Posso tirar carteira de motorista na California?

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Fev 28, 2018 4:16 am
Posso tirar carteira de motorista na Califórnia?

Os Estados Unidos formam uma verdadeira federação. As leis e regras mudam muito de estado para estado. Uma dúvida que muita gente tem em relação ao país é se seria possível tirar uma carteira de habilitação americana.

Para quem vem aqui com frequência, uma carteira de habilitação é muito útil. Ela substitui a necessidade de andar o tempo todo com a CNH e o passaporte e passa a ser sua identificação em todo território americano.

Então, posso tirar uma carteira de habilitação na Califórnia?

A resposta seria que pode, mas não é tão fácil para quem vai passar pouco tempo aqui. A Califórnia é um dos estados onde até os imigrantes ilegais podem tirar uma carteira. Mas para possuir sua carteira será preciso cumprir algumas exigências que talvez não sejam possíveis para um turista comum.

Caso deseje tentar, você deve seguir o seguinte roteiro.

Primeiro vá a qualquer posto da DMV, onde não é necessário agendamento prévio, ainda que caso o faça pode lhe economizar algumas horas. Você precisa dizer que não possui nenhuma espécie de habilitação brasileira, caso contrário será orientado a usar a mesma durante sua estadia aqui.

Será preciso apresentar seu passaporte, o I-94 físico (que pode tanto ser impresso no site da imigração quanto solicitado presencialmente no aeroporto após passar pela imigração) e, o mais complicado, dois comprovantes de residência atestando que você vive no estado da Califórnia, que pode ser extrato bancário, conta de serviços, declaração de Imposto de Renda, contrato de locação de imóvel ou certificado de propriedade de veículo.

Após apresentar sua documentação você será encaminhado na mesma hora para o exame teórico, que é bem rápido, 100% eletrônico e o resultado sai na hora.

Uma vez aprovado é preciso agendar on-line o exame prático, que geralmente gera uma espera de aproximadamente 2 semanas. O exame é muito mais fácil que o brasileiro tendo em vista que você faz em seu próprio carro, que quase certamente será automático, e não existe prova de baliza.

Uma vez aprovado você recebe uma habilitação provisória em papel válida por 3 meses. A carteira em si segue pelo correio e leva uns 10 dias para chegar. A validade é a mesma do seu I-94.

Existe um outro caminho para quem deseja possuir uma habilitação com prazo maior de validade mas que nem todos tem coragem de seguir. Você pode solicitar uma carteira sob a lei AB60, que é a carteira dos ilegais.

Nesse caso você apresenta apenas o passaporte e diz não ter prova de status. Assim mesmo, na cara de pau. Também será preciso dizer que não tem habilitação brasileira e apresentar os mesmos 2 comprovantes de residência. Os exames também são os mesmos. A validade da carteira é até o dia do seu aniversário 3 anos após a emissão.

Para aqueles que possuem Social Security Number basta apresentar o passaporte, o SSN, os comprovantes de residência. Não é exigido nesse caso nenhuma prova de status junto a imigração. Os testes são idênticos e a validade da carteira é até o dia do seu aniversário 5 anos após a emissão.

Espero com esse pequeno guia ter ajudado aos que desejam obter uma habilitação na Califórnia.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 28, 2018 7:58 am
Eu nunca vou poder tirar uma carteira na Califórnia se a citação abaixo for condição para isso:

"....Você precisa dizer que não possui nenhuma espécie de habilitação brasileira, caso contrário será orientado a usar a mesma durante sua estadia aqui....."

Uma coisa que aprendi é que aí nos EUA prestar informações não condizentes com a realidade é considerada obstrução à justiça....e rola cana por causa disso...
Aí nos EUA, se o oficial de imigração perguntar se eu votei no Collor pra presidente em 1988, eu até digo que sim, por mais que isso possa deixar dúvidas sobre minha sanidade mental ou que ele possa indeferir minha pretensão de entrar novamente nos EUA...... :lol: :lol:
Mas.. vlw pela dica....
Quando formos morar nos EUA, já sabemos que, embora cada estado tenha sua legislação, tirar uma habilitação não é tão complicado como aqui no Brasil...





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio