Como foi a minha primeira vez na imigração do Canadá | Aeroporto de Montreal (YUL)

Troca de informações sobre destinos no Canadá.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mar 11, 2018 8:25 pm
Imagem

Por mais experiente e viajado que eu seja, confesso que sempre fico um pouco tenso na hora da imigração. Mesmo estando com tudo certinho, nunca sei o que pode acontecer. Felizmente, nunca tive nenhum tipo de problemas. Agora, na minha primeira ida ao Canadá, passei pela imigração mais "casca-grossa" de todas, incluindo todas as minhas viagens até hoje.

Leia também: Decolando para o Canadá | Montreal, Ottawa e Toronto

O Canadá tem fama de ser mais exigente na sua imigração. Já li alguns relatos nesse sentido, então mesmo com dezenas de carimbos no passaporte, e visto americano válido, eu já esperava que iriam me fazer várias perguntas. Dessa vez, viajei sozinho, o que acho que já levante suspeitas. Pedi a autorização eletrônica (eTA), que foi aprovada em 30 minutos. Com isso, a grande verdade é que eles não sabem praticamente nada sobre mim, pois não é feita uma análise antes, como acontece com os EUA.

A imigração funciona assim:
- Guichê eletrônico: poderia ser liberado ou ter que ir para o oficial;
- Primeiro oficial: poderia ser liberado ou ir para um novo oficial;
- Segundo oficial: poderia ser liberado ou ter minha entrada negada.

Na primeira etapa, saiu com o X no papel, igual sempre acontece comigo nos EUA. Sem problemas, não fiquei nervoso. Fui para o oficial, que fez algumas perguntas, e ficou com uma cara de que não se convenceu. Basicamente, ele perguntou o motivo da viagem, para onde eu ia, quanto estava levando, se tinha algum amigo ou parente no país, se estava levando bebidas alcoólicas ou comida, minha profissão e o que iria fazer lá. Algumas perguntas, ele fez duas vezes, para me testar. Respondi tudo sem pestanejar, mas ele achou que eu deveria ser novamente entrevistado.

Segui para o novo local de imigração (que fica atrás do primeiro, todo aberto, com vários guichês). O oficial fez a mesma pergunta e várias outras, como, por exemplo: se eu era casado, se estava viajando sozinho, se eu tinha filhos, porque meu filho não estava viajando comigo, se meu filho morava no Canadá, quanto eu tinha de dinheiro, se eu tinha dinheiro no cartão de crédito, para quais cidades eu iria, o que eu ia fazer nas cidades, como eu iria me locomover entre elas, o que eu fazia no Brasil (mais de uma vez), quando eu voltaria ao Brasil, se eu iria trabalhar no Canadá, quantas malas eu estava trazendo, se eu viajava bastante e etc.

Quando falei a data de volta ao Brasil, ele me pediu para ver a passagem aérea de volta, e eu prontamente abri o e-mail no iPhone e mostrei. Depois ele perguntou onde eu ficaria e eu informei que o meu primeiro hotel na viagem seria o Fairmont The Queen Elizabeth. Ele me pediu para ver a reserva e novamente eu prontamente mostrei no celular. Depois ele perguntou novamente o roteiro e eu citei, incluindo todos os hotéis onde eu ficaria. Ele ficou surpreso quando eu disse que ia ficar no The Ritz-Carlton, Toronto (provavelmente pelo preço da diária, a partir de 600 dólares canadenses). Ele não pediu para ver nenhuma outra reserva.

Ele continuava perguntando, às vezes a mesma coisa, para ver se eu me contradizia. Aí queria saber o que eu iria fazer em Montreal e eu disse que faria as coisas normais de turistas, que ia aos pontos turísticos, caminhar pelos locais mais turísticos, experimentar os restaurantes e etc. Ele carimbou o formulário e me deu boas-vindas.

Todas as perguntas que ele me fez, prontamente foram respondidas, sem delay. Ele também não me pegou em nenhuma contradição. Por isso que eu sempre recomendo falar a verdade. Assim você nunca cairá em contradição e terá sempre o respaldo, caso não esteja fazendo nada errado.

Pelo que eu entendi, essa segunda verificação é algo normal por lá, e acontece bastante. Não imagino que ele tenha achado que eu iria ficar ilegalmente no Canadá, mas com certeza ele estranhou o fato de eu estar viajando sozinho. Ter muitos carimbos no passaporte, às vezes, também pode levantar suspeitas. Ele não me pediu, em nenhum momento, para ver o outro passaporte, onde estava o visto americano válido, e lotado de carimbos.

Se você vai viajar para o Canadá, eu recomendo ter tudo impresso, assim como sempre viajar com passagem aérea de ida e volta e seguro viagem. Fale a verdade, pois tudo dará certo, mesmo parecendo que o oficial quer te deportar.

Planeje sua viagem pelo Canadá

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para o Canadá a convite da Copa Airlines, com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, já entrou no Canadá usando o eTA? Como foi o processo de imigração? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Mar 11, 2018 8:35 pm
Nossa, quantas perguntas! Certamente eu ficaria nervosa, mesmo não tendo nada a temer! As duas vezes que passei pela imigração canadense foram tranquilas!

Eu tenho visto canadense válido até 2025! Acho que eles estão sendo bem mais rígidos com quem entra com a autorização pelo visto americano!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mar 11, 2018 8:36 pm
Concordo. Quem pede o visto, eles podem checar antes. Quem pede a autorização, acho que eles não checam (penso isso pela rapidez que a minha foi aprovada).

lincas Mensagens: 13
Dom Mar 11, 2018 9:13 pm
Eu também sempre fico tenso... Concordo com você: falar sempre a verdade e ter em mãos todos os documentos que possam ser pedidos é o ideal. Graças a Deus nunca tive problemas! Agora é aproveitar a viagem, Gabriel!

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Mar 12, 2018 8:52 am
Põe "casca-grossa" nisso. Quando fui, acho que respondi uma única pergunta, rsrs. Que diferença! Mas isso foi quando ainda se exigia o visto normal...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mar 12, 2018 9:25 am
Depois de um longo voo, ainda ter que passar por esse stress é mesmo complicado.

Bom que no final deu tudo certo, mas eu também sempre fico apreensivo antes de passar pela imigração.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 12, 2018 9:39 am
@Cristyan uma ou duas perguntas geralmente é o que acontece comigo nos EUA. Acho que eles perguntam só para passar o tempo, enquanto fazem o procedimento no passaporte, hahaha.

Aliás, eu acho que não ganhei carimbo no passaporte. Ele carimbou o formulário apenas, se não me engano. É assim mesmo?

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Mar 12, 2018 9:59 am
Quando eu fui o meu foi super rápido também, mas eles não tinham cara de muito simpáticos não. Sempre achei que seriam mais do que nos EUA, mas nos EUA todas as vezes foram bem "amigáveis", já no Canadá a cara de brabo assustava kkkkk

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 12, 2018 10:20 am
Vou procurar aqui... é que tem tantos carimbos... talvez passou batido.





Booking.com

Voltar para “Canadá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio