Imigração no Canadá – A minha péssima experiência em Montreal

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 09, 2014 7:28 pm
Imigração no Canadá – A minha péssima experiência em Montreal

Minha mais recente viagem pelo Falando de Viagem certamente nunca será esquecida. Não porque a bela cidade de Montreal é inesquecível, e isso ela realmente é. Mas por um aspecto negativo. Pela primeira vez na vida fui enviado para a famosa "salinha" da imigração.

Fomos convidados pela Copa Airlines para cobrir seu voo inaugural entre a Cidade do Panamá e Montreal. E para lá nos dirigimos, como sempre fazemos em uma caso desses, com toda a documentação em ordem.

Pois eis que ao desembarcar de madrugada em Montreal me dirijo à fila de imigração. Era o único voo chegando naquele horário e fui o terceiro a ser atendido por uma agente de imigração com cara de poucos amigos.

Entrego meu passaporte, onde estava meu visto canadense e ela, sem sequer olhar, me pergunta quanto tempo eu ficaria. Respondi a verdade: 3 dias.

"3 dias é muito pouco para uma viagem tão longa", especula ela ainda sem olhar meu passaporte com muita atenção. Se pelo menos se desse o trabalho de olhar, veria que possuo visto válido para os Estados Unidos com quase 20 carimbos de entrada, 5 carimbos de entrada e saída da União Europeia e outros adereços menores como Chile, Panamá, Rússia e 2 dos Emirados Árabes. Se fosse minha intenção imigrar ilegalmente, já tive diversas oportunidades de fazê-lo em países bem mais interessantes para se viver que o Canadá.

Sem muitas perguntas, sou avisado que devo me dirigir a outra sala para "perguntas adicionais".

Entro na tal salinha e sou imediatamente atendido. Dessa vez por um oficial menos mal humorado.

Finalmente sou perguntado sobre a razão da minha viagem! Foi convidado pela Copa Airlines, pelo escritório de turismo oficial de Montreal e pelo escritório oficial de turismo de Quebec, respondi.

Mas para que? Para escrever a respeito de um voo?

Respondo que na verdade era para escrever sobre Montreal ser um bom destino turístico para os brasileiros. Mas que, dadas as circunstâncias, talvez não fosse um destino tão bom assim, afinal...

Nesse momento ele muda completamente de postura. Pergunta se há alguém me esperando. Digo que há um funcionário do turismo de Quebec.

Imediatamente ele carimba meu passaporte e se dispensa com os maiores pedidos de desculpas e votos de boa estadia.

Mas ficou a dúvida. E se eu não fosse um jornalista convidado? E se não tivesse alguém do governo canadense me esperando? Seria mandado embora apenas porque alguém acha que 3 dias é muito pouco tempo para se visitar uma cidade?

Pode ser que tenha sido um caso isolado, mas para mim ficou uma péssima impressão dos conceitos utilizados pela imigração canadense para selecionar seus visitantes.

Deixo então o conselho para aqueles que pretendem visitar o Canadá para que se municiem de toda papelada e documentação que for possível para evitar casos semelhantes.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 09, 2014 7:51 pm
Realmente está na hora deles reverem os conceitos! Tenho uma conhecida que foi deportada pelo mesmo motivo: ia passar apenas 2 dias lá também e seguiria para os USA.

Fabio, vc realmente se saiu mto bem. Se a pessoa fica um pouco nervosa já era né...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 09, 2014 7:57 pm
Juliana, ficar um pouco nervoso, acho que todos ficam. Eu fiquei. Mas na verdade estava mais P. da vida que nervoso.

Se fosse nos USA provavelmente eu teria ficado bem mais nervoso, pois viajo para lá toda hora e não quero perder meu visto americano.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Jun 09, 2014 7:59 pm
Que situação desagradável. Esperamos que tenha sido algo pontual.

Como já coloquei em outro tópico, a minha foi bem tranqüila. Entreguei o passaporte e formulário, o oficial perguntou o que eu iria fazer no Canadá, respondi que iria estudar. Como eu já estava com a carta de aceitação da escola em mãos, ele pediu pra ver e foi isso!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 09, 2014 8:01 pm
O mínimo era olhar o passaporte, que mostra a vida do viajante. Com tantos carimbos qualquer oficial sensato nota que o Fabio é uma pessoa que ama viajar.

Já em Londres foram os carimbos em excesso que fizeram o oficial não querer perguntar quase nada.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 09, 2014 8:07 pm
Cristyan, pelo que a Juliana escreveu, não parece que foi tão pontual. Que bom que sua foi tranquila.

Gabriel, foi exatamente isso que me deixou mais intrigado. São páginas e mais páginas cobertas de carimbos. Tem carimbo de lugares que eu gostaria bem mais de imigrar que o Canadá: França, Alemanha, Suíça, Estados Unidos... :lol:

dpalma Mensagens: 1891
Seg Jun 09, 2014 8:50 pm
Passei por isso em Toronto ano passado com minha esposa muito grávida e minha tia. Foram 40 minutos na salinha respondendo a mesma pergunta repetidas vezes. Visivelmente eles pensaram que queríamos emigrar ilegalmente ou algo do tipo. Estranharam porque estávamos vindo da Alemanha para passar apenas 6 dias e depois pegar um ônibus para Buffalo. Implicaram bem mesmo com o roteiro e com o ônibus. Enfim, não conheci Vancouver e as Rochosas do Canadá e nessa vida acho que não me animo mais a renovar ela terceira vez meu visto. Já deu.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
xabauu Mensagens: 127
Seg Jun 09, 2014 9:16 pm
Fabio, você falou com eles em francês ou ingles? Pois tem uns "Quebecóis" bem mau humorados quando falam em ingles com eles...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 09, 2014 9:29 pm
Como sempre faço quando vou a França, cumprimentei em francês e depois passei para o inglês.

Mas não deixa de ser um absurdo, se for o caso. Como alguém se dispõe a trabalhar em um aeroporto internacional e não quer falar em inglês?

xabauu Mensagens: 127
Seg Jun 09, 2014 9:31 pm
Sim, eles são muito chatos da muita raiva!!!





Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio