Avaliação Delta Air Lines: De São Paulo para Atlanta

Avaliações de voos realizados na Delta Air Lines.
jvinicius Mensagens: 507
Dom Out 31, 2010 12:22 pm
Avaliação Delta Air Lines: De São Paulo para Atlanta

Imagem

Com uma boa quantidade de milhas, derivada de voos em parceiras da SkyTeam, transferência de cartão de crédito e compra (as companhias aéreas americanas em sua maioria permitem que se compre), embarco em direção a Washington DC, via Atlanta e depois voltaremos direto de Nova York para São Paulo nos dois voos operados Delta.

Compra: A emissão foi feita em parte pelo site e telefone. Explico. Algumas pessoas já me falaram que é extremamente difícil emitir passagens prêmios com a Delta. Isso era válido no passado, mas, hoje é muito mais simples, pois, tendo assento no vôo você embarca. A questão aí é que existem três níveis de pontuação que eles exigem, sendo, geralmente necessários mais pontos, porém, informando que você tem flexibilidade e olhando todo dia pela manhã você pode achar o menor valor (60.000 milhas para uma viagem entre Brasil e Estados Unidos, na classe econômica, um dos preços mais elevados da rota).

A vantagem montar seu roteiro no site e se não tiver a quantidade de milhas necessárias, deixar uma reserva aberta por até 7 dias (caso o vôo não seja dentro de uma semana), até você arrumar a quantidade necessária. Esse foi o meu caso, que ainda tinha que transferir alguns pontos da Amex para a Delta, que aqui vale o destaque que ela foi feita praticamente na hora (entrei num táxi, solicitei ela tudo automaticamente pela central de atendimento e quando entrei no site da Delta elas já estavam lá). Feito isso, ligação para o atendimento ao cliente que fez a emissão.
O processo de compra no site é simples e só precisei informar os dados da minha esposa que não possui uma conta SkyMiles.

Nota: 10.

Check-in: Muita confusão e caos... Em São Paulo, fui informado que teria que retirar minhas malas em Atlanta e ficar rodando com elas até dar a hora do meu vôo (iria passar o dia todo na cidade da Delta). Questionei que quando o bilhete foi vendido, fui informado que apenas terei que fazer aduana em Atlanta e depois jogar na esteira de conexão pra Washington. Então a atendente me deu a seguinte resposta “O senhor precisa verificar com a agência que você comprou sua passagem!”... Respondi falando que a agência era a “Delta Air Lines Inc.”, então ela deu um jeito das malas irem até Washington, porém, não conseguiu fazer meu check-in pro vôo entre Atlanta-Washington. Além disso, a fila era bem lenta para andar.

Chegando à maior cidade da Geórgia, procurei um balcão de check-in da empresa e precisei pedir ajuda para um simpático morador que iria voar com eles, porém em vôo doméstico. Depois de encontrarmos o check-in, o processo foi rápido e sem demoras.
Já na volta, por New York, a atendente nós chamou, porém colocou algumas pessoas na nossa frente, pois tinha outro vôo para Tel-aviv. Questionei-a o motivo de ter nos chamado e “largado” nós num canto. Depois de um minuto, ela começou nosso processo de check-in, ou melhor, do despacho de mala, já que tinha usado o kiosk de auto-atendimento. Para fechar, ela queria comprar excesso de peso (30 kg). Perdi meia hora explicando que o vôo era pro Brasil e que a franquia era duas malas de 32 kg, depois de chamar a supervisora ela entendeu, mas o pedido de desculpa não veio... Além disso, se eu não me lembro das etiquetas de bagagem, elas ficariam para sempre por lá.
O processo nos Estados Unidos é rápido, mas, os funcionários parecem não ter preparo ou boa-vontade de ajudar (acho que é uma mistura dos dois).

Nota: 4.

Embarque: A Delta faz uma divisão por zona para melhorar o embarque, porém, boa parte dos nossos irmãos desta terra não entende isso e tenta embarcar quando chama a executiva ou antes de sua zona, uma bagunça... Seguindo minha política de primeiro ou último, fiquei como um dos últimos a embarcar. Por fim, se tem uma coisa que eu não gosto é que o comissário queira me mostrar o assento de uma aeronave que eu conheço ação essa feita por um comissário brasileiro na volta...

Nota: 9,5.

Apresentação: No vôo São Paulo – Atlanta, usamos um Boeing 767-400ER, para Washington um 757 e na volta (New York - São Paulo) o 767-300ER. As aeronaves utilizadas são relativamente antigas e precisam de uma reforma interna. Em especial na ida, as instruções de segurança, catálogo do duty-free estavam com uma aparência de revista velha, do tipo daquela que encontramos em um salão de cabeleireiro simples. Revista de bordo = não, até mesmo nos vôos que partiram dos Estados Unidos. Para aumentar um pouco a nota, a manta e o travesseiro estavam no seu devido lugar nos vôos internacionais.

Nota: 6,5.

Assento: Se você tem mais de 1,80m se prepare (no meu caso 1,90m)... Achei absurdamente vergonhoso o assento na ida, no vôo internacional. Para se ter uma idéia, o vôo doméstico tinha um espaçamento maior entre as poltronas. Na volta, um alívio... Saída de emergência, com um belo espaço pra esticar as pernas e notei que a poltrona reclina bem mais que nos assentos normais. Porém, para os que não tiveram essa sorte, o aperto também foi grande. O peso da saída de emergência será pequeno e o que não vai deixar ela com um zero bem redondo é o vôo doméstico.

Nota: 1.

Entretenimento: Na ida e no vôo doméstico uma boa opção de filmes, jogos, documentários, música, etc. Um dos melhores que já vi. Vídeo individual nos vôos pra Atlanta e Washington, porém, na volta, o bom e velho “filme pra todo mundo”... Com alguns canais de áudio. Não sou chato com isso, mas, em vôos longos é mais que essência ter um vídeo individual.

Nota: 7.

Pontualidade: Os vôos de/para o Brasil saíram com atraso de meia-hora. Para ajudar, o espaço aéreo no aeroporto JFK em New York foi fechado, devido às fortes chuvas que a cidade enfrentou nos últimos dias, o que resultou em mais atraso, mas, não por culpa da empresa... O vôo doméstico foi pontual.

Nota: 7,5.

Serviço de bordo: Na ida você tinha a opção de chicken (frango) ou pasta (massa)... Na minha vez, a pasta se foi e me restou comer o frango. Deu para engolir, mas, a fome também fala nessa hora... De bebidas são oferecidos refrigerantes, sucos, água, cerveja e vinho (gratuitamente). Outras bebidas alcoólicas são pagas (US$ 7,00 ou R$ 14,00). Para fechar com chave de ouro, o “divino” café da manhã com um sanduíche de um queijo bizarro, banana e as bebidas (chá, café, água ou suco). Esse cardápio também se repetiu na volta, mas, jantei antes do embarque e levei umas rosquinhas e meu chá (já que os deles é muito ruim) pra tomar no café. No vôo doméstico, bebidas (algumas grátis e outras pagas).

Nota: 4.

Atendimento: No geral, muito ruim! Os funcionários trabalham de uma forma que parecem que estão fazendo um favor pra você. Até aí você pode dizer: Os Yankees não são simpáticos, mas, fiquei envergonhado com a comissária brasileira que atendeu o vôo São Paulo – Atlanta... Ela precisava fazer um estágio urgente com algumas ex-variguianas, assim como o comissário brasileiro do vôo de New York... A única que se salvou foi a Bethy, do vôo New York – São Paulo, que ser da gringolândia, fala um ótimo português e se preocupou decentemente conosco no vazio vôo da volta. Parabéns Bethy, ensine suas colegas a serem como você.

Nota: 3.

Desembarque: Achei muito boa a ideia de a Delta ter feito um vídeo falando sobre os procedimentos de desembarque em Atlanta, onde, você tem que sair do desembarque internacional, passar por todo o procedimento de segurança e ir para o resto do aeroporto. O desembarque das malas em Washington e São Paulo foi relativamente ágil e como usei milhas, não existe nenhum crédito para fazer, mas notei que as bagagens que deveriam ser prioritárias não foram...

Nota: 9,5.

Nota Final = 5,5.

Resumindo, o que ajudou a Delta foi seu embarque, compra e desembarque, pois, os demais quesitos são próximos do péssimo... Recentemente li uma reportagem falando que a Delta (na visão do consumidor Yankee) é a pior companhia dos Estados das Grandes (depois vêm a American Airlines (por causa da American Eagle), United, Continental e US Airways). A aeronave é antiga, os assentos muito apertados e serviço muito espartano. A única coisa que salva é o entretenimento, mas, isso pecou na volta.

Sinceramente, acho que as cias. gringas não valorizam esses quesitos nos seus vôos para o Brasil, mas, sem concorrência e sem um público crítico elas não devem mandar um tri-star pra cá, pois, bebe muito combustível.

Se eu voaria na Delta novamente? Sim, nos voos domésticos ou na Business Elite.

Boa viagem!

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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 31, 2010 7:13 pm
Que confusão hein Vinícius? Achei tudo muito confuso. Vou comparar com a AA, pois nunca voei Delta.

Check-in: SEMPRE recebi os boarding pass já no check-in do Brasil. Na primeira cidade americana você faz a imigração e alfândega e logo após passar pela alfândega entrega as malas para os funcionários da AA que estão lá esperando. Essa história de verificar com a agência foi péssima. A atendente "jogou verde" para ver se colava, pois ninguém iria ligar para a agência para checar. E se deu mal ela.

Embarque: Na AA o embarque também é feito em grupos, o que é muito mais inteligente mesmo. Primeiro first e executiva, depois Priority Pass. Os grupos são chamados de forma que os passageiros dos assentos finais entrem primeiro. Eu, ao contrário de você, prefiro embarcar logo. Explico: se você é um dos últimos provavelmente não terá lugar para colocar sua bagagem de mão perto de você.

Assentos: Voar na saída de emergência faz diferença. Mas tem um fator importante para as mulheres. Lá faz mais frio. Minha esposa costuma reclamar.

Serviço de bordo: Essa de acabar a pasta foi o cúmulo. E se você não comesse frango? Nunca vi isso. Será que é por que estou sempre na frente do avião? Pode ser. Na AA toda bebida alcoólica é cobrada. A Delta ganha neste sentido.

Não sabia que a Delta era considerada a pior companhia americana. Mas pelo seu relato dá para entender. Realmente não foi uma boa experiência.
A American Eagle me dá medo. Quando vejo os aviões fico com medo de voar nela. Só tem teco teco.

A Delta cobra 60 mil milhas, round-trip, em econômica, independente da época do ano?

jvinicius Mensagens: 507
Dom Out 31, 2010 7:26 pm
Pois é... É uma mistura de tudo aqui que eu falei no começo da avaliação...

Essa de um determinado prato acabar pra econômica já vi outras vezes, mas, fazer o que né? Você está voando na econômica! Na visão da empresa, acho que ela pensa que está fazendo-lhe um favor, pelo menos é isso que está na cara das comissárias.

A atendente se deu mal mesmo, ehehehehe... Acho que ela viu que não ia colar essa no final, assim como, o "excesso" em New York...

Essa pesquisa é feita anualmente, ou seja, esse ano foi a Delta, mas no ano passado o título ficou com a US Airways, que pelo visto, virou a mesa...

Bom, finalizando, a Delta possui três níveis de cobrança por milha Low, Medium e High, que viria de acordo com época do ano, antecedência do vôo, "bondade da Delta", etc... Aqui segue os valores para vôos com destino ao Sul da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguay, Uruguay), primeiro na classe econômica, por trecho:

Low: 30.000
Medium: 45.000
High: 62,500

E na Business Elite:
Low: 50.000
Medium: 100.000
High: 175.000

Eu voei na American Eagle (farei a avaliação também) e não achei tão ruim. Prefiro voar nela que nas nossas cias. locais, como Avianca e WebJet.

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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 31, 2010 7:58 pm
Quero ler a avaliação da American Eagle.
Você sabe que eu gosto de voar na AA. Ela pode não ter os melhores aviões, ou os melhores atendentes, mas tem um excelente programa de fidelidade e sempre teve respeito comigo em caso de problemas.

Nós acabamos conhecendo mesmo uma companhia aérea na hora que temos problemas. E é a boa vontade e competência na resolução um dos fatores que levo muito em consideração.

jvinicius Mensagens: 507
Dom Out 31, 2010 8:01 pm
Pois é Gabriel, quero ver como será a respostas deles em relação a um vôo que fiz na First e creditaram as milhas como Econômica...

Liguei no atendimento e segundo eles, consta que o vôo foi na econômica e a atendente teimou comigo que a aeronave não tinha primeira classe (CRJ-700, que tem)... Pelo protocolo, terei que enviar uma carta para eles pedindo a correção... Vamos ver se eles serão mais rápidos que a TAM...

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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 31, 2010 8:05 pm
O que importa é o boarding pass, escrito FIRST. Você o tem, né?

jvinicius Mensagens: 507
Dom Out 31, 2010 8:11 pm
Tenho... De acordo com a orientação deles, estou enviando uma carta explicando o caso, a cópia do boarding pass, o comprovante do pagamento do upgrade e os dados da reserva original... Acho que o correio não funciona amanhã, portanto, vou postar na quarta como carta registrada + AR e vamos ver quando eles vão responder e o que...

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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 31, 2010 8:14 pm
Tire xerox antes do envio.
Se demorarem, sugiro que reclame com a AA americana, via aa.com.

jvinicius Mensagens: 507
Dom Out 31, 2010 8:23 pm
Ah, sim, esqueci de falar que é tudo cópia... Eles não querem o original.

pituka Mensagens: 7
Seg Jul 11, 2011 12:52 am
Meu ultimo voo foi o ano passado coma Delta.
Sempre voei de delta ,mais o ano passado foi um caos.meu voo era pra sair as 9 da noite ,e saiu a 1 a manha.Disseram que o aviao tinha quebrado na noite anterior e que nao tinha sido concertado ainda ,e que tinhamos que esperar ,pois nao tinha outro aviao.
Chegando em Atlanta ,tivemos que correr ,pois ja tinhamos perdido nosso voo pra Las Vegas ,e nao podiamos perder o outro.
Nao colocaram eu e meu marido juntos,isso porque tinhamos feito nosso checkin dias antes.
A sorte é que trocaram de lugar comigo e eu pude ir com meu marido.
Na volta,ao embarcar ,vi que tinha um monte de brasileiros esperando pra embarcar,mais nao estava entendendo,qdo chegou minha hora de embarcar ,meu marido foi liberado e eu nao ....so rolo.
A descobri que todos aqueles brasileiros tambem estavam sem poder embarcar ,pois os assentos estavam todos errados.iria ter que voar ate sampa separada do meu marido.
Quando entramos no aviao ,fomos proibidos de embarcar com as malas de mao.
Nao havia mais espaço para nossas malas ,isso porque eles nao proibem que vc entre com qtas malas quiser.
Alem de brigar pra irmos juntos no voo ,ainda tivemos que brigar pra nao despachar nossas malas de mao ,com laptop e coisas que nao tinham como ser despachadas.Ficamos na porta do aviao ,discutindo com a aeromoça ,ate que meu marido viu que os bagageiros da classe executiva estavam quase vazios... A aeromoça não tinha mais como proibir após isso, e colocamos nossa bagagem de mão na classe executiva e entramos. Entramos e esperamos mais 1 horas de atraso, pois não paravam de chegar malas e mais malas no compartimento de carga...Nao aguentavamos mais ,ai o piloto avisa que ja estavamos decolando ,ao subir o aviao da um tranco...gelei ,achava que o aviao ia cair de tanto peso.
Mais deu tudo certo..a viagem foi boa.Ahhh..esqueci ,os comissarios ,nossaaaaaaa...oque era aquilo ,um grosso ,a outra nem olhava na sua cara...Esqueci de dizer que nesse voo ,tambem acabou um dos pratos ,vc nao tinha escolha ,legal né?
Esse ano vou de AA..espero que seje melhor... 8-) :? :shock: :o :( ;) :) :D





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