pm
É verdade Baran.

No dia 6 de julho acordei as 10 da manhã em Taipei, passei o dia na cidade, peguei um voo quase meia noite de 13 horas até LAX e cheguei em Los Angeles às 21 horas do mesmo dia.

Zahlouth Mensagens: 1667
Ter Ago 01, 2017 6:22 pm
Muito legal. Deve ter passados horas ao telefone.

ViajanteDeLonge Mensagens: 47
Qua Ago 02, 2017 5:52 am
Sonho muito em fazer isso um dia! :clap

marcelanering Mensagens: 84
Qua Ago 02, 2017 10:11 am
Muito legal!! :)

Qual foi a duração total da sua viagem?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Ago 02, 2017 12:59 pm
Parabéns Fábio
E obrigado por compartilhar conosco suas histórias e dicas

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qua Ago 02, 2017 2:15 pm
Arrasou! E para uma viagem dessas você conseguiu economizar muito bem!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio