Fechamento de operadoras e agências de viagem

Troca de informações sobre agências de viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Dom Dez 27, 2015 11:23 am
Em 2015 foi grande o número de falências de operadoras e agências de viagem. São as operadoras que normalmente montam os pacotes de viagem e vendem para as agências. A responsabilidade entre a agência e a operadora de viagem é solidária, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Na prática funciona mais ou menos assim:
- Você vai até uma agência e compra um pacote.
- A agência repassa o dinheiro para a operadora.
- A operadora repassa o dinheiro as empresas.
- As reservas são realizadas.
- Você viaja.

Este ano foram vários os casos onde houve uma quebra nessa ordem e as operadoras simplesmente não repassaram o dinheiro, fazendo com que os passageiros não pudessem embarcar. Alguns alegaram que foi culpa da crise, o que é um absurdo, pois a culpa foi da má administração e incompetência da operadora, que vendeu pacotes até o último minuto e usou o dinheiro dos clientes para outros fins.

Como se proteger? Uma das opções é reservar diretamente com as empresas envolvidas, sem intermediários. Essa é uma maneira 100% segura, pois a confirmação é imediata.

Claro que há agências e operadoras confiáveis, mas como recentemente várias encerraram as atividades, algumas com mais de 30 anos de funcionamento, fica a dúvida: será que ela não fechará?

Neste caso, o ideal é fechar com grandes empresas, que são consolidadas e têm lucros, como a CVC, Tam Viagens, Flytour e Decolar.

Sugerimos a leitura:
- Nascimento Turismo solicita processo de recuperação judicial
- Marsans Brasil entra em recuperação judicial

Ao ir até uma agência de viagem, para comprar um pacote, certifique-se de saber de quem a agência está comprando. Mesmo que ela seja solidária, é importante você se precaver para evitar estresse e não perder a viagem.

É muito importante também que você já saiba o que deseja. Há agentes de viagens que são bons, mas a maioria segue um roteiro pré-definido, não se preocupando em conhecer o perfil do cliente antes de fazer indicações. E se você não conhece seu cliente a chance de fazer uma indicação ruim é grande.

Fique de olho!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Dez 27, 2015 12:25 pm
Realmente está complicado, mas culpar a crise não dá.

O dono da Rubia Tur anunciou o pacote em um grande jornal de São Paulo. Cada um, custava R$20.000,00 pelo que eu li. Se ele tiver vendido 10 pacotes, recebeu R$200.000,00. Nenhum passageiro embarcou porque ele não pagou os fornecedores. Para onde foi tanto dinheiro?

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Dom Dez 27, 2015 1:38 pm
Na mão de alguém o dinheiro está, até porque ele não sai voando por aí. Na pior das hipóteses o dinheiro serviu pra quitar uma parte das dívidas antigas, penso eu.

Zahlouth Mensagens: 1667
Dom Dez 27, 2015 7:34 pm
Tem gente usando essa tal da crise para cometer horrores

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Dez 28, 2015 9:21 am
Até hoje nunca precisei contratar agência. Acho que dificilmente valeria a pena. Pagar mais caro e ainda correr esse risco não dá.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Dez 28, 2015 9:38 am
O momento é de cautela. As empresas tem custos trabalhistas, tributários e despesas correntes (aluguel, luz, telefone, etc.) e por isso precisam vender um número mínimo de pacotes/passagens/diárias para sobreviverem.

Quando as vendas caem e as despesas fixas continuam acabam utilizando o dinheiro do cliente para custear esses gastos. Um absurdo completo, e por isso mesmo precisamos ter muito cuidado ao contratar uma empresa.

A dica de optar por grandes personagens do setor é um excelente começo.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Dez 28, 2015 10:46 am
Eu nunca usei agências mas acho que para alguns destinos e para alguns perfis de viajantes totalmente válida essa opção!
Realmente é preciso ter cuidado com as escolhas! Com a crise batendo na porta a situação está mesmo complicada!
E é triste ver empresas agindo dessa forma e acabando com o sonho de viajantes que trabalham duro para juntar dinheiro de forma honesta para fazer uma viagem!

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Ago 09, 2017 3:29 pm
Franqueada CVC é detida em Manaus: evasão de divisas http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/gente/2017/08/franqueada-cvc-e-detida-em-manaus-evasao-de-divisas_148521.html" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Agências de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio