Preciso dar gorjeta em Punta Cana?

Troca de informações sobre Punta Cana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Dom Jun 29, 2014 10:38 am
Imagem

Nos Estados Unidos por causa da indústria das gorjetas você é praticamente obrigado a dar gorjeta para tudo. Na Europa a intensidade é menor, mas ainda assim é comum. E em Punta Cana, é preciso dar gorjeta?

Em geral, os funcionários que prestam serviços simples recebem um salário modesto, então a gorjeta é parte fundamental da sua renda.

Em Punta Cana você não se sentirá pressionado para dar gorjeta, principalmente porque na grande parte do tempo não estará sequer com a carteira em mãos. Se o hotel é all-inclusive, por que andar com ela para cima e para baixo?

Em alguns casos a gorjeta é recomendada, tais como:
- Carregadores de mala, na chegada e na saída (US$1 por mala pelo menos).
- Arrumação de quarto, principalmente se você receber mimos (US$10 pela estadia, pelo menos).
- Garçom, principalmente se for o mesmo durante as refeições, caso seja eficiente.
- Barman, principalmente se fizer o drinque da maneira que você gosta.
- No táxi vale gorjeta de 10% em cima do valor final.
- Nos restaurantes fora do seu hotel dar 15% em cima do valor final.

Caso você queira dar gorjeta, o ideal é dar logo no início da viagem, pois com certeza o funcionário que receber o agrado vai se lembrar de você e tratá-lo ainda com mais atenção. Caso não dê, também será bem tratado, então não se sinta mal.

Dê gorjeta para um serviço acima da média, caso deseje. É importante não dar gorjeta sem critérios, senão você pode acabar premiando um serviço mediano.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jun 29, 2014 10:53 am
Deixei gorjeta para a garçonete, pro carregador de malas e para a camareira.

Para o táxi não dei nada. Achei os táxis em Punta Cana caríssimos.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Jul 01, 2014 7:38 am
Demos gorjetas nos jantares, para os carregadores, para a camareira, para os meninos das barracas da praia e da piscina, eram sempre os mesmos, no final de nossa estadia.
E para os nossos professores de Wind Surf e Hobbycat.
E quanto tínhamos músicos tocando também.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 01, 2014 8:26 am
Temos que deixar de ser vistos como um povo que não dá gorjeta :)

Fernandoint2006 Mensagens: 582
Sex Jan 23, 2015 2:29 pm
Pessoal, como conseguir notas pequenas de dólar (1,2,5 e 10 dólares) em Punta Cana pra poder dar essas gorjetas.
Aqui em POA, só consegui sacar de 50 e nas casas de cambio de 20.
Tem algum lugar pra trocar no aeroporto? Alguma dica?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 23, 2015 2:36 pm
Você pode tentar trocar na recepção do hotel. Quando não tenho troco eu pergunto para o funcionário: você tem troco? Normalmente eles sempre têm.

imovitz Mensagens: 358
Sex Jan 23, 2015 5:20 pm
Geralmente, na recepçao, eles sempre tem... Acho que os proprios garçons vao lá para destrocar o dinheiro..... Lembro que precisei trocar alguns dolares e recebi um monte de notas úmidas e com areia, provavelmente vinda de algum garçom da piscina ou da praia.

Fernandoint2006 Mensagens: 582
Sex Jan 23, 2015 7:08 pm
Valeu pessoal, vou fazer isso...

Já não poderei dar gorjeta pro carregador de malas no aeroporto...rs , a não ser que ele troque...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jan 23, 2015 7:18 pm
Eu não gostei do assédio dos carregadores do aeroporto. Levei minhas malas sozinho.

Fernandoint2006 Mensagens: 582
Sex Jan 23, 2015 7:32 pm
é o que pretendo fazer Baran, até pq são só duas e com rodinha...rs
Li em algum lugar que o cara foi lavar mão no banheiro, e o tiozinho abriu a torneria, apertou o sabao e pegou papel pra ele querendo gorjeta...rs





Booking.com

Voltar para “Punta Cana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio