O olhar de um agente de viagens diante do coronavírus

Troca de informações sobre agências de viagem.
SaraMeirinho Mensagens: 11
Sex Abr 17, 2020 3:17 pm
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Passados pouco mais de um mês do dia que o furacão coronavírus (COVID-19) chegou levando tudo, começa a ser possível um respiro – ainda ofegante, mas um respiro – e um olhar sobre tudo que foi vivido nesse tempo. Com as primeiras notícias, a minha primeira reação foi de incredulidade e ceticismo. Aos poucos, os voos começaram a ser cancelados e vieram os primeiros remanejamentos. Ainda parecia algo distante, pontual e controlável. As notícias começaram a se agravar e o volume de cancelamentos aumentava gradativamente. Em questão de dias, o mundo precisou parar. Pandemia declarada, rotas sendo canceladas, fronteiras sendo fechadas e navios sendo negados em vários portos. Havia muitos brasileiros do lado "de fora". E foi aí que a incredulidade virou urgência.

Falando um pouco por mim, foram os dias mais angustiantes ao longo dos meus dez anos no turismo. Só depois de trazer para casa todos os meus clientes que estavam espalhados pelo mundo consegui ter uma noite inteira de sono. Mas me orgulho em dizer que a todos eles bastaram uma ligação ou uma mensagem no WhatsApp para conseguirem ser atendidos e receberem instruções sobre os próximos passos para as reacomodações. Nada de robôs ou call centers. Nada de horas de espera por notícias em aeroportos. E para isso, três fatores fizeram a diferença: experiência com as ferramentas que poderiam tornar o processo mais rápido, olhar realista da situação e bom relacionamento com fornecedores sérios.

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Com todos os clientes em casa, pude ainda ser solidária com outros brasileiros e ajudei como pude para que também voltassem para casa, quando não conseguiram assistência de quem compraram. Consultei opções alternativas para irem de cidades do interior até as capitais que ainda tinham voos na Europa, fiquei pendurada no telefone de sites que não recebiam ligações de números internacionais, consegui opções de voos que saiam quase um terço do preço que as diferenças tarifárias absurdas que algumas companhias aéreas cobraram no auge dos cancelamentos e dei palavras de conforto para quem via suas opções para voltar pra casa diminuírem a toda hora. Atitudes pequenas, mas com a humanidade e profissionalismo que faltaram a alguns sites e agências on-line que deram pouco suporte quando a crise estourou.

Depois de ajudar quem estava fora, chegou o momento de resolver as questões de clientes que não tinham sequer saído. Vieram os novos cancelamentos e as batalhas para que cada um dos clientes que precisaram adiar suas viagens futuras, pudessem ter seus direitos respeitados e tivessem as menores perdas possíveis. Ainda seguimos nesse processo, mas cada vez mais confiantes que em breve acharemos um equilíbrio saudável entre todos os elos que compõem a complexa corrente do turismo – viajantes, agências de viagens, companhias aéreas, hotéis, atrações turísticas, restaurantes, guias, locadoras, receptivos... É um caminho longo e que só vai terminar quando o último passageiro tiver feito a sua viagem remarcada ou recebido o seu reembolso.

Nessa fase atual, vale, também, ressaltar a importância de ter alguém intercedendo e ajudando na luta pelos seus interesses, mantendo sempre o canal aberto para resolver dúvidas e conhecer todas as possibilidades com clareza. As agências de viagem estão do meio de campo: precisam informar as opções ofertadas por cada fornecedor, mas também, – e principalmente – fazer com os que fornecedores ouçam o que os clientes querem. E assim muitas regras têm sido flexibilizadas, para que todos os lados dessa negociação sofram os menores danos e possam tornar aquela viagem adiada, possível no futuro.

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Quando tudo isso passar meu desejo é que esse momento sirva como reflexão para que os viajantes consigam enxergar mais claramente o valor das agências de viagens; que enxerguem que para a grande maioria dos bons agentes, cada cliente tem um rosto, uma história, um sonho e não significam apenas números e comissões; e que podemos ser aliados dos viajantes independentes que gostam de pensar nos mínimos detalhes da sua programação, mas também querem ter assistência, se for preciso.

Ainda não tenho notícias animadoras quanto aos prazos para voltarmos a explorar o mundo e enquanto não houver soluções cientificas que nos permitam viajar tranquilos, será preciso ter cautela e buscar opções flexíveis na hora de planejar as próximas viagens. Mas aos poucos, boas oportunidades estão começando a surgir e os clientes estão voltando a pensar no futuro.

Sigo confiante e esperançosa de que tudo isso vai passar logo. Sem dúvida, os sentimentos que devem permear esse hiato no mundo do turismo são resiliência, muita fé que a ciência encontrará uma resposta e a certeza do nosso propósito: ajudar a realizar sonhos de viagem com muito amor e profissionalismo.

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Acredito verdadeiramente que as boas agências de viagens sairão fortalecidas de todo esse cenário. Ficarão de pé aquelas que já vinham se reinventando, se atualizando, formando parcerias com influenciadores digitais sérios, que não trocaram fornecedores mais sólidos pelos que dão mais lucro, que brigaram pelas melhores condições para seus clientes quando o problema aconteceu e que tenham usado todo o turbilhão vivido no último mês como aprendizado.

Vai passar! Eu e muitos agentes de viagens, estamos aqui agora, dando todo suporte e fazendo os adiamentos necessários e estaremos aqui no futuro quando os viajantes estiverem prontos para voltar a fazer o que mais gostam: desbravar o mundo e construir as melhores memórias de suas vidas.
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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 17, 2020 3:21 pm
Com certeza, os bons agentes e as boas agências saem fortalecidos com essa pandemia. Tem gente que até hoje não conseguiu voltar para casa. Ter um profissional qualificado para resolver os trâmites burocráticos é fundamental. E o melhor é que você nem paga a mais por isso - às vezes paga até menos do que no on-line!

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Abr 17, 2020 3:30 pm
Obrigada por compartilhar esse relato, Sara. É muito importante que viajantes saibam do outro lado da moeda. Assino embaixo da importância de bons - e humanos - agentes.

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Abr 17, 2020 3:52 pm
Que relato lindo, Sara! Parabéns pelo seu profissionalismo e tenho certeza também que mais do que nunca seu trabalho e dos agentes num geral será valorizado. Contando os minutos para tudo passar!

Emanuel Mensagens: 369
Sex Abr 17, 2020 3:55 pm
Excelente relato, Sara! Parabéns!

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Abr 18, 2020 10:26 am
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação com seus clientes e nao clientes.

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Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 19, 2020 1:53 am
Bons profissionais sempre terao seu lugar ao sol.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Abr 24, 2020 4:32 pm
INÉDITO: pacote de viagem permite alterações de graça e até troca de nome do passageiro https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=443&t=18856" onclick="window.open(this.href);return false;





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