A dificuldade de se fazer turismo interno no Brasil

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
BrunoHNM Mensagens: 81
Qui Abr 24, 2014 3:35 pm
Confesso que ultimamente me sinto bem pouco tentado a viajar pelo Brasil.
Tenho a maior vontade de conhecer a Amazônia, mas quando vejo os preços, e comparo o que gastaria (uma família de 3 pessoas) em uma viagem de uma semana fazendo "ecoturismo", e vejo que com esta grana passamos uns 9 dias nos EUA, ou quase os mesmos 7 dias na Europa, não tenho coragem de viajar aqui dentro. Claro que seria mais em conta fazer o estilo mochilão em gaiola amazônica, mas a ideia não é esta.
Uma semana na Rio (agora que não tenho hospedagem, pois minha irmã voltou para a Bahia) sai bem mais salgado que o mesmo período em Santiago (o voo direto da Air Europa está uma beleza!).
Sem contar a questão da qualidade dos serviços, segurança e preços internos, que la fora temos e aqui muito pouco, não tenho mais tesão por viagens mais longas por aqui. No máximo, Aracaju ou Maceió e de carro.
O Brasil está ficando chato....

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Abr 24, 2014 3:47 pm
Depois de viajar para o exterior acho que ficamos mais exigentes e mais críticos com relação ao turismo interno.

No Brasil, sinto que estou pagando mais e recebendo menos em troca, comparado com minhas experiências nos EUA e no Caribe.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 24, 2014 6:26 pm
BrunoHNM, fazer mochilão no Brasil é suicídio. São riscos demais a segurança pessoal para fazer valer a pena.

davilenz Mensagens: 514
Qui Abr 24, 2014 11:12 pm
O empresário maximiza seu lucro analisando a realidade de seu mercado, é assim que qualquer empresário no mundo age. O problema no Brasil é que geralmente há pouca oferta e concorrência, e aí o empresário consegue cobrar preços altos e/ou entregar pouca qualidade.
Cabe ao governo dar os estímulos corretos para se aumentar a oferta e concorrência... e a melhora dos preços e qualidade virão como consequência.

davilenz Mensagens: 514
Qui Abr 24, 2014 11:30 pm
Recentemente conversando com um empresário fabricante de azulejos escutei uma história interessante.
Ele foi para uma feira na Alemanha e adorou uma máquina que automaticamente embalava e encaixotava os azulejos recém fabricados. Comprou uma e o técnico alemão foi instalar na fábrica.

O problema é que antes de embalar a máquina fazia um rápido teste de qualidade no azulejo, compatível com as exigências mínimas do mercado europeu, e caso não passasse no teste o azulejo era automaticamente quebrado e descartado. Pois bem, nenhum azulejo dele estava passando no teste e a máquina não embalava nada. Ele pediu então para o técnico desligar o teste de qualidade, e este, inconformado, perguntou se não era mais correto melhorar a qualidade do azulejo ao invés de culpar o teste. A resposta do empresário: "por que vou melhorar a qualidade se estou vendendo tão bem esses cacos e o brasileiro gosta?"

A máquina de embalar funciona há anos com o teste de qualidade desligado.

Enfim, essa é a triste realidade do nosso mercado.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Ago 28, 2014 3:51 pm
Pesquisa sobre preço de passagens ao redor do mundo... Preços para voos domésticos...
Dos 43 países pesquisados, o Brasil fica com o 32º lugar, com o preço de US$ 44.92 para cada trecho de 100 kms.
Os EUA, ficaram em 6º lugar, com US$ 13.89...e um preço apenas 34% superior ao 1º lugar, que é a Índia, com US$ 10.36...
Já o Brasil, tem um preço 333,00 % maior que o da Índia.. :o
Link da reportagem:
http://loyaltylobby.com/2014/08/28/cheapest-most-expensive-domestic-flights/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 28, 2014 3:56 pm
O transporte aéreo de passageiros na Índia recebe subsídio do governo.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Ago 28, 2014 4:03 pm
Deve ser porque os tripulantes e funcionários das aéreas recebem salários de marajás... :lol:

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 28, 2014 8:24 pm
baran, durante décadas a Varig recebeu, como parte de sua relação incestuosa com governo, e mesmo assim foi famosa por praticar baixas tarifas.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 28, 2014 9:27 pm
Eu seu, Fabio. Mas a Varig não entrou nessa pesquisa, né?





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio