Todo mundo já ouviu falar da mítica marca de motocicletas Harley-Davidson. Fundada em 1903 em Milwaukee, no estado do Wisconsin, por William Harley e os primos Davidson, a marca foi, juntamente com a Indian Motorcycle, uma das duas únicas fabricantes de motocicletas a sobreviver à Grande Depressão dos anos 30.
A empresa se fortaleceu, cresceu, criou identidade própria e possui uma enorme legião de fãs pelo mundo todo. Seus emblemáticos produtos e seu inconfundível som são a própria identidade da motocicleta americana, que é o sonho de consumo de muitos brasileiros apaixonados por motocicletas.
Fundado em 2008 na mesma cidade onde a empresa teve sua origem, o Harley-Davidson Museum é o único museu da marca em todo o mundo e também uma das maiores atrações de Milwaukee. Recebendo mais de 300.000 visitantes anuais em seus 12.000 metros quadrados de área construída, o local abriga centenas de motocicletas produzidas pela marca em seus mais de 110 anos de existência. É um passeio imperdível para quem é entusiasta ou apenas para quem está visitando a cidade.
O local conta ainda com restaurante temático e uma loja. As camisetas dessa loja são as únicas no mundo a virem com o termo "museu" escrito abaixo do nome da cidade, como é tradição das camisetas da marca. O museu funciona 363 dias por ano, fechando apenas no dia de Natal e no Thanksgiving Day. De maio a setembro está aberto de 9:00 às 18:00. De outubro a abril, de 10:00 às 18:00.
Os ingressos para adultos custam US$22 e para crianças custam US$8. Menores de 5 anos não pagam ingressos. O local possui estacionamento amplo e gratuito.
Sem nenhuma dúvida, é uma visita para quem gosta de motos, mas também para qualquer pessoa que tenha curiosidade de conhecer mais sobre a história da marca. Milwaukee fica a apenas 2 horas de carro de Chicago e é uma bela cidade, então vale a pena fazer um bate e volta de dia inteiro durante seu roteiro de viagem por Chicago.
Bom passeio!
Texto e fotos: Fabio Macedo.
E você, conhece o Harley-Davidson Museum? Gostou do acervo? Comprou sua camiseta? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!