Os golpes contra turistas mais comuns em Paris

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 01, 2014 5:34 pm
Imagem

Que eu sou um apaixonado por Paris nunca foi segredo. Já estive lá umas 10 vezes e sempre que tenho que ir embora, o faço com o coração partido, mal esperando a hora de voltar. E a cada retorno sinto a mesma emoção da primeira vez. Acho que é a mesma alegria que muitos aqui sentem quando vão a Orlando. Paris é a minha Disney. É a cidade que mais gosto no mundo.

E mesmo sendo minha cidade favorita, não posso deixar de reconhecer que ela tem seus defeitos, como qualquer metrópole no mundo. E um dos defeitos mais graves é atrair todo tipo de gente e não apenas inocentes e bem intencionados turistas que apenas desejam ver a Torre Eiffel ou tirar uma fotografia da Mona Lisa. Apesar do centro de Paris poder ser considerada uma área segura para o turista no que diz respeito à violência, o mesmo não se pode dizer de algumas de suas periferias. Até hoje nunca conheci o Stade de France pelo fato de estar localizado no mal afamado distrito de Saint Denis. Acho que não vale o risco.

Apesar de assaltos a mão armada serem muito raros na região de interesse turístico e esta ser muito bem policiada, devemos sempre estar atentos, pois os marginais usaram um pouco do iluminismo que a cidade irradia e desenvolveram diversas formas de golpes, que podem fazer com que um turista volte decepcionado da Cidade Luz.

Sempre atento a essas "novidades", deixo aqui uma pequena coletânea dos golpes mais tradicionais e das inovações que percebi em minha última visita.

Batedores de carteira

Isso não é nenhuma novidade. Na verdade é o golpe mais comum em todas as grandes cidades europeias. As áreas de maior risco são as de aglomerações como o metrô em horário de pico, filas como a do Louvre e Torre Eiffel e locais do gênero. Como se defender? Evite andar com valores. Se o fizer, coloque naquela pochete tipo segunda pele, por baixo da calça. Mantenha bolsas a frente e nunca atrás ou ao lado. Deixe seu passaporte no hotel.

O golpe da pulseirinha

Você está andando próximo a alguma atração turística quando é surpreendido por alguém simpático que puxa conversa e no meio tempo lhe coloca uma pulseirinha de linha no seu pulso. Uma vez feito isso essa pessoa irá lhe exigir dinheiro de forma simpática e exigente. Muito comum em Montmartre, próximo a Sacre Coeur. Apesar do baixo risco, ficamos intimidados e perdemos tempo. Como se defender? Não dê conversa alguma. Não demonstre falar inglês e mantenha seus braços rente ao corpo de modo a dificultar a instalação da tal pulseirinha.

O golpe do Handicap

Sempre próximo a um ponto turístico você é abordado por simpáticos jovens que lhe perguntam se você fala inglês. Em seguida a pessoa lhe mostra uma espécie de abaixo assinado com o símbolo internacional de handicap, pedindo para que você assine em apoio aos portadores de necessidades especiais. O incauto turista de coração comovido assina. Logo depois a pessoa lhe pede 20 euros ou mais. Diz que que você concordou em dar a quantia ao assinar. Como se defender? Não adianta simplesmente dizer que não fala inglês. Eles sabem pedir dinheiro em todos os principais idiomas, inclusive português. A melhor maneira é lhes responder numa língua imaginária de um país imaginário. Diga que você é da Isbórnia do Sul. E diga isso em isbórnio.

O golpe do anel de ouro

Esse é novidade e tentaram me pegar dessa vez. Eu estava andando pela margem esquerda do Sena me dirigindo para a torre quando uma mulher que vinha em outra direção, ao cruzar comigo, se abaixa e finge pegar um anel no chão. De metal amarelo, para você logo pensar que é de ouro. E se levanta perguntando se é seu e se você deixou cair. Se a pessoa é gananciosa diz logo que é seu sim e ela pede uma recompensa por ter achado para você. O azar dela é que sou carioca e todo dia alguém tenta me passar a perna de algum jeito. Mas observando com mais calma vi que era uma quadrilha completa na região aplicando o golpe. E muitos caiam! Como se defender? Diga que não lhe pertence sem mesmo reduzir o passo.

O golpe da cigana

A vítima anda despreocupadamente, embasbacada pela beleza da cidade, quando uma suposta cigana lhe aborda, agarra sua mão e começa a ler sua mão para depois lhe exigir dinheiro. Novamente não adianta não falar inglês. Ela é uma golpista poliglota. Como se defender? Recorra ao truque do idioma imaginário. Reincorpore a cidadania da Isbórnia do Sul.

Esses são os golpes que tenho observado em minhas visitas a Paris. Mas tenho certeza que não são os únicos. A cidade é linda e apaixonante, mas não descuide da vigilância em momento algum.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já foi vítima de alguma tentativa de golpe em Paris? Conhece algum que não está listado aqui? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 01, 2014 7:19 pm
Esse golpe do anel é do tempo do Asterix...

Estive lá 2 vezes e não tentaram nada disso comigo. Acho que eles devem evitar mochileiros pois estes, via de regra, não andam com muito dinheiro.

Deve-se ter muito cuidado no metrô. Cheio de batedores de carteiras.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 01, 2014 7:26 pm
Sério? Esse do anel eu só fui conhecer agora. :lol:

Dessa vez tentaram todos comigo. E pode mesmo ser uma questão de aparência/jeito de se vestir. Devido aos meus compromissos pelo FDV eu estava mais bem arrumado e com uma câmera semiprofissional pendurada no pescoço.

GauchoPOA Mensagens: 105
Qua Jan 01, 2014 11:47 pm
Em 2012 fui de Londres pra Paris de trem. Na Gare du Nord, umas meninas me abordaram pedindo uma doação e que eu colocasse meu nome numa prancheta. Fiquei meio desconfiado, mas coloquei qualquer nome lá. Aí queriam 20 euros de doação. Pro azar delas, mostrei que tinha apenas poucas moedas, menos de 1 euro. Aí ficaram p*tas comigo. Hehehehe Nestas horas é bom ser turista brasileiro com pouco dinheiro. :lol:

Avatar do usuário
flaviojunior Mensagens: 1681
Qui Jan 02, 2014 7:12 am
Teve ate uma reportagem no globonews falando da quantidade de pessoas que se prende no metro POR DIA em Paris. Numero bem alto.

Tem muito imigrantes batendo carteira lá e a lei com menores de idade é meio pega e solta igual aqui, então tem bastante.



Eu sempre me senti seguro, durante manha e tarde lá, mas a noite eu recomendo um táxi, serio mesmo. Tem algumas estações que me dá má impressão...



Já estive la umas 6 vezes, a noite não é todo lugar muitoooo seguro(logico não vamos comparar com aqui, mass)

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 02, 2014 8:19 am
A história da pulseirinha até parece com Salvador-Bahia...
Quando eu estive lá, eu dizia que era evangélico e minha crença me proibia de usar pulseirinhas de santos etc...
Até a hora em que um débil mental de um mané insistiu e amarrou a pulseirinha...
Levei na boa... falei que ia tirar e o cara falou...
"que isso galego ????"..
Meti o dedo na cara dele e falei que galego era a pu..#*&!#!*&#(*!#(
Virei as costas e não dei nada... quando cheguei no hotel, cortei a pulseira...coisa mais chata não vi até hoje...
De cada 10 malandros que ficam lá naquela praça do Elevador Lacerda, 11 te oferecem as malditas pulseiras.. um saco...

Virei as costas

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qui Jan 02, 2014 9:11 am
A da pulseirinha é igual a de Salvador como o zardox falou. Os caras mais chatos do mundo.

Nunca fui a Paris, então não tenho o que comentar.
Só por curiosidade, cheguei de Las Vegas mês passado e vi lá um golpe que tem em todas as grandes cidades do Brasil, é aquela do sujeito com três tampinhas com uma bolinha embaixo para ver se alguém descobre onde está.

O mais incrível é que tinha, sem brincadeira, umas 30 pessoas interessadas no golpe, americanos principalmente. Eu fiquei pasmo, será que eles nunca viram aquilo?

À distância eu consegui identificar o parceiro do golpista que aposta e sempre ganha para atrair a multidão, até comentei com minha esposa na hora.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 02, 2014 9:33 am
Tirando esse &*(#!&(*#&!(#&(! do cara lá de Salvador... ninguém tenta me aplicar golpe...
Não sei se é porque eu tenho a estatura e cara fechada igual à do Steven Seagal....rsrsrsrsrsrs...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jan 02, 2014 9:45 am
Essa da bolinha com as 3 tampinhas também tem em Paris. Mas nem relacionei porque nesse caso a pessoa precisa querer cair.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio