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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 06, 2019 12:59 am 
Mensagens: 1
Acompanho o FDV a um bom tempo, inclusive nos grupos de wpp. Entretanto, nunca tinha me cadastrado. É de conhecimento de todos que a Avianca Brasil vem passando por um momento extremamente delicado de toda sua história. Sou cliente praticamente fiel a O6 desde 2017, por gostar do atendimento a bordo, do conforto dos aviões e do serviço de bordo. Infelizmente, tudo isso vem sido desmontado: Aviões sendo retomados, piora no serviço de bordo e pouca cordialidade por parte de alguns comissários. Apesar disso tudo, serei o mais transparente e imparcial possível em meu relato.

Compra da passagem

A viagem fora comprada através do 123milhas em outubro, para eu e minha namorada, trecho: GRU x NAT, dia 03/02/2019 as 12:40. No momento da compra a situação da Avianca ainda se passava por boatos, mas mesmo assim fiz a compra. É preciso acreditarmos na companhia!

Check-in

No dia 01/02 (sexta feira) fiz os check-ins pela internet. Cheguei em GRU por volta das 05h do domingo, por conta de estar vindo da casa de meus familiares (interior de SP). Fiz novamente o check-in, agora pelo totem para ter os bilhetes em mãos.

Atendimento em terra

Logo após o check-in começa o primeiro problema. Estava com caixas, malas, além das malas de mão, haja visto que tinha 4 franquias de bagagem. Tentei realizar o despacho da bagagem, mas fui impedido de entrar na fila para a entrega da bagagem por um funcionário da Avianca com a justificativa que poderia somente realizar após as 9h da manhã e que nada poderia fazer. Veja só que bacana: você não poder adentrar a área de embarque pelo grande volume de bagagens e ficar limitado aos estabelecimentos na área aberta para comer. Por fim, acabei indo no BK e comi por lá. Abaixo deixo a foto das bagagens para ver o tamanho do inconveniente. Nota: 0.

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De bucho cheio, por volta das 7 horas passei a frente dos guichês da Avianca e notei que o rapaz anterior tinha ido embora. Entrei na fila com as bagagens e a funcionária do guichê permitiu o despacho, informando que só iria mandar para a empresa terceirizada num horário mais tarde para evitar o extravio das bagagens. Finalmente alguém simpático e com compreensão. Nota: 9.

Embarque

O embarque se deu no portão 211 do Terminal 2. Por algum motivo o ar condicionado de GRU naquela área não estava funcionando bem, estava muito calor e eu estava suando absurdamente. Aqui, inclusive, cabe um comentário a respeito do aeroporto: a administração do aeroporto está deixando e MUITO a desejar no tocante a conservação do mesmo. O maior aeroporto do continente latino americano chegar a atual situação é preocupante: banheiros mal cuidados, ar condicionado inoperante em alguns gates, poucos funcionários e máquinas de RX operantes (fiquei na fila por volta de 15~20 minutos esperando num domingo comum, imagine numa véspera de feriado.. :roll: :roll: ).

A aeronave chegou por volta das 11:45, de um voo precedente de GIG. Após o desembarque aguardamos até as 12:20 para o embarque ser realizado. Antes do embarque ser aberto tivemos o anúncio já clássico que por conta da alta ocupação da aeronave alguns pax teriam de se voluntariar em despachar gratuitamente a bagagem de mão :roll: :roll:.

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O voo O6 6352 partiu as 12:52, na aeronave de matrícula PR-OBK, um novíssimo A320neo com apenas 1 ano e 3 meses de uso. Anteriormente, sempre peguei o A320ceo. Logo de cara observei algumas mudanças na configuração do A320neo da Avianca.

Nota: 7

Serviço de bordo

Em tempos de vacas magras, um dos principais chamarizes da companhia fora afetado. O tradicional sanduíche perdeu seu tamanho pela metade e só fora oferecido água. Nos tempos de outrora, além do sanduíche era oferecido guaraná, refrigerante, suco (3 sabores), que eu sempre escolhia o de laranja (honrando a cidade natal rs).

Acho a decisão da empresa sensata nessa altura do campeonato. Vão se embora os anéis, ficam os dedos. Apesar da diminuição do sanduíche, não precisou se rebaixar ao nível da LATAM (de oferecer somente água) ou da GOL (oferecer aquelas vergonhosas bolachas mãe terra que sequer tampam o buraco dos dentes).

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Para comparação: serviço de bordo dos tempos de outrora:
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Ainda sobre o serviço: Na hora da entrega da água uma comissária que tinha muitos traços que levavam a acreditar que ela é argentina foi extremamente grosseira.Falava com os pax em um portunhol (mais puxado para o espanhol que para o português). Vi que a água que me seria oferecida estava com o gelo praticamente derretido e em espanhol mesmo pedi o gelo para a água, e a mesma afirmou que a água estava já com gelo. Tomar água quente mesmo.. :roll: :roll: :roll:
Nota: 6

Voo

- O avião possui a configuração de 165pax, entretanto, os últimos 3 assentos próximos ao gallery estavam bloqueados.
- A tela LCD do entretenimento individual é maior, entretanto o sistema é pior e menos intuitivo que o anterior. Inclusive no citado voo as séries/filmes não estavam disponíveis. Somente o mapa de vôo e 3 episódios do Jornal da Band e Band Sports.
- O controle do entretenimento mudou. Ficou mais fino, perdeu as letras e o segundo botão (da esquerda para direita) agora é uma especie de trackpad que move um cursor da tela.

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Normalmente marco meu assento para 28K. Minha namorada ficou no 28K e eu ao lado (28E). Entretanto, pax ao meu lado era obeso e estava me sentindo desconfortável. Troquei com ela para o 28K. Algo que senti uma profunda mudança em relação aos demais A320ceo da própria Avianca foi a densidade das poltronas, aparentavam ser muito mais finas! O som dos birreatores LEAP-1A26 me impressionou! Muito silenciosos! Consegui inclusive tirar alguns cochilos.

Tenho o costume de sentar nos fundos, mas utilizar o banheiro da dianteira. Tanto para olhar a ocupação da aeronave, quanto para ter a percepção de ruído em diversos lugares da aeronave. No meio da aeronave para frente praticamente não se ouve ruídos. Sobre a ocupação da aeronave: Apenas 10 lugares vagos (sem contar os 3 assentos bloqueados supracitados), que na prática representa ocupação de 94%. ÓTIMA!

Nota: 8

Concluindo

A Avianca precisa ficar muito atenta em relação ao pessoal de terra e comissários. Em outras viagens, tive problema com a companhia e que não obtive resposta satisfatória da equipe do SAC, apesar de ter sido um ótimo voo. A chave para a fidelização de clientes é um bom atendimento. No mais, desejo uma boa sorte (que será necessária) nesse momento de grandes turbulências nas finanças da empresa. Espero ter contribuído com o relato!

Forte abraço a todos!

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 06, 2019 3:43 pm 
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Mensagens: 38231
Muito bom o relato! Ainda não voei nessa aeronave.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Fev 07, 2019 12:12 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11597
Legal o relato...
Empresa em RJ já é complicado para as pessoas arriscarem comprar passagens.... principalmente para as pessoas que costumam comprar com muita antecedência.... fica sempre o receio de, lá na frente, a empresa ruir de vez.... quem vai voar no curto prazo, dá pra arriscar um pouco mais...
Dar uma piorada no serviço de bordo ?? tudo bem.. dá pra ter compreensão com isso.. afinal, como o colega relatou: ".. melhor do que H2O da LATÃO e melhor do que aquela ração prensada da Gol, vulgo mãe desnaturada, quer dizer, mãe terra...
Mas.. atendimento ruim do pessoal de terra/bordo... aí a coisa pega...
A gente tem compreensão que muitos possam estar trabalhando estressados... de repente, salários atrasados, benefícios cortados/diminuídos... mas, assim como os passageiros têm uma certa compreensão com a situação da empresa, precisa que os funcionários façam um esforço e compensem com um atendimento educado e cortês...
Se tem uma coisa que afunda de vez com uma cia. é você juntar num mesmo saco: RJ + atendimento mal educado e não prestimoso + aquela entrevista sem vergonha do Sr. Angelin dizendo que o Amigo iria reajustar apenas 20%, quando na verdade reajustou pra lá de 300%...


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Fev 07, 2019 12:22 pm 
Mensagens: 632
Sobre o impedimento de despachar a bagagem com antecedência, entendo sua frustração e passei pela mesma coisa com a GOL em Recife, só me permitiram de despachar com 2h de antecedência. Confesso que não conheço a legislação, mas imagino que as companhias não tem obrigação de receber a bagagem com tanta antecedência, haja vista que a partir daí ela tem responsabilidade sobre qualquer dano sofrido na sua bagagem.

Não acho que a nota 0 faz sentido.


 
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