Vinho e turismo: uma combinação harmônica

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 28, 2013 2:28 pm
Vinho e turismo: uma combinação harmônica

Imagem
San Gimignano na Toscana - Itália: onde turismo e vinho harmonizam com perfeição.

Você sabe o que é o Enoturismo? É quando fazemos a atividade turística voltada para a apreciação de vinhos e conhecimento de regiões produtoras dos mesmos.

É um segmento turístico que anda cada vez mais em voga.

Você não precisa ser um grande conhecedor da bebida para se entregar a essa deliciosa atividade. Quando fazemos enoturismo não passamos o tempo todo bebendo vinhos. Ele é associado ao conhecimento e cultura de regiões produtoras que, em geral, são possuidoras de enorme beleza e riqueza cultural.

Quando fazemos enoturismo, não apenas conhecemos o vinho da região, mas também seu modo de produção, sua cultura, sua gastronomia local e suas tradições. É sem dúvida alimento para o corpo e para a alma. É muito interessante quando conhecemos locais de tradições milenares, que em muitos casos, permanece como que intocado. Isso, aliado a tecnologia atual, só tem favorecido a produção de vinhos de excelência.

Dizem os especialistas que o vinho, em geral, não viaja bem. Que na maioria das vezes ele perde características e qualidades ao ser transportado por longas distâncias, mesmo quando todos os cuidados são tomados. E quando mais delicado for o vinho, maior será essa perda.

Um branco da Borgonha irá ter mais prejuízos na viagem que um tinto de Bordeaux, por exemplo.

Imagem
Os vinhedos de Pomerol, na região de Bordeaux - França.

Segundo esses mesmos especialistas, não existe melhor maneira de degustar e entender um vinho que na própria região onde é feito. E harmonizado com a gastronomia local.

Apenas para exemplificar isso, podemos dizer que o melhor acompanhamento para um vinho tinto da Bairrada é um leitão assado ao modo local. Ou que pratos de massa com molhos rústicos como que são feitos na Calábria são perfeitos para acompanhar um tinto do sul da Itália. Um Bordeaux a base de Sauvignon Blanc escolta com maestria as ostras encontradas no litoral daquela região. E por aí vai.

E como planejar uma viagem voltada para o enoturismo? Bom, diferentemente do turismo tradicional, no enoturismo existem mais fatores a serem levados em conta quando escolhemos nosso destino. Enquanto numa viagem turística normal você pode, por exemplo, amar Porto Seguro, mas odiar comida baiana limitando-se a comer pizza nos restaurantes locais, numa viagem enoturística isso perde todo o sentido.

Imagem
Opus One em Napa Valley - Califórnia. Um dos melhores vinhos americanos.

Certifique-se que você gosta do vinho e da gastronomia da região. Pesquise antes. Veja se a região tem mais a oferecer além disso. História, tradição, belezas naturais são coisas que podem sempre ser associadas a uma viagem assim. Regiões como a Toscana, na Itália e a Alsácia, na França conseguem unir todos esses quesitos, mas com certeza não são as únicas. Existem inúmeras outras!

Verifique as opções de programas na região além de tudo que é voltado para o vinho. Cheque as opções de hospedagem. Muitas vinícolas mantêm pequenas pousadas ou hotéis boutiques muito agradáveis. Considere a possibilidade de se hospedar em algumas delas, passando duas ou três noites em cada. É uma experiência única!

Aluguel de carro costuma ser fundamental para se deslocar no interior, mas é claro que você não vai ficar dirigindo bêbado. Então, a menos que você tenha um motorista designado em seu grupo, veja a infraestrutura de transporte oferecida para os hóspedes e clientes.

Então divirta-se fazendo de sua pesquisa preliminar uma parte agradável da viagem. Numa boa viagem de férias a diversão começa no planejamento.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 28, 2013 2:30 pm
Muito harmônica! Cada vez mais tenho planejado as minhas viagens para aproveitar e conhecer as vinícolas locais.

Ótima coluna! :)

capsj Mensagens: 2372
Dom Abr 28, 2013 3:39 pm
Parabéns, Fábio. Muito bom o texto.

Uma pena que nunca gostei de vinho. Sempre tive vontade, mas nunca combinou com meu perfil.

Abs

leonardodesoares Mensagens: 33
Dom Abr 28, 2013 4:47 pm
Não sou apreciador de vinhos, mas acho bacana visitar uma vínicola. Estive no Chile em Fevereiro e visitei Concha Y Toro que foi um passeio sensacional.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 28, 2013 6:54 pm
Gabriel, em Napa você teve uma boa noção de como pode ser bacana. Na Europa é ainda mais.

Carlos, que bom que gostou. Ás vezes, quando a viagem é em grupo, tem alguém que não bebe. É o motorista designado perfeito. :D
Ou então a pessoa até bebe um pouco mas não tem paixão necessariamente por vinho. Mas a coisa é tão envolvente que muitas vezes entra no clima e acaba curtindo bastante.

Leonardo, a Concha Y Toro é uma visita obrigatória para quem vai a Santiago. Vale muito a pena.

ironfire Mensagens: 2186
Dom Abr 28, 2013 7:00 pm
Boa. Concordo com o Carlos.
Faz um texto sobre cerveja que daí estamos em casa. :D

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Dom Abr 28, 2013 8:10 pm
Adorei essa coluna. Estou iniciando agora nesse mundo de apreciação de vinhos. Tenho muito o que aprender. Bateu uma saudade da Itália agora!

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Dom Abr 28, 2013 10:18 pm
Que legal a coluna, xará. Quando penso em viagem com vinhos, lembro sempre daquele filme, o Sideways e as metáforas da vida relacionadas ao vinho que o filme traz. Realmente o enoturismo está cheio de experiências muito legais. Abs.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 28, 2013 11:53 pm
Ironfire, dependendo da cerveja pode até sair um artigo. Mas se for sobre Skol, Antártica, Brahma e afins prefiro ficar em casa. :D

Wilianbc, se você se aprofundar vai acabar se apaixonando. Comece visitando a região produtora que está perto de sua casa. Santa Catarina já faz vinho tão bons ou até melhores que a Serra Gaúcha.

Fabio, não é todo mundo que percebe as metáforas do filme quando aparentemente se referindo ao vinho ele na verdade se refere à vida. Parabéns.
Já fiz o roteiro exato do filme em 2011 passando por Santa Barbara County.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio