A dificuldade de se fazer turismo interno no Brasil

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Abr 23, 2014 12:59 am
Imagem
Adorei Curitiba, pena que é tão caro voltar lá

Eu tenho certeza que não sou o único aqui que gostaria de conhecer um pouco mais de seu próprio país, mas acaba impedido de fazê-lo pelas dificuldades e custos elevados do turismo interno no Brasil.

Eu fico chocado quando tento pesquisar passagens e hospedagens para diversos destinos brasileiros que tenho vontade de conhecer e sempre esbarro com os mesmos problemas: custo de hospedagem, preços das passagens aéreas e falta de estrutura do destino para receber o turista.

O Brasil adora se autoproclamar um país turístico. Quem conhece minimamente o exterior sabe que não é.

Acho um absurdo que uma passagem para Fernando de Noronha chegue a custar a mesma coisa que uma para o Havaí. Ou que seja mais barato passar um feriado em Miami que em Fortaleza.

Cito um caso que aconteceu comigo. Eu um funcionário meu compramos, há dois anos, passagens para viajar na mesma semana. Eu para Las Vegas e ele para Fortaleza. A diferença de preço não chegou a 20%.

Principalmente, em se falando de Estados Unidos, a desvantagem de se fazer turismo interno no Brasil abrange todos os aspectos da viagem. Não são apenas os custos de passagens, hospedagem, alimentação e locação de carro. É a estrutura também.

O Rio de Janeiro, considerado o grande portal turístico do país, é uma cidade completamente desestruturada em termos turísticos. Digo isso porque moro no Rio. Se eu fosse um turista, principalmente estrangeiro, e viesse ao Rio, com certeza não voltaria. Sabem por quê todas as cidades turísticas do mundo têm ônibus hop on/hop off e o Rio não? Porque aqui ele não demoraria 10 minutos para ser assaltado.

Vocês se sentem mais seguros caminhando por Salvador ou por Londres? Exagerei na comparação? Reformulo. Vocês se sentem mais seguros caminhando por Salvador ou por Santiago do Chile?

Ultimamente virou clichê dizer que o brasileiro está gastando muito no exterior. Pode ser verdade, pois muita gente, como eu, se recusa a pagar preços absurdos para passear aqui dentro. Mas eu também penso que é o estrangeiro que está gastando pouco aqui. Por quê será?

Todos são culpados. O empresário que pratica preços fora da média mundial, o governo que não tem uma política clara e definida para o setor e o turista que paga e alimenta tudo isso.

Enquanto tudo isso não mudar, vamos ter que continuar nos abstendo de conhecer nosso próprio país e nos contentar em visitar o Mickey Mouse?

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Qua Abr 23, 2014 3:12 am
Excelente texto Fabio. Concordo em gênero, numero e grau.

Se pelo menos nossas hospedagens, serviços e etc, estivessem a altura dos altos preços, ate poderíamos considerar novas viagens pelo Brasil. Mas tudo nesse país é caro e de baixa qualidade. Grandes hotéis por aqui que se consideram de alto luxo, nos EUA e na Europa não passariam de 4 estrelas. Aeroportos, portos e rodoviárias estão em um estado calamitoso. Os pontos turísticos cobram "os olhos da cara" pelos ingressos e o atendimento bilíngue é escasso. O comercio em geral também é caríssimo. A mobilidade urbana é precária. Não ha metrô na maioria das grandes cidades... falta táxi, falta ônibus, falta gentileza por parte dos motoristas... o transito é infernal... e o Brasil com esse imenso potencial para o transporte fluvial, quase não faz uso desse recurso. As cidades de maneira geral são sujas, mau conservadas, poluídas e desorganizadas. O povo não tem educação. O patrimônio histórico ta abandonado. Alem dos altos índices de violência e criminalidade.

Essa copa vai ser a mais vergonhosa de todos os tempos.

poliva Mensagens: 108
Qua Abr 23, 2014 8:08 am
Depois que fiz minha primeira viagem para fora do Brasil não tenho a menor vontade de voltar a fazer turismo interno. Brasil é um país sem nenhum estrutura para quem vive por aqui, imagina pra receber turistas. Preços abusivos contribuem para isso também.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Abr 23, 2014 8:29 am
Fabio, onde é que eu assino?

Voltei há pouco da República Dominicana, um país pobre e bem menos desenvolvido que o Brasil. Mas muito melhor preparado para o turismo.

Fiquei em um resort all-inclusive onde TODOS os funcionários que lidavam diretamente com os hóspedes falavam inglês, sendo que presenciei alguns funcionários falando em francês e em alemão.

Em frente à entrada do hotel havia uma escola bilingüe.

Uma vez, em Porto de Galinhas, puxei assunto com dois turistas belgas que faziam aquele passei de jangada conosco. A primeira coisa que ele me disse foi: finalmente um brasileiro que fala inglês!

E olha que eles já estavam no Brasil há alguns dias.

Emanuel Mensagens: 369
Qua Abr 23, 2014 8:30 am
O que mais impressiona é que mesmo apresentando todos esses problemas, nada se move no sentido de resolvê-los e ao invés de criar estímulos para se viajar internamente, o governo tem a ideia "brilhante" de aumentar os impostos para quem compra no exterior.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Abr 23, 2014 8:51 am
Vejam quem recebeu mais turistas que o Brasil em 2012:

http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=7592" onclick="window.open(this.href);return false;

Estamos atrás do Vietnã!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Abr 23, 2014 9:02 am
Emanuel, o problema é justamente esse. Ao invés de uma solução estrutural, só medidas paliativas são tomadas.

Como o caso marido traído que tirou o sofá da sala.

Não se incentiva o turismo interno. Apenas se cria dificuldades ao externo.

RobertaGiordano Mensagens: 194
Qua Abr 23, 2014 9:04 am
Super concordo com tudo o que foi falado... :!:
Infelizmente existe uma parcela grande da população, que ainda acredita que viajar para o exterior é caro, é complicado...e são essas pessoas que alimentam os absurdos que vemos no nosso turismo...
Porto de Galinhas,Bonito, Amazônia..etc..são maravilhosos, mas praticam preços desproporcionais..
Muita gente não se conforma, chega a ficar irritada comigo,quando listo meus planos de viagem, e não incluo o destinos nacionais ...

Avatar do usuário
LuisMelo Mensagens: 323
Qua Abr 23, 2014 9:47 am
Concordo em gênero, número e grau. Difícil hoje em dia trocar uma viagem pro exterior por algum lugar no Brasil... Aqui é tudo pior em praticamente todos os aspectos.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Abr 23, 2014 9:59 am
Por essas e outras que já fui a 3 ilhas do Caribe mas ainda não fui a Noronha.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio