Para viajar para Portugal alguns processos burocráticos são necessários, mas os brasileiros não precisam solicitar um visto, o que torna qualquer viagem mais simples, ágil e barata. Entretanto, é o oficial de imigração que irá autorizar ou não a sua entrada no país, utilizando critérios que não são divulgados. Felizmente, não há relatos de muitos problemas, e os brasileiros são sempre bem-vindos à Portugal.
Se você está viajando com a TAP Air Portugal rumo à Lisboa, e quer saber o passo a passo desde a saída da aeronave, esse texto irá lhe ajudar. Vale ressaltar que o processo é parecido voando com outras companhias aéreas, mas caso você esteja chegando de um país signatário do Tratado de Schengen, mesmo sendo um voo internacional, irá chegar ao Aeroporto de Lisboa (LIS) como se fosse um voo doméstico - sem precisar passar novamente pela imigração e alfândega.
O desembarque da aeronave tem acontecido de forma remota, ou seja, o avião irá parar na pista e você descerá pelas escadas até um ônibus, que irá levá-lo até o aeroporto, onde você caminhará na direção da imigração, que é o primeiro passo para todos que chegam de um voo vindo do Brasil. Siga as placas e o fluxo), pois todas as direções apontam para essa área, e todos os passageiros fazem um trajeto único.
No chão, você verá um caminho para seguir, que indica: - Vermelho: saída; - Verde claro: voos de conexão, dentro do Espaço Schengen; - Azul claro: voos de conexão, fora do Espaço Schengen (não usado para voos vindos do Brasil).
A sinalização vermelha e verde clara vão para o mesmo lugar, onde está escrito 'Todos os passaportes'. Chegando lá, basta entrar na fila e esperar a sua vez para ser atendido. Os oficiais fazem perguntas de praxe, como a cidade para onde está indo e quantos dias ficará. Você entrega o passaporte e espera para receber o carimbo. O procedimento dura alguns segundos apenas e não há motivo para preocupações.
Ok, agora você está oficialmente em Portugal. Duas coisas podem acontecer: - Você ficará em Lisboa: mantenha à esquerda e siga até às esteiras de bagagem; - Você está indo para outro destino: mantenha à direita - voos de ligação - e passe pelo raio-x.
Caminho para retirar as malas na esteira.
Fila para passar pela segurança e seguir em outro voo.
Caso você esteja em conexão, não há necessidade de retirar as malas, pois elas serão enviadas diretamente para o seu destino final. Depois de passar pela segurança, você deverá seguir até o seu portão de embarque.
Vamos passar na alfândega? Esse procedimento é bem rápido e a maioria das pessoas nem percebe. Alguns viajantes são escolhidos aleatoriamente para revista das malas, mas a imensa maioria passa direto, e não há interação com os fiscais. Se você for parado, precisará apenas passar as malas no raio-x, e geralmente quem precisa abrir as malas está trazendo comida, como frutas, que não são permitidas. Comidas industrializadas são permitidas.
Última etapa: pegar o transporte rumo ao seu hotel. Depois disso, é só aproveitar esse incrível destino. Caso você esteja em conexão, não precisará retirar as malas, e deverá seguir até a área de embarque, que é a mesma para voos nacionais ou internacionais, e continuar a jornada. Algumas salas VIP estão à disposição e o aeroporto oferece várias lojas e restaurantes.
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Eu tinha 1 hora e 35 minutos, mas deu tudo certo. Fiz GIG-LIS e, mesmo com o desembarque remoto, não demorou muito. A sorte foi não ter filas na imigração e a do raio-x se muito rápida. Odeio conexões apertadas.
De resto, a imigração foi bem tranquila. Até esperava mais perguntas, devido ao fato de muitos brasileiros estarem indo viver ilegalmente em Portugal, mas não foi o caso.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Qua Dez 11, 2019 10:08 am
JulianaMagalhaesMensagens: 5982
Nunca fiz esse processo mas pareceu bem simples! Tinha a impressão que estavam mais rígidos com brasileiros