Como é ser um colaborador do Falando de Viagem

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Out 16, 2013 10:52 pm
Como é ser um colaborador do Falando de Viagem

Há algum tempo o Gabriel Dias publicou um anúncio geral perguntando quem gostaria de fazer parte da equipe Falando de Viagem e correr o mundo, com apoio do site, em busca de conteúdo para o mesmo.

Alguns dias atrás eu e o Gabriel conversávamos pelo Skype e ele me conta que, aparentemente, muitos não entenderam bem o que é fazer parte da equipe FDV. Então me ofereci para escrever essa coluna onde relato como é fazer parte da equipe do Falando de Viagem sob o ponto de vista de um colaborador.

Eu me lembro bem como vim a descobrir o Falando de Viagem. Como sempre gostei muito de viajar e estando sempre entusiasmado e atrás de novas dicas, navegava por muitos sites do assunto, mas apenas como leitor, sem nunca participar. Então numa dessas de clica aqui, busca ali, acabei descobrindo o FDV em dezembro de 2010, quando ele tinha apenas 5 meses de vida.

Claro que ele estava ainda engatinhando, não tinha fração do movimento que tem hoje e em termos de conteúdo ainda faltava muita coisa, mas me encantei de cara com o formato de fórum. Achei bem mais democrático e convidativo à participação do que os blogs convencionais que eu estava acostumado a ler. Comecei a contribuir tirando algumas dúvidas de viajantes com menos experiência.

Até que um dia, navegando pela área das companhias aéreas, percebi que ainda não havia nenhuma avaliação sobre a Copa Airlines. Enviei uma mensagem ao Gabriel perguntando se havia interesse em que eu fizesse uma avaliação da mesma, pois viajava (e ainda viajo) frequentemente por ela. Oferecimento aceito, escrevi a matéria. Depois me ofereci para fazer relatos com dicas sobre uma área na qual tenho bastante experiência e, na época, o site carecia de informações: Califórnia.

Depois de algum tempo, veio o convite para me tornar colaborador, o qual aceitei com prazer.

Quase 3 anos depois, já realizei algumas "missões" para o FDV. Algumas com apoio e outras sem. Sim, nem sempre é possível conseguir apoio. Não se pode ganhar todas e estou plenamente ciente de que isso faz parte.

E como é ser um colaborador do Falando de Viagem na prática?

Com certeza não é usar o site para baixar o custo da sua viagem entregando textos e fotos de qualidade duvidosa. É preciso fazer o seu melhor!

Para início de conversa, é algo que requer tempo. Para colaborar de forma útil é preciso dedicar parte de seu tempo tanto em viagem quanto em casa. É preciso participar ativamente e de forma diária, ajudar a esclarecer dúvidas que sejam do seu conhecimento e dar dicas de destinos que você já conheça. Engana-se quem pensa que os que fazem parte da equipe apenas viajam pelo mundo hospedando-se nos melhores hotéis, dirigindo os melhores carros e comendo nos melhores restaurantes. Ser colaborador é ter um compromisso de fazer tudo isso sim, mas também de fotografar, relatar e escrever toda essas experiências da maneira mais minuciosa e honesta que for capaz para compartilhar tudo isso com nossos milhares de colegas que lêem o que escrevemos. É ter o compromisso de entregar aos nossos parceiros aquilo que eles esperam: A divulgação honesta e fiel para os leitores dos serviços que eles prestam aos viajantes.

Existe um ditado que diz que primeiro a obrigação e depois o prazer, certo? A vida de um colaborador do FDV é exatamente o contrário. Primeiro se viaja, passeia, hospeda-se, come-se, toma nota e fotografa tudo. Quando voltamos é que o trabalho realmente começa. Reler todas as nossas anotações para escrevermos textos fiéis. Baixar, distribuir por pastas, redimensionar e hospedar centenas ou até milhares de fotos. E depois ainda ter que passar pelo crivo do Gabriel, que, como não poderia deixar de ser, é muito exigente quanto ao que pode ser publicado sob a chancela do Falando de Viagem. Eu sei quantas vezes tive que reescrever o mesmo texto por não estar dentro do padrão desejado.

Digo isso para desanimar alguém? De modo algum! Nós colaboradores não somos funcionários. Se achasse que não valia a pena era só pedir para sair da equipe. Simples assim. Mas longe disso, a cada dia gosto mais do que faço aqui.

É muito prazeroso ser colaborador do Falando de Viagem e ter oportunidade de conhecer lugares e ter experiências diferentes. Mas também é assumir um compromisso. Ter responsabilidade. Pois quando você se apresenta a um parceiro como colaborador autorizado do site, naquele momento você é o Falando de Viagem e a imagem que ele terá do site é a imagem que ele tiver de você e de como você cobrir a empresa dele.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 16, 2013 11:39 pm
Obrigado, Fabio. Texto perfeito! :D

É importante destacar ainda que o colaborador é aquele que ama viajar e falar sobre viagem, independente de ter ou não uma viagem marcada. Tem pessoas que amam viajar apenas quando há uma viagem marcada. Isso faz toda a diferença.

Em breve vamos divulgar mais dois projetos com o Fabio ainda em 2013!

dpalma Mensagens: 1891
Qui Out 17, 2013 9:18 am
Texto esclarecedor ;)

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Emanuel Mensagens: 369
Qui Out 17, 2013 9:39 am
Excelente, Fábio!

Além de esclarecedor, inspirador!!

toquito Mensagens: 146
Qui Out 17, 2013 2:27 pm
Fabio, bem legal da sua parte ter escrito um texto tão bem redigido e explicativo.
Eu farei algumas matérias bem bacanas na minha próxima viagem que será um pouco extensa (por conta própria), mais pelo fato de poder ajudar quem busca por informações do que para ganhar pontos com o FDV.
xD

victorcruvinel Mensagens: 181
Qui Out 17, 2013 3:42 pm
Parabéns pela redação do texto! Extremamente esclarecedor! Sucesso nas próximas empreitadas. Sempre com a qualidade das informações, que nós, frequentadores do Falando de Viagem estamos habituados.

ravandiere Mensagens: 1
Qui Out 17, 2013 7:47 pm
O site está de parabéns, sempre estou aqui para obter dicas incríveis que já me ajudaram muito nas minhas viagens,

geniramosveras Mensagens: 345
Sex Out 18, 2013 7:26 am
Concordo com isso e agradeço muitíssimo a vocês a boa vontade de escrever. Por isso que nao me inscrevi, nao tenho tempo (mal tenho p ler o que escrevem) e nem experiência, mas vou acumula-la e contribuir na medida que puder.
Obg ao FDV.


Geni

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Out 18, 2013 9:20 am
Muito legal seu post, Fabio!

Eu não tenho muita disponibilidade para ser colaborador do FdV, infelizmente. Mas, sempre que posso, vou colaborando da maneira que dá, deixando meus 2 cents aqui.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio