Turismo e Cinema: Duas paixões que combinam com as minhas viagens

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Mai 04, 2013 3:01 pm
Turismo e Cinema: Duas paixões que combinam com as minhas viagens

Imagem
O famoso e bonito píer de Santa Monica.

Estão aí duas grandes paixões minhas: Turismo e Cinema. Gosto muito de viajar, conhecer novos lugares, novas culturas e novos povos. E também, quando não estou viajando, afinal alguém precisa pagar as contas da casa de vez em quando, gosto muito de assistir filmes. Não importa se é casa ou no cinema mesmo. Gosto de ver filmes não importa onde esteja.

Por já ter certa bagagem em relação a lugares visitados, não raramente me deparo com cenas rodadas em lugares onde já estive. Cenas essas, muitas vezes, que se tornam clássicas.

Quando reconheço em um filme um lugar onde já estive imediatamente aponto para a tela com o dedo como se fosse uma criança.

Não importa se é um beijo tendo a Torre Eiffel no fundo ou Empire State sendo destruído por uma nave alienígena. É impossível para mim não sentir alguma emoção quando me deparo com algum lugar conhecido. Ainda dá tempo de pensar "o restaurante tal fica ali do lado esquerdo" ou então "já sentei naquele banco".

Acho que conciliar essas duas paixões é uma coisa tão prazerosa que já estive em diversos lugares apenas para ver o cenário exato de onde o filme tal foi filmado.

Só fui conhecer o píer de Santa Monica pela cena final de "Um Dia de Fúria" e também fiz questão de seguir o roteiro de "Sideways: entre umas e outras", hospedando-me no Days Inn de Buellton CA, jantando no The Hitching Post II na mesma cidade e tomando o mesmo vinho, Highliner Pinot Noir.

Imagem
Palazzo Vecchio (Hannibal).

As vezes acontece de eu ter conhecido o lugar antes mesmo do filme ter sido rodado. Como em "Hannibal". Eu já havia estado em Florença, no Palazzo Vecchio, antes daquela sacada ter sido usada pelo protagonista para ajudar a espalhar os intestinos de seu antagonista pelas seculares ruas da linda cidade toscana. Acho que quando é dessa maneira a emoção fica ainda maior, pois trata-se de uma completa surpresa.

Imagem
Vinhedos de Santa Barbara (Sideways).

Recentemente tive a oportunidade de satisfazer uma grande curiosidade que tinha nesse universo. Sempre li muitos livros e assisti muitos filmes sobre espionagem durante a Guerra Fria. E quase sempre neles, Moscou representava o "Quartel General do Mal". Eu lia e via cenas isoladas de modo que não dava para ter uma boa ideia do ambiente. Em setembro de 2012 finalmente consegui conhecer a "Capital do Mal" dos romances de guerra fria, dos filmes que faziam a imagem da KGB como a grande inimiga do mundo livre. Foi tocante poder finalmente poder conhecer o Kremlin e, entender a cena final de "Ícone".

Enquanto puder vou continuar viajando e conhecendo os cenários onde meus filmes favoritos foram rodados!

E você, já se pegou reconhecendo lugares nos filmes? Tem vontade de conhecer algum lugar em especial devido a uma cena de um filme? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

capsj Mensagens: 2372
Sáb Mai 04, 2013 3:44 pm
Nossa, que legal, Fábio.

Acho que pisar em NY já é como estar em um filme.....incrível como aquela cidade dá impressão de Déjà vu.....

California, no geral, também te remete a muitos filmes.

Gostaria de conhecer Vegas, pois, em dois romances do Mario Puzzo, a narrativa principal se passa por lá. Os livros são ótimos e recomento: O último chefão e Os tolos morrem antes.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Mai 05, 2013 1:50 am
capsj, NYC tem até tour especializado para coisas como Sex and the city.

Já Vegas me lembra mais Ocean's Eleven e The Hangover . Principalmente essa última :lol:

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Mai 06, 2013 12:32 pm
Adoro visitar lugares que já vi em filmes ou seriados de televisão. ;)

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Seg Mai 06, 2013 8:46 pm
Muito bom, Fabio. Eu também adoro cinema e viagens, uma das viagens que mais emocionou foi em São Francisco, passando por várias locações de "Um Corpo que Cai" de Alfred Hitchcock. Parece que eu senti o mestre do suspense por lá. hehehe... Mês que vem vou para Nova York e estou pesquisando as referências cinematográficas, que não são poucas. Abs.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Mar 08, 2015 4:31 am
A vida toda eu acreditei que a cena final de Um Dia de Furia havia sido filmada no pier de Santa Monica.

Essa noite revi o filme e na verdade a cena foi no pier de Venice Beach.

Agora terei que visitar o local na proxima vez que for a LA. :P





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio