Relato: Tentativa de acionar a Garantia Global da Samsonite

Troca de informações sobre todos os tipos de mala de viagem.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 28, 2014 4:32 pm
Em abril deste ano, retornando de férias em Punta Cana, tive uma mala da Samsonite danificada no momento do check-in no aeroporto de Santo Domingo.

O dano ocorreu bem na minha frente, quando o funcionário da GOL puxou a mala pela alça lateral para retirá-la da balança e colocá-la na esteira. É um procedimento normal, feito em qualquer check-in, de qualquer companhia aérea, no Brasil e no exterior. A mala estava abaixo do peso máximo da franquia (23kg) e o funcionário aparentemente não aplicou força excessiva.

Vejam como ficou a alça:

Imagem

Ao desembarcar no Galeão (GIG), a alça, que havia ficado pendurada, não existia mais. Registrei a reclamação junto à GOL, que me deu um formulário com um número de protocolo, válido por 1 ano, para eu apresentar à GOL em Brasília, onde moro, e providenciar o conserto.

Em vez de levar a mala danificada para a GOL, resolvi, seguindo sugestão de um colega aqui do Falando de Viagem, acionar a garantia da Samsonite.

Entrei no site da Samsonite, na área de Assistência ao Cliente, descrevi o problema e perguntei se poderia acionar a garantia. Alguns dias depois recebo um e-mail da Samsonite me orientando a entrar em contato com a autorizada da marca no Distrito Federal, cujo contato eles informaram. Liguei para a empresa, que se prontificou a passar em minha residência no dia seguinte para recolher a mala. Coloquei uma cópia da nota fiscal de compra dentro da mala e deixei-a na portaria do prédio. Conforme combinado, no dia seguinte levaram a mala e deixaram um recibo.

Gostei da forma de atuação da empresa. Se eu tivesse que levar a mala até eles, provavelmente desistiria, pois a empresa fica a 50km de onde moro.

5 dias depois recebo um telefonema da autorizada. A funcionária simplesmente me passou o orçamento do conserto, que seria de R$ 100. Nem mencionou a garantia.

“Mas e a garantia”, perguntei. “A garantia da Samsonite não cobre o problema?”

“É que a mala quebrou”, disse ela. “A garantia só cobre se descosturar, se soltar uma peça, se for defeito de fabricação”.

“Ela quebrou durante um uso normal. Isso é comum com as malas Samsonite? Quer dizer então a garantia da Samsonite não cobre nada, não é mesmo?”.

A moça nada disse, ficando em silêncio. Aquele tipo de silêncio que nos diz muita coisa.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

A Garantia Global da Samsonite é fictícia, só para inglês ver. Ela exclui tanta coisa que, mesmo se a sua mala se desmanchar sozinha guardada dentro do armário, é provável que eles se eximam de consertá-la alegando alguma exclusão dos termos da garantia.

Segundo o site da empresa, a Garantia Global Samsonite cobre...
...unicamente defeitos de fabricação e não cobre qualquer dano causado por uso indevido (tais como transportação de artigos incomuns em viagem), negligência, acidentes, abrasão, exposição à temperaturas extremas, solventes, ácidos, água, desgaste ou dano causado por transportadoras (por exemplo companhias aéreas).
Se uma alça de uma mala contendo menos de 23kg de bagagem arrebenta com a aplicação de força moderada por uma pessoa franzina, como era o funcionário da GOL, e isso não é causado por um defeito de fabricação, só pode ser causado pela baixa qualidade do material ou do processo de fabricação.

Em suma, nunca mais compro malas da Samsonite. Elas têm muito nome, mas duram a mesma coisa que as American Tourister de lona que o Walmart vende pela metade do preço.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 28, 2014 4:35 pm
Liguei para a autorizada e recusei o serviço. Disseram que vão entregar a mala no meu endereço.

Esses dias vou passar no aeroporto e acionar a Gol. Meu sogro teve uma mala (Samsonite!) que descosturou e a Gol pagou o conserto.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 28, 2014 4:42 pm
Eu sei, Gabriel. E acabei de concluir que tem uma relação custo/benefício melhor!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jul 28, 2014 4:45 pm
Realmente isso é um absurdo! Nunca usei a garantia deles mas acho um absurdo uma empresa desse porte ter esse tipo de conduta!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 28, 2014 4:48 pm
Ah sim, baran. Achei que não quisesse mais nada da marca, por isso comentei.

Eu já tive vários problemas com malas da Samsonite, mas sempre mandei para a companhia aérea consertar. Como nunca nada ocorreu na minha frente não poderia precisar se foi mau uso ou não.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 28, 2014 4:52 pm
O pior é que eu gosto dessas malas! São leves e deslizam que é uma beleza.

Eu tinha uma impressão melhor da Samsonite. Quando eu era criança (anos 80) meu pai usava para trabalhar uma "pasta 007" dessa marca (pesada toda vida!). Essa pasta existe até hoje e está perfeita.

Avatar do usuário
NecyCorsino Mensagens: 117
Ter Jul 29, 2014 9:48 am
Já tive uma mala da Samsonite danificada. Era daquelas tipo semi-rígida, e num voo a mala voltou rachada. Claro que fiz a reclamação com a Cia Aérea e entrei em contato com a autorizada da Samsonite em São Paulo e me disseram, como já esperava, que tal problema não era coberto pela garantia. O que queria era uma declaração da autorizada que a mala não tinha conserto. Tal decalração foi emitida pela empresa e a enviei para a Copa Airlines e eles me pagaram uma mala novinha. Nunca pensei que seria tal fácil o contato com a Copa. Em nenhum momento disseram que não irriam pagar pela mala... Me surpreendi positivamente!! ;)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 29, 2014 9:52 am
NecyCorsino,

Minha mala também é semi-rígida, de policarbonato.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 29, 2014 10:15 am
Gosto muito da Samsonite, mas esse tipo de coisa faz a gente pensar se vale a pena pagar mais caro pela marca.





Booking.com

Voltar para “Malas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio