Quer conhecer um país de verdade? Então saia das grandes cidades

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Sex Set 27, 2013 5:37 pm
Quer conhecer um país de verdade? Então saia das grandes cidades

Imagem
A região dos Alpes, no interior da França. Em Paris não há queijos tão bons como aqui.

Conheça sete capitais europeias em 10 dias. Nova York, Miami e Las Vegas em duas semanas. Quantas vezes não vi anúncios de agências de viagens oferecendo roteiros como estes? Ou então pessoas planejando itinerários neste estilo? É comum direcionar o olhar para aqueles lugares mais conhecidos, amplamente divulgados. Europa? Imediatamente vem à mente a cidade de Paris, ou o agito de Londres. América do Norte? Nova York, "a esquina do mundo". A vantagem disso: você conhecerá alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo. A desvantagem? Você não conhecerá de maneira completa a cultura dos Estados Unidos, e menos ainda a cultura inglesa, francesa, ou de qualquer outro país.

O melhor jeito de mergulhar no espírito de um lugar é justamente sair das cidades grandes e mais famosas, geralmente abarrotadas de turistas. Elas refletem muito mais o lado cosmopolita de uma nação do que propriamente as suas raízes. Paris em julho é um ótimo exemplo: ruas lotadas de gente de todos os lugares, menos da cidade-luz, já que boa parte dos parisienses sai de lá nas férias. Aliás, a França é um caso típico. Enquanto só conhecia Paris, tinha uma impressão totalmente equivocada sobre a terra de Edith Piaf - e carregava os típicos preconceitos com relação à "simpatia" dos franceses. A partir do momento em que saí de lá e resolvi desbravar o interior e o litoral da França, descobri uma cultura riquíssima, comi em alguns dos melhores restaurantes da minha vida, pude ver mais franceses do que turistas estrangeiros e tive contato com um povo que se revelou bastante sorridente e solícito. Foi passeando por cidades pouco conhecidas, como Sarlat, Amboise, Saint Paul de Vence e Cassis, que pude me encantar de verdade pela França.

E com os Estados Unidos então? Orlando, Miami, Las Vegas e Nova York são maravilhosas, mas definitivamente não refletem o cotidiano dos moradores de boa parte das cidades norte-americanas. Acho que só pude conhecer de verdade o "american way of life" quando comecei a fazer road trips que iam além do óbvio. Quando saí de Las Vegas e fui para o interior do Arizona, passando por Tucson, Phoenix, Sedona, Flagstaff. Ou quando saí de Nova York e desbravei toda a Pennsylvania, seguindo para as cidades dos estados de Ohio, Indiana, Wisconsin, locais pouco explorados pelo turismo de massa. Algumas dessas cidades estão entre as mais legais em que já estive. Cincinnati não tem nenhuma beleza especial, mas me senti tão genuinamente "americano" lá, que voltaria facilmente, só para comer mais um prato de chilli. Certamente, se eu estivesse procurando apenas monumentos vistosos, museus enormes e shows da Broadway, deveria ficar apenas em Nova York, não chegando nem perto do interior do país. Mas meu conceito de viagem é diferente disso: para mim, viajar é um eterno aprendizado. Gosto de observar como as pessoas vivem, o que comem, como se vestem... e para isso, não há nada melhor do que seguir para as cidades menos visadas pelos turistas.

Caso você queira conhecer de verdade a cultura de uma região, ou de um país, pense nisso em sua próxima viagem. Miami e Orlando por si só não são suficientes para entender a Flórida. É normal que na primeira viagem para lá você queira conhecer South Beach e os parques da Disney. Mas que tal em sua segunda ida ao estado sair um pouco para cidades menores como Naples, Saint Augustine, Sarasota, Pensacola, Fort Lauderdale...? Que tal poder dizer que você não conhece a França apenas por ter ido a Paris 5 vezes, mas sim por ter tido a disposição de sair para o Vale du Loire, a Gasconha, os Alpes...? Garanto que será uma experiência mais rica do que qualquer restaurante pega-turista da Champs-Élysées.

Dica esperta: quer conhecer de verdade um país, mas não abre mão das atrações mais famosas? Que tal, ao invés de pegar 10 voos para locais bem distantes, se concentrar em uma região? Juntar Paris e o interior da França, seja percorrendo as distâncias de carro ou de trem, é uma ótima ideia. Ou então descansar do agito de Las Vegas no Arizona e em Utah. Garanto que será bem melhor do que "conhecer sete capitais europeias em dez dias".

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Set 27, 2013 5:44 pm
Eu tenho mais vontade de viajar pelo interior da França do que ir a Paris.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Set 28, 2013 12:06 am
Concordo com o texto. Principalmente quando sugere uma primeira vez para o basico e uma segunda para o inusitado.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Set 28, 2013 7:45 am
A primeira viagem pode ser assim mesmo com vc falou... Não tem sentido vc ir a França e não conhecer Paris.. não ver a Mona Lisa...Arco do Triunfo...
Tem que conhecer.. pelo menos para ver que tudo isto é um símbolo... só isso...
Já na segunda vez, conhecer o interior da França é muitíssimo mais agradável...
Eu vejo todo domingo o Globo Rural.. e o repórter Vico Iasi, já fez reportagens belíssimas no interior da França... locais muito bonitos...
Na primeira viagem à Europa nós ficaremos 20/25 dias.. e vamos apenas "tirar gosto" das cidades.. Paris... Roma... Veneza.... Madri...Londres...
Na segunda.. vamos descer em Lisboa, alugar um carro, e rodar pelo interior de Portugal, França e Espanha....
Final do ano agora estaremos em N. York... vamos em Manhattan uns 3/4 dias.. o resto, vamos conhecer o interior ali de New Jersey...

springbook Mensagens: 955
Sáb Set 28, 2013 8:26 am
Excelente coluna, @fabiocalderon!

Foi nessa mesma linha de pensamento que acabei conhecendo o estado de Delaware (confesso, o tax free também ajudou), mas é uma experiência incrível, pois você acaba se inserindo naquela comunidade e passando a conviver com os seus costumes e modo de viver!

Em Agosto desse ano viajei para a região da Nova Inglaterra, passei claro por Boston, mas também dediquei alguns dias para o conhecer o estado de New Hampshire (45 minutos de Boston), o ar de interior, a qualidade de vida, a natureza, dentre outras coisas, ninguém diria que você está a menos de uma hora de uma metrópole como Boston. Certamente é uma região que desejo voltar e visitar os outros estados da região.

Na minha próxima viagem, ainda em planejamento, estou pensando em ir para costa oeste e conhecer o extremo norte com Washington e Oregon, além da Califórnia e Nevada que já conheço e se der tempo conhecer o Arizona.

Abraços
Adriana Mensagens: 2231
Sáb Set 28, 2013 9:20 am
Concordo com a matéria.
Não gosto de fazer bate e volta entre capitais ou metrópoles.
Na maioria das vezes incluo uma cidade grande, principalmente pelo fluxo aéreo, e depois viajo pelo interior, parando nos vilarejos para ver os mercados (principalmente na França e Itália), comer nos restaurantes pequenos, parar nas vinícolas, sentar nas praias ou nas montanhas.
Algumas vezes é possível incluir duas cidades grandes e explorar o caminho entre elas.
Conhecer também a natureza dos países, não somente os centros urbanos.
Claro que às vezes isso traz algumas dificuldades de hospedagem e locomoção, uma vez não achávamos um único posto de gasolina aberto, no meio da França. Mas são experiencias que ficam para contar.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Sáb Set 28, 2013 12:44 pm
Na minha mais recente viagem à França, no voo da ida, sentei ao lado de uma senhora que estava indo para Paris e Dubai. Sendo que aquela estava longe de ser a primeira viagem internacional dela. Logo descobri que ela estava em uma excursão. E que sempre viajava assim. O grande problema é que tem gente que simplesmente não pesquisa, não se esforça para ir por conta própria atrás de informações, de destinos pouco conhecidos. Aí acabam caindo no conto das agências de viagem e reservam pacotes do tipo "Paris e Dubai imperdível". E nunca vão conhecer o interior, as cidades menores, que pra mim, são as mais especiais.

Minha primeira viagem internacional foi para Orlando e Miami. Só depois de algum tempo é que comecei a explorar o resto da Flórida. Mas vejo gente indo pra Disney pela enésima vez e insistindo sempre nas mesmas coisas. Sou da opinião de que tem que variar um pouco. Pisar no Magic Kingdom é sempre ótimo, mas também é ótimo 2 dias depois, pegar o carro e seguir para um lugar ainda não explorado. Eu fiz isso ano passado, indo para Saint Augustine depois de Orlando, e foi uma das melhores viagens que fiz para a Flórida.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Set 28, 2013 2:10 pm
Sem se esquecer do do que vc falou.. no interior vc vai encontrar o povo do país... nos locais turísticos, vc vai encontrar turistas...
Na Disney, a coisa que eu mais ouvi foi brasileiros falando em português... parecia que eu estava no Tivoli Park de Sampa (claro, guardada as proporções)....rsrsrsrs...
Visitar o interior da França, Suiça, Holanda.. e suas áreas agrícolas...
Se possível também, conhecer locais onde são fabricados coisas que consumimos, tipo os chocolates Hershey, aviões Boeing, Airbus, carros da Ford, Renault....
Em Orlando, bastou procurar um shopping menos badalado, no caso o Lake Buena Vista Factory Store, para conhecermos um pouco de pessoas que moram na Flórida.... menos movimento... atendimento mais tranquilo.. preços melhores....
Eu acho, que uma viagem, para ser boa, vc tem que se sentir parte do local, e não se sentir um turista...vc tem que se sentir em casa...
Em locais com muita muvuca, não rola condições para isto...





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio