Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-200ER

Avaliações de voos realizados na Air France.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 14, 2019 7:55 am
Imagem

A Air France é uma companhia aérea francesa que opera voos diários partindo de São Paulo (7 voos semanais) e Rio de Janeiro (7 voos semanais). A companhia aérea também opera três voos por semana saindo do Aeroporto de Fortaleza. Todos os voos têm como destino o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, em Paris.

AF 462, o voo com o 777-200 da Air France, parte de Paris (CDG) todos os dias às 10:25 e chega ao Rio de Janeiro (GIG) às 18:55. O voo de retorno, AF 467, parte do Rio de Janeiro (GIG) às 22:05 e pousa em Paris (CDG) às 12:15. Ou seja: um voo é diurno e o outro noturno.

Vale ressaltar que há outros voos saindo do GIG, o AF 442 e o AF 443, que são operados na mesma aeronave, mas que ainda está com a configuração antiga. Por isso, na hora de comprar a sua passagem aérea, é importante tomar cuidado para comprar os voos com as novas cabines.

Cada companhia aérea define a configuração interna das suas aeronaves, então externamente todas são iguais, mas internamente cada avião é diferente. A Air France configurou assim seus 777-200:
- Economy (Classe Econômica), com 260 assentos;
- Premium Economy (Econômica Premium), com 24 assentos;
- Business Class (Classe Executiva), com 28 assentos.

Eu fiz o voo na Classe Executiva na ida. Meu voo da ida foi com a KLM, que faz parte do mesmo grupo. Essa é uma estratégia interessante, pois você pode conhecer dois países na mesma viagem, e o stopover é gratuito. Sendo assim, se você tem tempo, vale muito a pena. Por isso, a minha experiência foi apenas de um voo, na volta.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9

Em 2016, eu já havia voado na Classe Executiva, no Boeing 777-300ER, que tem como diferencial em relação com 777-200 o fato de disponibilizar a La Première (Primeira Classe). Essa aeronave opera apenas do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo.

Leia também: Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-300ER

A Classe Executiva tem configuração 1-2-1, que é a configuração mais comum - e a melhor, pois oferece mais privacidade. Todos os assentos têm acesso direto ao corredor, os assentos são full-flat (reclinação total). A poltrona foi desenvolvida segundo o conceito dos três F's
- FULL FLAT: a poltrona se transforma completamente em uma cama de 180°;
- FULL ACCESS: acesso direto ao corredor, por conta da configuração de assentos 1-2-1;
- FULL PRIVACY: espaço protegido pelas curvas do assento, proporcionando privacidade.

Leia também: Classe Executiva | Configuração 2-3-2 x 2-2-2 x 1-2-1

A experiência começa antes mesmo de voar e recomendo baixar o app da Air France para receber notificações. Você pode marcar seu assento, solicitar refeições especiais e realizar o check-in.

No aeroporto

Ao chegar ao CDG, fui direto para o check-in, que fica em uma área especial, onde a fila é dividida em três, dependendo da sua classe de serviço. A fila especial para a Classe Executiva geralmente é inexistente ou pequena, então o processo ocorre de forma rápida. A fila, chamada de SkyPriority, recebe os seguintes passageiros:
- Primeira Classe;
- Classe Executiva;
- Flying Blue Platinum, Gold, Silver e Petroleum;
- SkyTeam Elite e Elite Plus;
- Premium Economy.

Depois, segui para o Air France Lounge, a sala VIP da companhia aérea. No aeroporto, são vários lounges, mas se você voltando para o Brasil vai usar o do Terminal 2E, que é bem moderno, arrojado e bonito, com boas opções de alimentos e bebidas. Como vim no voo de manhã, cheguei na hora do café da manhã, e gostei das opções. Em outros horários é ainda melhor.

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: Sala VIP da Air France | Aeroporto de Paris (CDG) | Terminal 2E - HALL L | França

No horário combinado, e com as filas claramente demarcadas, embarquei na aeronave.

Na aeronave

A primeira boa impressão é a decoração da aeronave. A França é sempre ligada à sofisticação, então dentro da aeronave da AF eu senti isso mesmo. Com cores leves, o ambiente exala sofisticação. As comissárias de bordo, incluindo uma brasileira, me receberam com um sorriso no rosto. O atendimento, aliás, foi um dos destaques do voo. Desde o sorriso no rosto na chegada, passando pela atenção durante todo o longo voo diurno, onde os comissários acabam sendo mais exigidos, até a despedida e o agradecimento no final por voar com a empresa.

Imagem

Imagem

Imagem

Um pequeno armário (com espelho) é ótimo para guardar os itens pessoais:
Imagem

Garrafa de água, porta USB e tomada em todos os assentos:
Imagem

Após me acomodar, no assento 1D, recebi o welcome drink. Pedi, claro, champanhe. Aliás, é válido divulgar que a Air France oferece champanhe gratuito em todas as suas classes de serviço, incluindo a Classe Econômica. Aproveitar um legítimo champanhe francês durante o voo torna a experiência muito mais interessante, né? Para quem não bebe, tem água e suco de laranja como opções.

Imagem

Os assentos são muito confortáveis e em todos eles você terá:
- Revista de bordo;
- Entretenimento individual;
- Tomada;
- Entrada USB;
- Fone de ouvido;
- Cobertor e travesseiro;
- Kit de amenities;
- Gaveta para guardar seus pertences;
- Poltrona que reclina a 180 graus.

As comissárias, com o constante sorriso no rosto, entregam o amenity kit, o cardápio e oferecem jornais. Um diferencial, é que em todos os assentos há uma pantufa, então você pode tirar seu tênis ou sapato e andar pela aeronave com ele. Depois da decolagem, você receberá uma toalha quente para limpar as mãos, e poderá continuar degustando seu champanhe ou outra bebida desejada enquanto decide o que irá comer.

O kit de amenidades é bem bonito e chique, lembrando uma bolsa pequena, e dentro dele você terá: máscara para dormir, protetor de ouvido, escova e pasta de dente, caneta, hidratante (corpo e boca), lenços e flanela. A case azul onde vem as amenidades é bem bonita e vale levar com você.

Imagem
Amenity kit e revista.

Nesse voo, com quase 11 horas de duração, é servido o almoço logo após a decolagem e o jantar pouco antes da chegada. No cardápio, um diferencial: se você não está com muita fome, e quer dormir ou relaxar, tem uma opção de menu rápido, composto de entrada gourmet, seleção de queijos e sobremesa. Assim, você vai gastar menos tempo, e poderá aproveitar para dormir, se for o caso, ou ver um filme. O tempo desse menu é consideravelmente menor do que o serviço completo.

Veja fotos do almoço e jantar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Entre as refeições, comi alguns snacks e pedi um sorvete:
Imagem

A comida é um dos destaques, sem dúvidas. Quando pensamos na França, mas principalmente em Paris, pensamos na cultura francesa com foco em três pilares: sofisticação, charme e gastronomia. A Air France é uma continuação da França, então você terá excelentes experiências gastronômicas, com todo o requinte e genialidade dos chefs, mesmo com a limitação de um avião.

Após a refeição, você tem como opção usar o entretenimento individual, com mais de 1.000 horas de música, filmes, séries de TV, entre outros programas, se conectar ao Wi-Fi, seja para trabalhar, usar as redes sociais ou conversar com amigos e parentes, ou dormir. Aproveitei para conhecer algumas das ótimas opções oferecidas, mas logo depois decidi dormir. Na volta das viagens, geralmente estou bem cansado, então costumo dormir com facilidade.

Imagem

Imagem

Imagem

O assento é bem confortável, sendo possível dormir muito bem. Também destaco a ótima qualidade do travesseiro e do cobertor. Eu também costumo viajar com uma almofada da FOM, para me dar mais conforto. Entre os assentos, há uma divisória móvel, que você pode manter no caso de não conhecer o passageiro ao lado ou retirar, caso esteja viajando com alguém.

Imagem

Vale a pena dar uma olhada nos produtos do Duty Free, que ficam disponíveis através da tela. Eu, por exemplo, comprei para o meu filho um Playmobil temático da Air France, com uma comissário e seu carrinho de alimentos e bebidas. Custou em torno de 9 euros e se chama Air France Playmobil Air Hostess.

Depois de uma saudação das comissárias, deixei a aeronave, e comecei a minha viagem.

Conclusão

Eu adoro voar com a Air France! Acho que a companhia aérea se preocupa com todas as etapas da viagem, oferecendo tratamento exclusivos aos seus passageiros de classes premium. A sofisticação está no ar, sem nenhuma dúvida. Os assentos, nessa configuração, são parecidos com os de outras companhias aéreas, por isso o atendimento, além da comida e dos produtos usados a bordo, faz total diferença na escolha. Isso sem falar que seu hub é Paris, né? As outras que me desculpem, mas hub melhor não existe.

A companhia aérea é bastante tradicional e me agrada muito. As novas cabines no Rio de Janeiro oferecem muito mais conforto, sendo uma excelente opção para quem deseja viajar à Europa da forma mais confortável possível. Para mim, a empresa está entre as melhores, e se você voar com ela vai gostar bastante.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Europa a convite da KLM e da Air France, com apoio da Holland Alliance e da Atout France.

E você, já voou na Classe Executiva da Air France? Em qual aeronave? Gostou do assento? E do atendimento? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jan 14, 2019 10:06 am
Esse avião tem a melhor classe econômica em que já voei, então a executiva deve ser fantástica.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Jan 18, 2019 10:09 am
Pra mim, AF é uma das melhores europeias e tudo é muito bom. Oferecer champanhe deixa a viagem mais refinada e gostosa, cheers.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 31, 2019 10:58 am
Champanhe sempre deixar qualquer momento mais gostoso. Cheers!

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Abr 02, 2019 3:12 pm
Air France adiciona frequências com Boeing 787 Dreamliner no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro receberá, a partir de 2 de dezembro de 2019, três frequências adicionais da Air France, operadas pelo Boeing 787 Dreamliner. Atualmente, a companhia opera um voo diário entre Rio de Janeiro e Paris, e com a novidade serão 10 frequências semanais durante a temporada de inverno europeu 2019/2020. As operações extras serão feitas às segundas, quintas e sábados.

Além dos voos AF442 e AF443, já responsáveis pela rota diária Paris-Rio de Janeiro-Paris com Boeing 777-300, as novas operações de Dreamliner terão números AF462 de Paris para o Rio de Janeiro e AF467 na rota inversa.
Esse modelo de aeronave Boeing 777-300 tem com capacidade para 381 lugares, incluindo 42 na Business Class, 24 em Premium Economy e 315 em Economy. O Dreamliner possui 276 assentos, sendo 30 na Business Class, 21 na Premium Economy e 225 na Economy.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mai 13, 2020 2:57 pm
Air France adota novas medidas para os voos serem mais seguros em época de coronavírus https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=200&t=18941" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Air France”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio