Fui para China em época de Coronavírus | Relato de viagem para Wuhan, o foco da epidemia

Troca de informações sobre destinos na China.
Adriana Mensagens: 2231
Ter Jan 28, 2020 7:31 pm
Imagem
JJ e seu colega de trabalho usando máscaras em Wuhan.

A epidemia, ou quase pandemia, do chamado Coronavírus deixou o mundo em alerta nos últimos dias. Com o foco na China, o surto que pode infectar animais e pessoas e causar doenças respiratórias que podem ser fatais está sendo lidado com medidas drásticas, proporcionais à tamanha emergência.

Como está sendo viajar pela China neste período?

Para responder a esta pergunta resolvemos entrevistar alguém que acabou de chegar de lá. No caso, o meu marido, JJ. Ele trabalha para uma empresa alemã e viaja frequentemente à negócios para a China. Ele viajou no último dia 11 de janeiro de Viena exatamente para Wuhan, ou seja, para o epicentro do problema.

Claro que até o momento da viagem não havia informação do risco e da expansão do problema, caso contrário ele teria cancelado a viagem. Os alertas tiveram início exatamente quando ele estava no país.

Quando você ficou sabendo que havia algo errado?

JJ: "Quando chegamos ao aeroporto, logo na área de desembarque, meu funcionário estava me esperando com um pacote de máscaras descartáveis e me orientou a usar duas porque estava ocorrendo um surto de gripe na cidade. O que não é anormal, já usei várias vezes no país, tanto por causa de problemas de saúde ou por causa da poluição. Ficamos dois dias na cidade e depois partimos para o nosso próximo destino. Ficamos sabendo de um ou outro novo caso da doença, mas ainda assim sem alarme".

Como foi o desenrolar da viagem?

JJ: "Embora já distantes de Wuhan, a notícia da gravidade do vírus nos fez evitar aglomerações e sempre que em ambientes públicos usávamos as máscaras e meu companheiro no pais, o álcool gel, ainda mais constante".

Você viajou de trem e fez voos internos no país. Como foi?

JJ: "Em todos os aeroportos internacionais das grandes cidades da China você passa pelo scanner termográfico de corpo, o qual mede a sua temperatura. Um scanner extra do scanner de segurança. Ele não é individual e você não precisa parar - várias pessoas passam diretamente por ele. Fica antes do controle de passaportes e também antes da chegada aos portões de embarque.

Não houveram problemas, mas creio que se eu estivesse com febre, seria barrado de continuar a viagem. Durante os voos e no aeroporto todos usavam máscaras, mas isto é normal no país. Nas estações de trem não há o scanner, mas todos normalmente já usam as máscaras".

É desagradável usar a máscara?

JJ: "Eu não diria desagradável, mas demora um pouco para se acostumar. O que é ruim, é o fato da comida na China ter bastante alho e pimenta, o que eu gosto, mas usando a máscara você fica sentindo cheiro de alho e pimenta o tempo inteiro. Você tem que tirar a máscara para tomar água e comer. Você fica manipulando a máscara o tempo todo, então é indicado que você sempre coloque uma nova. O uso da máscara também complica um pouco para compreender o que a outra pessoa fala".

Houve alguma dificuldade na saída no país ou na chegada na Europa?

JJ viajou de Pequim para Frankfurt no dia 24, quando a gravidade do problema já era conhecida.

JJ: "Na China, passei pelo scanner de corpo para a saída o país e creio que desta vez a temperatura de cada viajante foi estritamente controlada. Eles também estavam olhando se você apresentava sinais de estar doente. Na chegada à Alemanha não houve nenhum controle extra. Como tenho o passaporte alemão segui direto para o totem automático e entrei tranquilamente. Não sei se os visitantes chineses tiveram algum exame específico, mas não me pareceu. Pela televisão eu vi que não há controle de temperatura de quem entra por Frankfurt, mas que os funcionários estavam verificando se algum visitante apresentava sinais de que estava doente".

Você ficou apreensivo na chegada a Frankfurt?

JJ: "Não, apenas não usei a máscara no aeroporto, pois as pessoas não estão acostumadas e ficam com medo".

Como ficam as suas próximas viagens para a China?

JJ: "Estão canceladas até um segundo momento, tanto porque eu não quero correr o risco, quanto por determinação da empresa para qual eu trabalho".

Você aconselharia alguém a viajar para a China neste momento?

JJ: "Não. Não só pelo risco da doença, mas também porque pelo controle e fechamento de estradas, aeroportos e estações de trem. Devem estar acontecendo vários problemas de locomoção por lá".

Você está tomando alguma precaução após a viagem?

JJ: "Como não apresentei nenhum sintoma da doença, não vejo muito problema. Mas por precaução estou fazendo home office (na Alemanha) para evitar contagiar alguém (somente a minha esposa, você - risos - corre algum risco) e também farei um exame de sangue, apenas por desencargo de consciência''.

Nós agradecemos ao JJ pela entrevista e esperamos (eu pessoalmente ainda mais) que fique tudo bem.

Sobre o Coronavírus

Quais são os sintomas do Coronavírus?
- Febre alta;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Evolução para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave ou insuficiência renal.

Esperamos que o surto seja contido, que os infectados sejam rapidamente identificados e que recebam o tratamento adequado. E que todos que planejam viajar para este destino tão rico, possam prosseguir com seus planos.

Informações sobre o vírus: Informativo do Hospital Israelita Albert Einstein.

E você, está preocupado com a doença? Tem viagem marcada para a China? O que pretende fazer? Conte para nós nos comentários!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 28, 2020 8:56 pm
Vai ser uma história que ele vai contar para o resto da vida. Que sufoco!

Vale lembrar que as companhias aéreas estão permitindo mudança de data ou cancelamento de viagem. Recomendo cancelar qualquer viagem para a China.

Avatar do usuário
ndhavercmg1206 Mensagens: 4
Qua Jan 29, 2020 1:37 am
Comprei passagens no dia 28/12 GRU/CAN pela Qatar, com embarque em março, tentei solicitar reembolso e não consegui :(

A mocinha do call center me diz que recebeu orientações que viagens até 29/02 teria direito reembolso total, e que eu tinha que aguardar mais uns dias e retornar a ligação para “tentar” fazer o cancelamento novamente :(

Lamentável posicionamento da Qatar, pois isso estão nos noticiários todos os dias, até porque o governo chinês suspendeu o turismo e voos domésticos, orientação do Itamaraty é não fazer viagens para China, e a própria Air China uma semana atras dispôs reembolso total, espero que outras Cias tomem as mesma medidas sem causar mais transtornos para nos viajantes Imagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 29, 2020 4:01 am
Tenso.....

Minha namorada trabalha em uma empresa chinesa e foi orientada a cancelar todas as viagens de funcionarios para a China.

Sei que a Air China estah fazendo reembolso total e a Air France/KLM cobrou uma taxa de apenas 25 dolares.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 29, 2020 7:19 am
Todas as precauções tomadas são corretas... e, de repente, outras talvez sejam necessárias...
Mas, uma coisa que a China deveria ter feito é dar o perfil das pessoas que morreram e/ou estão em pior situação, assim como a estatística das pessoas que contraíram a doença, trataram e estão OK agora...
Sem uma maior transparência a gente tende a imaginar que, se contrair a doença, tem uma chance alta de vir a óbito e, de repente, o perfil das pessoas que morreram é de pessoas que têm outros agravantes, com doenças pré-existentes e/ou baixa imunidade (soropositivos etc)... do jeito que estamos em poucas informações, sempre se cria mais alarmismos...
Enfim... realmente não é o momento para se pensar em ir a China.. até porque hoje em dia a tecnologia permite que se resolva praticamente tudo on-line... eventuais provas de mercadorias podem ser resolvidas através de despacho...

yureco Mensagens: 2490
Qua Jan 29, 2020 8:01 am
Meu amigo vai para Tailândia no Carnaval. Por enquanto a viagem está mantida.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Jan 29, 2020 11:19 am
Que ingrata coincidência que a viagem do JJ tenha sido pro olho do furacão. Nem consigo imaginar o desespero. Fiquei surpresa que ele tenha sido recebido normalmente no aeroporto europeu, achei que faltou cuidado. Nesses momentos, toda burocracia é pouca.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 29, 2020 7:09 pm
Eu acho que não imaginavam a gravidade do problema. Acho que demoraram a perceber.

ludodiniz Mensagens: 1012
Qui Jan 30, 2020 10:06 am
Eu só deixaria de fazer uma viagem para a China por conta de tudo estar fechado e todos os demais perrengues, não pelo fato de existir o vírus. Ao menos por enquanto.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 30, 2020 10:10 am
Cruzeiro com 7 mil pessoas a bordo é bloqueado em porto da Itália por suspeita de coronavírus: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cruzeiro-com-7-mil-pessoas-bordo-bloqueado-em-porto-da-italia-por-suspeita-de-coronavirus-24219093" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “China”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio