A jornada do viajante do futuro

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Out 05, 2015 11:18 pm
A jornada do viajante do futuro

Imagem
Como dizem lá no Epcot: "Bem-vindo ao futuro. Ou seria, ao seu futuro?"

Sou um apaixonado por viagens. Não só pelo ato de sair de casa e passar um tempo fora, mas também por toda a ciência que existe por trás do turismo. Gosto de estudar comportamentos, tendências, de fazer análises econômicas, sociais e antropológicas. Por isso costumo dizer que viajar é meu melhor aprendizado. E foi munido desse espírito de eterna curiosidade e interesse que tive o privilégio de assistir ao evento Think With Google Travel, apresentado em São Paulo na última sexta-feira.

Durante o evento, foram apresentados os resultados de uma ampla e detalhada pesquisa feita pelo Google, que ajudam a definir não só o perfil do viajante do presente, mas principalmente, o perfil do viajante do futuro. Apesar de ser voltado para o mercado brasileiro, muitas das conclusões do estudo se adaptam a turistas do mundo inteiro. Em um mundo em constante mudança, com a realidade virtual ganhando cada vez mais espaço e conquistando mais pessoas dia após dia, é essencial para os profissionais da área se atualizarem, estarem sempre um passo à frente.

Entre as conclusões apresentadas pelo estudo, muitas só reafirmaram algo que já havia notado nos últimos tempos. Cada vez mais, os viajantes encaram suas viagens como uma experiência completa, e não mais como a ida do ponto A ao ponto B. Em sua jornada, são guiados pelo roteiro curiosidade-inspiração-descoberta-transação. Muitas vezes, a viagem começa com um pensamento sobre determinado destino; em seguida, vem a pesquisa "motivacional", com vídeos no YouTube, fotos no Google Imagens e no Instagram, matérias genéricas sobre o lugar, etc; começa então a fase do planejamento, quando se pesquisam preços, melhor época para viajar, informações práticas em geral; depois vem o processo de compra, da aquisição da passagem aérea à reserva dos hotéis; e por fim, a pesquisa mais detalhada, esmiuçando o destino escolhido e sonhando com a aproximação da viagem.

Existem grandes players para todas as fases acima citadas. Mas ainda há um grande buraco no sentido de as empresas entenderem a demanda de seus clientes pela personalização e customização de produtos, por uma viagem que seja feita "só" para eles, de acordo com suas vontades e desejos. Cada vez mais, os viajantes, principalmente aqueles que viajam a lazer, se planejam. A maioria aponta que o principal motivo de suas viagens é descansar. Muitas vezes, é o único momento do ano em que podemos realmente relaxar e estar o tempo todo perto da família. Por isso, as viagens representam também um engajamento emocional - e a demanda para que elas sejam perfeitas torna-se cada vez maior. Mesmo os viajantes corporativos, em sua maioria, tentam encontrar momentos de lazer no meio de suas jornadas empresariais. Há um investimento emocional grande nas viagens, e ninguém quer correr riscos.

Hoje em dia, por trás da compra de uma passagem aérea, existe o desejo de uma lua-de-mel perfeita, o sonho de estudar no exterior, a vontade de relaxar com a família; as pessoas não vão mais para Nova York e se dão por satisfeitas com a chegada ao destino: elas querem saber o que fazer, onde comer, o que vestir, quando ir, dicas de segurança, etc; e, cada vez mais dominadas pela agilidade da internet, querem as respostas agora, e estão gostando da experiência de se planejar com antecedência. As empresas e veículos de mídia que conseguirem responder a estas demandas, transmitindo segurança e confiança para seus clientes/leitores e fazendo bom uso das plataformas digitais, serão as únicas que sobreviverão no futuro, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

Saí do evento certo de que, apesar da existência de zilhões de empresas, agências, operadoras e sites de turismo, a maioria falha ao não realizar um serviço que encare a viagem de seus clientes/leitores como uma jornada, e não como uma caminhada em linha reta ligando dois pontos. Por isso vemos muitas delas falirem ano após ano, ao mesmo tempo em que sentimos falta da personalização e da prestação de informações mais detalhadas e adequadas ao nosso perfil. Quem conseguir resolver essa equação, vai se dar bem. Iniciativas como o Falando de Viagem estão aí para provar que, muito além de dizer que em Orlando ficam os parques da Disney, é mais importante dizer qual é a melhor época para visitar a cidade, quanto vai se gastar com os ingressos, dicas de compras, segurança, hospedagem, alimentação, entre muitas outras informações.

Como disse um dos representantes do Google em uma das palestras: "não se trata mais de falar sobre o destino, e sim sobre a jornada".

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Out 05, 2015 11:32 pm
Bacana o texto e a definição do representante do Google.
Afinal de contas, cada vez mais, a viagem (escolha do destino, planejamento e ida) torna-se um momento único na vida de cada viajante. Essa mudança de pensamento dos viajantes também é bem interessante, pois cada vez mais pesquisam tudo sobre o destino, ao invés de apenas voar para lá.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Out 06, 2015 12:26 am
Muito interessante saber disso tudo.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Ter Out 06, 2015 8:51 am
O viajante quer participar da viagem, ter o controle do que vai fazer e o que acha melhor.
Muitas agências querem vender o pacote em si sem dar esse suporte pro cliente.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Out 06, 2015 9:04 am
Em 2010 minha filha foi aos EUA com a galera do Instituto Abel - Niterói... tinha uma agência de viagem, que, contam as más línguas, foi quem organizou o receptivo de Arariboia para os portugueses.. é uma agência tradicional ki de Nicti City em excursões com adoles e aborres - centes... ali a faixa etária dos 15 até os 80 anos...
Na época, ficamos encantados e muito seguros com a organização da empresa... a dona, uma senhora de um astral muito bom, acabou nos contaminando com a vontade de irmos para os EUA.. coisa que eu, confesso, nunca dei a menor importância..
E como tudo na minha vida, eu simplesmente não consigo fazer nada em que eu não PENSE... em que eu esteja perfeitamente integrado ao contexto... e, quando minha esposa falou para irmos por esta agência, eu simplesmente fiquei muito angustiado, pois não iria fazer absolutamente nada... era pagar e curtir... mas.. o grande inconveniente: ficaríamos preso a rotina do grupo, às locais de refeição que a empresa normalmente leva a galera..... um seja, por mais encantador que destino final seja - DISNEY - a "jornada" para mim seria um tédio.... ZZZZZzzzzz....
Para quem, muito anos de Bear Grylls ter nascido, já se embrenhava pelas matas do Parque Nacional do Itatiaia para fazer turismo radical e comer cobra e lagarto (naquela época isso não era crime ambiental...e a propósito, ainda que fosse, acho que já prescreveu...), fazer uma "excursão" com tudo arrumadinho... tudo certinho... putz... a "jornada" seria abaixo das espectativas...
Daí, em 2012, depois de ter uma "ideia brilhante" de fazer o que hoje chamamos de ping pong de boleto, coisa que os veteranos já estavam a milhões de milhas na frente, foi através do google que eu descobri o Farol de Alexandria do viajante moderno e que muitos conhecem pelo nome de FALANDO DE VIAGEM...
Putz... ali estava a minha fonte de conhecimento.. de aprendizado... na hora e na forma que eu quisesse... o local onde eu poderia tornar a minha jornada muito mais rica...
Confesso que viajar, para mim, se tornou uma experiência muito mais prazerosa... o planejamento da jornada é algo muito excitante... evitar furadas que os colegas relatam.... ir em algumas furadas, apesar dos alertas dos colegas... enfim... a LIBERDADE para fazermos o que desejamos, no momento em que desejamos, de termos uma jornada "sob medida" de acordo com que a família deseja...
E uma das coisas que me ajuda muito é o Street View..... em 2010, quando minha filha estava chegando ao hotel, eu já sabia como era o local... porque tinha visto no Street View... e falei para ela, quando tivesse com fome à noite, pedir para ir com as colegas de quarto ao Mac, que ficava atrás do hotel... e ela, muito surpresa, foi informada que eu tinha visto no Street View...
Enfim... o futuro é totalmente incerto... tentar prevê-lo é perda de tempo... menos ainda quando se tentam formar opiniões direcionadas..
O ser humano tem dentro de si uma perspectiva muito maior de rebeldia.. de liberdade...
Foi esta sentimento de liberdade que já fez o mundo e sociedades darem guinadas.... como os puritanos que vieram para a América e com suas colônias criaram uma terra de liberdades, de direitos e de muitas obrigações com terceiros...
Hoje, nós dominamos as técnicas necessárias para viajarmos fazendo programas adequados às nossas necessidades.. e de acordo com as nossas possibilidades.. maximizando nossos recursos..
Muito disso, devemos a este site... e aos colegas que fizeram dele uma verdadeira faculdade de turismo... uma encubadora de sonhos...

Patricia Mensagens: 2384
Ter Out 06, 2015 9:15 am
Gostei muito da abordagem do Fabio. Bem interessante.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Out 06, 2015 9:18 am
Eu li "excursão" e meu café da manhã subiu. :shock:

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Out 06, 2015 9:19 am
Muito bacana! Concordo que realmente o que importa é a jornada, que começa com uma ideia e sei lá se de fato termina, pois algumas são inesquecíveis.

Eu acho muito estranho quando vejo alguém indo viajar sem praticamente saber nada do destino.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 06, 2015 9:33 am
Excelente, Fabio! O evento mostrou bem a nova fase do viajante brasileiro.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Out 06, 2015 9:36 am
AdrianoV,

Uma vez, lendo um blog de viagem (esqueci qual), uma senhora postou um comentário que dizia mais ou menos assim: "Sou aposentada, moro no interior de SP, e como já não trabalho mais e meus filhos estão criados queria usar meu tempo para viajar. Quais são os lugares legais para a gente ir?"





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio