Atrações novas de parques temáticos e aquáticos: o risco é maior?

Troca de informações sobre o complexo do Beach Park.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 12:09 pm
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/vainkara.jpg]A atração custou 15 milhões de reais

Tudo que é novo está sujeito a problemas. Os exemplos são muitos, como em automóveis e aviões, o que sempre gera certa insegurança. Eu mesmo, confesso, já senti medo em determinadas ocasiões, ao usar algo novo. Será que os testes foram feitos com exaustão? Será que algum componente vai dar problema? Será que foram consideradas as diversas situações de uso? Essas são algumas das dúvidas que inevitavelmente eu penso.

Leia também: 6 parques aquáticos para curtir em São Paulo

Quando soube da morte no Beach Park fiquei triste e preocupado. Os parques aquáticos têm atrações radicais, e por mais de uma vez, tanto em parques no Brasil quanto em parques mundo afora, já fiquei receoso com determinadas atrações mais fortes. Muitas vezes, parece que a atração está no limite, e nunca sabemos ao certo se estamos com receio exagerado ou se há mesmo um risco.

O Vainkará, atração de causou a morte de um visitante, foi inaugurada no dia 14 de julho, e o acidente aconteceu dois dias depois. Veja a informação sobre o funcionamento da atração:

"Depois de encarar uma altura de quase 25 metros, passando por duas rampas que fazem parte do trajeto e deixam as boias praticamente em posição vertical, o visitante poderá ver estampada no rosto e no vídeo a sensação única e emocionante de descer no Vainkará. Como se estivessem dropando na crista de uma onda, as pistas de entrada do Vainkará são de alta velocidade e manobram com boias de até 4 lugares. O suspense tem o seu auge quando a primeira queda íngreme, bem escura, aparece e faz com que a boia encontre uma grande onda. Antes que o visitante possa tomar fôlego, já encontra uma segunda onda que deixa o brinquedo ainda mais radical. O frio na barriga é inevitável e a sensação de gravidade zero faz com que o trajeto de 30 a 40 segundos dure uma eternidade."

Leia também: Guia de hotéis all-inclusive no Brasil

Nos parques temáticos, nunca deixei de ir a nenhuma atração, por mais radical que seja. Nunca deixei de ir a nenhuma montanha-russa. Entretanto, nos parques aquáticos, algumas atrações me dão certo receio, pois dependendo do peso, da posição e da velocidade, pode acontecer algo mais grave. Não sei de quem foi a culpa pelo acontecimento, e tudo ainda será investigado, mas acho que tudo que é novo pode ter um risco maior de acidentes.

E você, acha que o risco é maior em atrações novas? Ou são fatalidades que podem acontecer a qualquer hora? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jul 17, 2018 12:31 pm
Ótima reflexão. Como fã de Jurassic Park, pensei logo na franquia. Quando vamos em parques, queremos sempre a atração mais radical, mais louca, mais insana e esquecemos dos riscos que esses brinquedos envolvem. Triste mesmo o que aconteceu.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 17, 2018 1:35 pm
Novidade não é desculpa. Existem procedimentos de segurança a serem seguidos e tudo indica que não foram seguidos nesse caso. A probabilidade de ocorrer um acidente não muda com a idade da atração pois as leis da Física Clássica não mudar com ela.

E a atração era nova no parque, mas será que era a primeira no mundo? Não existe em nenhum outro parque aquático?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 1:46 pm
Se há limite de peso não deveria haver uma balança? Ou os funcionários pesam as pessoas com os olhos?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 17, 2018 1:47 pm
Deveria haver e eu já vi isso acontecer, fora do Brasil.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 17, 2018 1:55 pm
Acho que, no mínimo, a atração não foi testada ao extremo, com diferentes condições de uso. E deveria haver uma balança, pois nenhuma pessoa no mundo está apto a saber o peso exato de quatro pessoas juntas.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jul 17, 2018 1:57 pm
Com certeza deveria haver uma balança.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 17, 2018 2:20 pm
Uma verdadeira tragédia. E sem dúvida existe negligência por parte dos envolvidos, porque nenhum brinquedo poderia ser liberado sem a prévia realização de todos os testes de segurança.

E no caso fica claro que isso não aconteceu, pois apenas 2 dias depois de aberto já tivemos um acidente com vítima fatal.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jul 17, 2018 3:48 pm
Esse caso é muito triste. Não sou de ter medo de brinquedos em parques temáticos e sempre penso que nunca vai acontecer nada comigo...

Acho que vou negligência também!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 17, 2018 6:27 pm
Não sei como é no beach park, mas no Volcano, na Universal, vi balanças em todos os brinquedos que tinham limite de peso.





Booking.com

Voltar para “Beach Park”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio