Como é viajar de trem com a VIA Rail Canada: Montreal - Ottawa - Toronto

Troca de informações sobre destinos no Canadá.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Jun 01, 2018 9:45 am
Imagem

A VIA Rail Canada é uma corporação pública controlada pelo governo do Canadá. A empresa é responsável por administrar a maior parte do transporte ferroviário interurbano de passageiros no país, operando trens em oito províncias canadenses, em uma rede de 12.500 quilômetros de trilhos.

Leia também: Roteiro de viagem pelo Canadá | Montreal, Ottawa e Toronto

Viajamos na linha chamada Corredor, que é uma linha única que liga os trens entre Ontário e Quebec. A viagem começou em Montreal, seguiu para Ottawa, e terminou em Toronto. Para ir e voltar ao Canadá, voamos com a Copa Airlines. Entretanto, para se locomover internamente pelo país, o trem é a opção mais prática e confortável.

Veja o mapa das rotas disponíveis nessa região do país:

Imagem

A empresa oferece duas classes de serviço:
- Classe Econômica (Economy);
- Classe Executiva (Business).

Ao contrário do que acontece com as companhias aéreas, ao viajar de trem a diferença entre as classes não é tão grande, então vale a pena pesquisar para encontrar o melhor custo-benefício, e viajar na Classe Executiva. Quanto maior o tempo de viagem, maiores os benefícios da classe premium.

Nós fizemos os seguintes trajetos, em Classe Executiva:
- Montreal para Ottawa;
- Ottawa para Toronto.

Quando você viaja de trem não precisa chegar com antecedência às estações, pois não há procedimentos burocráticos igual ocorre nos aeroportos, então uma antecedência de 15 minutos é mais do que o suficiente, principalmente se você já estiver com a passagem em mãos. Se você chegar mais cedo, e estiver viajando na Classe Executiva, poderá usar as salas vip, que são confortáveis, oferecendo sofás, espaço de trabalho, Wi-Fi e bebidas. Você também poderá usar os lounges no desembarque.

Imagem

Leia também:
- VIA Rail Canada Business Lounge | Estação de Montreal | Canadá
- VIA Rail Canada Business Lounge | Estação de Ottawa | Canadá

O trem chega no horário marcado e então é só embarcar, sem demora ou burocracias. Na sua passagem, há informação do vagão e do assento. Na Classe Executiva, para quem viaja sozinho, tem um assento sozinho, pois a configuração é 1-2. Há também configuração com dois assentos sozinhos, mas um virado para o outro, além da configuração de quatro assentos, em formato de mesa, com dois assentos virados para os outros dois.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atenção: não troque de assento, pois os assentos vazios poderão ser ocupados durante as paradas que o trem irá fazer no percurso, por isso você deve sempre ficar no seu assento original.

As bagagens são acomodadas em um local próprio e malas grandes cabem perfeitamente. Em todas as viagens não tivemos problemas para acomodar as bagagens. Os itens menores, você pode colocar no compartimento de bagagem de mão, em cima do assento. No espaço, você também pode colocar sacolas e casados, caso tenha. A franquia de bagagem é de no máximo duas malas de até 23 quilos por passageiro.

Imagem

O espaço entre os assentos é muito bom e a reclinação é justa para uma viagem curta. Há entrada USB disponível e Wi-Fi gratuito. O entretenimento de bordo funciona no seu próprio device e é muito parecido com o oferecido pela GOL Linhas Aéreas. Jornais e revistas são oferecidos gratuitamente em uma área do vagão.

Imagem

Imagem

Imagem

O Wi-Fi funciona muito bem, então é fácil se entreter durante a viagem. Como o espaço é bom, você também pode usar o notebook para trabalhar, e há tomada caso seja preciso recarregar.

Imagem Imagem

Logo após a saída, você será servido com bebidas, incluindo alcoólicas, e um snack. Posteriormente, será servida uma refeição completa, com duas opções de escolhas para o prato principal. Além disto, o serviço de bordo inclui pão, salada e uma sobremesa. Almoçamos duas vezes e achamos as opções gostosas e bem servidas. Pedimos mais vinho algumas vezes e os funcionários, sempre gentis, atenderam prontamente. Você pode embarcar no trem com bebidas, desde que não sejam alcoólicas.

Imagem

Imagem

Imagem

Conclusão

As viagens foram extremamente confortáveis. Foi possível aproveitar as cidades até o último minuto e depois ir até as estações de trem, que são centrais, então não perde-se muito tempo com deslocamento. Em Montreal, por exemplo, você pode ir até mesmo andando até a estação, pois ela está localizada no coração da cidade. Chegamos um pouco mais cedo para aproveitar as salas vip, que atendem bem a sua proposta.

A Classe Executiva é confortável, com bons assentos e espaço, e o destaque foi o serviço de bordo extremamente saboroso, acima da média, sendo uma agradável surpresa. O atendimento dos funcionários também foi gentil em todas as etapas da viagem, com alguns até arriscando algumas palavras em português.

Definitivamente, o trem é mil vezes melhor do que a demora e as burocracias de uma viagem de avião, além de ser mais barato. Viajar de carro até pode ser uma opção, mas também vai custar mais caro, e não é tão confortável. Para nós, nada melhor do que sentar no trem e não se preocupar com nada, recebendo um serviço de primeira.

Boa viagem!

Texto e fotos: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou para o Canadá a convite da Copa Airlines, com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, já viajou com a VIA Rail Canada? Usou o Business Lounge? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

JLito2015 Mensagens: 282
Dom Jun 03, 2018 6:50 pm
Você chegou a ver os assentos da classe econômica ? Eu quero viajar de Montreal a Toronto e a diferença da econômica para a executiva é de CAD 70,00.

Acha que vale a pena pagar a mais ?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 03, 2018 7:01 pm
Acho que vale, pois se não me engano na econômica você terá que pagar pela comida. Os assentos da econômica são mais confortáveis do que de um avião, por exemplo, mas não tão confortáveis quanto o da Classe Executiva. Nesse trajeto, pelo tempo, devem servir mais de uma refeição.





Booking.com

Voltar para “Canadá”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio