Hotéis
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 18, 2017 10:06 am 
 Atualizado: Seg Mar 11, 2019 10:04 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18806
Administrador
Imagem

Quem nunca se arrependeu de algo que reservou e quis cancelar? Isso acontece o tempo todo, principalmente porque as tarifas oscilam bastante, então o arrependimento acaba acontecendo com frequência. O direito de arrependimento está previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Veja o que ele diz:

Citação:
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto. A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados. Quando não há expediente do fornecedor no dia final do prazo de reflexão, o direito do consumidor se prorrogará para o 1º dia útil subsequente.

Simples, não? Nem tanto. Ele protege quem fez a compra pela internet ou telefone, mesmo que a tarifa reservada seja do tipo não reembolsável, mas na prática algumas empresas insistem em não devolver o dinheiro do cliente fazendo alegações infundadas.

Se você reservou o hotel em um site internacional, que não tem sede no Brasil, você não terá o direito de arrependimento, pois ele não é obrigado a cumprir com as determinações brasileiras. No Booking.com e Hoteis.com, por exemplo, geralmente não são cobradas taxas de cancelamento ou alteração. O mais importante é que você verifique todos os detalhes ao fazer a reserva, pois as informações sobre pagamento e cancelamento devem estar claras.

Caso o site ou o hotel não permita o cancelamento dentro do prazo você pode tentar abrir uma reclamação no Consumidor.gov.br (muito bom) ou Reclame Aqui (muitas empresas simplesmente ignoram). Caso nada funcione, você deve procurar o Procon da sua cidade.

Exija sempre os seus direitos!

E você, já precisou cancelar um hotel antes dos 7 dias? Como foi o cancelamento? Devolveram rapidamente o valor pago? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 18, 2017 3:14 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 574
Na minha opinião, é uma das melhores leis do CDC.

No que tange produtos, os quais também são incluídos nessa lei, penso que um mecanismo desses é fundamental para o consumidor não sair lesado.

Apesar das compras serem, em geral, mais baratas, muitas vezes a impressão que temos ao vivo é diferente daquela que temos vendo o produto pelo PC.


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 19, 2017 6:38 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5472
Bom saber dessa lei! Não conhecia!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 19, 2017 7:21 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1672Belém
Não creio ser possível quando se reserva e se paga antecipadamente, havendo expressa cominação de não reembolso.


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 19, 2017 7:54 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37859
É possível sim, só que as empresas dificultam.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 19, 2017 8:00 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1672Belém
Mas seu aceito expressamente tal restrição e depois vou questionar?


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 19, 2017 8:15 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37859
É o que diz o CDC. Você pode ter um imprevisto, por exemplo.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Posso cancelar uma passagem aérea se ficar doente?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Seg Ago 19, 2019 1:36 pm Beatriz Ver última mensagem

 

5

Bradesco irá cancelar o Seguro Automático de Acidentes Pessoais

[ Ir para página: 1, 2 ]

em American Express

Última mensagem Qui Jan 31, 2019 11:10 pm emmanuelkalispera Ver última mensagem

 

12

Posso usar euros na Turquia?

em Turquia

Última mensagem Sex Set 13, 2019 4:31 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

MacBook Pro de 15 polegadas: posso viajar com ele?

em Notícias

Última mensagem Qui Ago 29, 2019 5:16 pm JPSAL Ver última mensagem

 

2

Posso comprar o FastPass+ da Disney?

em Walt Disney World Resort

Última mensagem Seg Ago 19, 2019 12:52 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com


Hotéis
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes