20 dicas para uma viagem perfeita pela Índia

Troca de informações sobre destinos na Índia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Fev 20, 2017 9:11 am
Imagem
Taj Mahal.

A Índia mexe com o imaginário das pessoas. Terra de mais de um bilhão de habitantes, de dezenas de religiões, idiomas e de muitos contrastes. Um país em constante mutação, mas que em pleno século 21 mantém sua cultura e misticismo vivos e como principais pilares, atraindo viajantes de todo mundo que buscam muito além de apenas uma viagem turística.

Está planejando uma viagem para Índia e quer dicas? Nós vamos te ajudar!

1) Visto e vacina

É necessário o visto indiano para brasileiros. É muito fácil tirar e tudo é feito pela internet através deste site. Em menos de 72 horas a resposta chega por e-mail e você só precisa imprimir e levar com você na viagem. A vacina contra febre amarela é obrigatória e recomendamos também vacina contra Hepatite A (essa doença pega-se através de água contaminada).

2) Roteiro de viagem

Há muito o que se ver e fazer pela Índia, então são muitas as opções de roteiros. O Triângulo Dourado é o roteiro turístico mais famoso pelo país e engloba Délhi, Agra e Jaipur. Nós ficamos 7 noites e achamos um excelente tempo para conhecer essa parte. Há outros lugares muito atraentes como Jodphur e Udaipur (no estado do Rajastão) e Varanasi onde está o famoso Rio Ganses ou até mesmo esquiar em Manãli. Além disso, você poderá aproveitar também para fazer 2 destinos em uma só viagem, tornando-a ainda mais atraente. Quem sabe conhecer Nepal e Himalaia? Há muitos lugares próximos que são encantadores como China, Emirados Árabes Unidos, Tailândia e todo o Sudeste Asiático. Clique aqui para saber mais sobre nosso roteiro, elaborado pela Just Tur.

3) Quando ir

A melhor época para viajar para Índia é de outubro a abril, quando o tempo está agradável em todo o país. Evite viajar no verão, principalmente nos meses de maio e junho, quando a temperatura chega a beirar os 50 graus no norte e o sul fica muito úmido. Evite também o período das monções, de junho a setembro, quando as fortes tempestades podem atrapalhar sua viagem. Nós fomos em fevereiro, considerado alta temporada, e achamos uma época excelente, com temperatura variando entre 13 e 25 graus.

4) Segurança

Podemos dizer que os destinos do Triângulo Dourado são seguros sim! Não existe violência na rua e os visitantes são sempre bem-vindos, pois a hospitalidade faz parte da cultura indiana. Andamos com câmeras e celulares na mão o tempo todo, pegamos tuk-tuk diversas vezes, visitamos mercados locais e não passamos por nenhuma situação em que sentimos medo ou que ficássemos acuados durante toda nossa viagem. Ainda assim, recomendamos evitar sair sozinho, principalmente no caso das mulheres e principalmente à noite. A vida das mulheres indianas é bastante restrita ao ambiente doméstico e normalmente elas saem na companhia do marido ou dos pais. Além disso, como somos turistas, os indianos nos abordam o tempo todo, seja para vender algo, pedir dinheiro ou tirar uma foto com você, muitas vezes de forma insistente e desagradável. Fora isso, estamos falando de um país com uma cultura totalmente diferente da nossa, por isso devemos estar sempre atentos e evitar algumas situações.

5) Trânsito

O trânsito é caótico em toda Índia. Nunca, jamais e em hipótese alguma pense em dirigir por lá. Certamente é bem pior do que você está imaginando e não existe regra nenhuma. Dizem que para dirigir na Índia você precisa de 3 coisas: bom freio, boa buzina e boa sorte. Você poderá contratar serviços de uma agência com carro e motorista ou usar táxi, tuk-tuk e Uber (os 2 últimos com preços ótimos). O deslocamento entre cidades pode ser feito de trem ou avião.

6) Alimentação

A gastronomia indiana é uma das mais famosas e importantes do mundo, por conta dos seus temperos especiais, sabores exóticos e inigualáveis e aromas marcantes. A comida tem muitas influências, é bastante condimentada e boa parte da população indiana é vegetariana. Mansala é o mais famoso tempero indiano e você verá esse nome muitas vezes ao viajar pelo país, pois ele está presente em praticamente todos os pratos (o curry é a versão da mansala nos países ocidentais). Deixe sempre claro se você quer um prato apimentado ou não e, mesmo se gostar de pimenta, diga para vir com pouca, pois ainda assim para o paladar dos ocidentais ele estará bastante apimentado. Ainda que pareça tentador, evite comer em barracas e locais na rua e evite saladas cruas, frutas já picadas e sucos. Algumas curiosidades: comer com os dedos é um costume e a melhor maneira de apreciar a comida indiana. Usar a mão esquerda é visto como falta de modos e é comum sentar no chão durante as refeições.

7) Água

Não beba água, em hipótese nenhuma, que não seja mineral e de preferência de marcas conhecidas, que esteja lacrada. Se você não estiver hospedado em um hotel de rede ou 4 ou 5 estrelas, procure escovar os dentes também com água mineral.

8) Higiene

Tenha sempre com você álcool em gel para usar nas mãos e lenços normais e umedecidos. As ruas, banheiros e o próprio dinheiro são muito sujos e você certamente usará bastante esses itens.

9) Compras

A regra na Índia é sempre pechinchar! Isso faz parte do estilo de vida indiano e todos esperam que você barganhe. Portanto, nunca aceite o primeiro preço de um produto ou serviço. Normalmente eles colocam o dobro do valor nos produtos, ou seja, se aquele tapete lindo está com preço de 1000 rúpias, pode ter certeza que ele vale 500 rúpias. Essa regra só não é válida para grandes lojas e armazéns do governo.

10) Hospitalidade

Os indianos são muito hospitaleiros, alegres e possuem muita curiosidade em conhecer os estrangeiros. Não estranhe se eles ficarem olhando muito para você e se pedirem para tirar fotos. Nós somos muito diferentes deles e isso os encanta, assim como nos encantamos por eles.

11) Remédios

Prepare uma supernécessaire de remédios com tudo que você possa precisar. Leve remédios para digestão, flora intestinal, dor de barriga, remédios de enjoo, antibiótico, anti-inflamatório, antissépticos e curativos. A gastronomia e hábitos indianos são muito diferentes dos nossos e uma pessoa prevenida vale por duas!

12) Como se vestir

Os indianos são conservadores no modo de se vestir e manter o corpo coberto. Para você se sentir bem lá, o ideal é você se adequar ao modo de se vestir deles. Você verá muitas pessoas com sári, turbante ou kurta (uma espécie de calça curta), mas não precisa se vestir assim. Algumas dicas:
- Evite: blusas decotadas e cavadas (mostrando os ombros); shorts, saias e vestidos acima do joelho.
- Mulheres: tenham sempre uma pashimina na bolsa para cobrir braços, ombros e cabeça.
- Leve sapatos fáceis de tirar, pois os templos exigem que você entre sem eles.

13) Moeda

A moeda nacional é a rúpia indiana. Você deve levar dólares americanos e trocar por rúpias ao chegar. Os próprios hotéis trocam, mas para isso leve notas de 50 dólares ou menores, pois o governo indiano limita o valor de no máximo 20 dólares por pessoa (quando tentamos trocar com notas de 100 dólares eles não aceitavam). Nas casas de câmbio não há limite. A conversão média que encontramos foi: 1 dólar = 64 rúpias, ou seja, 1 real = 21,77 rúpias.

14) Gorjeta

É costume dar gorjeta da Índia e eles esperam por isso, pois se tornou um modo de vida no país. É uma maneira de agradecer e dizer que gostou do serviço prestado. Nos restaurantes é comum dar em média 500 rúpias em um almoço ou jantar. No banheiro basta dar 10 rúpias por pessoa e em um templo dê 100 rúpias para os cuidadores dos sapatos.

15) Comunicação

Embora o hindu seja a língua oficial da Índia, existem cerca de 20 idiomas reconhecidos oficialmente, além de incontáveis dialetos. Fala-se inglês em praticamente todo o país, o que facilita a comunicação. Muitos guias falam espanhol também, o que ajuda muito para quem não é fluente no inglês. Ainda assim você pode aprender algumas coisas básicas do vocabulário hindu:
- Namastê ou Namaskar: cumprimento tradicional ao chegar ou se despedir.
- Ram ram: boa sorte - maneira mais informal e simpática de saudação.
- Shukriáh ou deniwad: obrigado.
- Angrezi ati hai?: Você fala inglês?

16) Fuso horário x jet lag

+5:30 GMT. São 8:30 a mais do que o horário oficial de Brasília (no horário de verão são 7:30), por isso comece a viagem com um ritmo mais tranquilo até se acostumar.

17) Distúrbios estomacais e diarreias

É muito comum alguns visitantes passarem mal na Índia, seja por conta da mudança de dieta, água e comida condimentada e apimentada demais. Caso você passe mal, a dica é e tomar bastante líquido e consumir comida fervida. Os sais reidratantes da Índia possuem o nome de Electral ou Electrobion. Uma receita caseira eficiente é meia colher de sal e 3 colheres de açúcar misturadas em água fervida. Se os sintomas persistirem é melhor procurar um médico. Jamais viaje para Índia sem um seguro viagem.

18) Taj Mahal

É a cereja do bolo. Impossível um roteiro pela Índia não passar por Agra para uma visita em uma das 7 maravilhas do mundo. Sim, O Taj Mahal é lindo, imponente e muito mais bonito pessoalmente do que em fotos e vídeos. Nossa dica é fazer um tour com guia, para conhecer profundamente a linda história de amor que está por trás do monumento, e assistir tanto o amanhecer quanto o pôr do sol nele, no mesmo dia ou em dias distintos. Os dois momentos são mágicos e se complementam.

19) Planejamento

Uma viagem para Índia deve ser planejada nos mínimos detalhes para que seja perfeita. Estamos falando de um destino exótico e muito diferente da nossa cultura. Contratar pacotes de operadoras e agências de viagens de qualidade, que trabalham com fornecedores locais, é a melhor opção. Definitivamente é um destino onde você já precisa sair com tudo decidido. Nós recomendamos os pacotes da Just Tur, que são personalizados de acordo com os desejos e necessidades de cada cliente. Clique aqui para ver nosso roteiro e saber mais informações.

20) Experiência

Viaje com a mente e coração abertos. Uma viagem para Índia é focada em experiências e emoções. Uma viagem que permite um mergulho intenso em uma cultura totalmente diferente da nossa, onde você certamente se envolverá pelos sentidos, imagens, sons, beleza e contrastes. Sem dúvidas uma experiência que poderá mudar seu modo de pensar. Uma frase que escutamos e que é real diz: "A Índia está aberta para todos, mas não é para todos". Pura verdade! Se você não estiver aberto para esse tipo de experiência, esse pode não ser um destino ideal para você.

Boa viagem!

Texto e foto: Juliana Magalhães.

E você, já foi para Índia? Gostou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Fev 20, 2017 11:25 am
Adorei as dicas!!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 20, 2017 6:57 pm
Excelente! Quero muito conhecer a Índia um dia e com as matérias ficará bem mais fácil.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Fev 21, 2017 4:56 am
Ótimas dicas, quero conhecer um dia.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Fev 21, 2017 9:32 am
Ótima matéria. Tudo que você precisa saber, e mais um pouco.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Fev 21, 2017 10:50 am
Viajar para Índia não é fácil! Requer muito planejamento e a Just Tur pensou em tudo, nos mínimos detalhes, em nosso roteiro! A viagem foi incrível e me surpreendi muito!

Ah! E eu não passei mal como muitos apostaram! hahahha

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Fev 26, 2017 10:03 am
12 fotos que farão você se apaixonar pela Índia http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=45&t=14491" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Seg Abr 17, 2017 10:41 pm
Muito bom Juliana as suas dicas condensadas.
Alguns comentários de quem não conhece a Índia:
1. Curioso a indicação de se usar agências para programar a viagem. O FDV é exatamente, me corrijam se eu estiver errado, o oráculo para viajantes independentes. Mas é bom saber que existe ajuda profissional eficiente.

2. Sobre a segurança, deu a entender que lá é relativamente seguro, mas não seguro para turistas como o Japão (para citar o caso mais extremo). Pois evitar mulheres sozinhas e sair de noite já demonstra um nível de preocupação com segurança. E ser abordado insistentemente causa sensação de insegurança, parece até Salvador na Bahia!

3. Sobre a comida, não são veganos certo? Tem frango, cabra e frutos do mar em alguns pratos não é? Um amigo que visitou sozinho de mochilão deu uma dica que não sei se funciona: nos primeiros dias ele não comia a coalhada que sempre vem acompanhando e sempre passava mal, até um sujeito de lá falar que com a coalhada ele não ia passar mal e assim aconteceu.

4. Você não falou sobre a aceitação de cartões de crédito.

5. Imagino deve ser uma viagem impossível para cadeirantes, como é no Brasil em que os pedestres disputam o asfalto com os carros.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qua Abr 19, 2017 10:30 am
Agora tirar o visto não é mais tão fácil.
Desde o dia 17.04 é obrigatória a presença de brasileiro para tirar o visto na embaixada em Brasília ou nos consulados do Rio e SP.
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/internacional/2017/04/india-torna-obrigatoria-presenca-de-brasileiro-para-visto_145912.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 19, 2017 10:38 am
Eita! Sem noção isso, hein? Não estava sabendo, obrigado.





Booking.com

Voltar para “Índia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio