Quando vai ser seguro viajar pelo Brasil? Coronavírus e o impacto nas viagens de 2020

Troca de informações sobre destinos no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qui Abr 09, 2020 12:11 pm
Imagem

Uma das maiores tendências do mercado de viagens após a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) será viajar pelo Brasil. Nosso país com proporções continentais tem muito para oferecer de Norte a Sul e merece ser explorado e valorizado. Muitos viajantes já trocaram a ideia de curtir o verão no Caribe para aproveitar as belíssimas praias brasileiras. Seja de carro ou avião, perto ou longe, sempre tem uma cidade interessante para você conhecer e se apaixonar.

Leia também: 13 destinos muito românticos e pouco conhecidos no Brasil

Mesmo antes da pandemia acabar é possível afirmar que o mundo mudou. Nada será como antes, pelo menos até termos uma vacina para combater esse vírus. A proporção foi global e, literalmente, parou com o turismo no mundo inteiro. Praticamente todos os voos internacionais foram suspensos no Brasil e não sabemos quando irão retornar - e se irão. É bem provável que a sua primeira viagem na nova era seja pelo nosso amado Brasil.

Apesar da imensa vontade de viajar, é preciso ir com calma e analisar bem o cenário. Fora isso, viajando no Brasil você tem a cobertura do seu plano de saúde e também do Sistema Único de Saúde (SUS). Viajando para o exterior, você precisará ter um seguro viagem com excelente cobertura, pois os custos são altíssimos - principalmente em dólares americanos, euros ou libras esterlinas.

Leia também: Preciso contratar um seguro viagem para viajar no Brasil?

O fator Brasil

Mesmo acompanhando cenários do comportamento da pandemia ao redor do mundo, ainda não se pode afirmar como será o quadro da doença em seu pico no Brasil. Isso acontece porque nos países que foram foco da doença, como a Itália e a China, havia um epicentro claro - Lombardia e Wuhan, respectivamente. Já no Brasil, o que se espera é que existam múltiplos epicentros - como em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras metrópoles.

Esse seria um quadro inédito, sem precedentes, da pandemia. O que significa que não temos modelos de contenção e dados para nos basear. Também não é possível afirmar o que é melhor ou pior - ter apenas um epicentro e controle no resto do país ou vários epicentros com mais autoridades para trabalhar na contenção.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, ter um ou vários epicentros muda tudo. Imagine só: se o epicentro fosse o Sul do Brasil, moradores do Nordeste talvez pudessem fazer turismo no Centro-Oeste sem preocupações, por exemplo. Mas só talvez, já que o vírus viaja com facilidade. Ao falar de múltiplos epicentros espalhados pela ampla geografia do país, o cenário certeiro é naturalmente o da paralisação total.

Essa talvez seja a principal incógnita para entender como será o quadro do coronavírus no Brasil. Pelas previsões divulgadas pelo Ministério da Saúde, espera-se que o pico da Covid-19 aconteça em abril. Nos cabe esperar para finalmente tirar a grande dúvida de como será o comportamento brasileiro da pandemia.

Pesquisa Falando de Viagem

O Falando de Viagem realizou uma pesquisa e revela que, embora exista uma sensação de incerteza, também há muito otimismo para o futuro, em especial, para o setor de turismo. De acordo com os dados, 45.5% dos respondentes pensam que será seguro viajar até o final do ano. Já 30.3% acreditam que poderão fazer as malas e desbravar o mundo no período de 3-4 meses. 37.7% dizem que vão marcar a viagem de 2 a 4 meses após a normalização. A maioria respondeu que fará uma viagem de avião (75%) e pelo Brasil (52.1%) quando a pandemia acabar.

Leia também: Pesquisa revela as expectativas dos brasileiros para viagens após a pandemia do coronavírus

Metodologia: a pesquisa ficou no ar por menos de 48 horas e obteve 1.105 respostas, entre os dias 5 e 7 de abril de 2020.

Situação em abril de 2020

Neste mês, as viagens são altamente improváveis. Possivelmente, o isolamento será mantido. Apenas viagens essenciais devem ser realizadas. Para não se decepcionar, não planeje viagens em abril - nem para perto e muito menos para longe.

Situação em maio de 2020

O desempenho da epidemia em abril irá definir como será o mês de maio, mas é provável que não seja seguro viajar. Há, inclusive, muitos hotéis que já informaram que estarão fechados em abril e maio. As companhias aéreas ainda irão esperar o cenário para definir a malha aérea de maio. Em abril, a imensa maioria dos voos foram cancelados.

Situação em junho de 2020

Temos esperanças! Com o isolamento, além de outras atitudes tomadas, esperamos que os números de casos estejam diminuindo. O grande problema é que somos um país gigantesco, com mais de 209 milhões de habitantes, sendo que muitos vivendo em situações precárias, onde falta água, sabão e comida.

E as férias de julho de 2020?

Teremos férias? Muitas escolas anteciparam o recesso para março. Ninguém ainda consegue prever esse cenário. Julho, junto com janeiro, são dois meses importantes para as viagens - alta temporada.

Leia também: Vai ter férias em julho de 2020?

Devo deixar para viajar apenas em 2021?

Achamos que não. Ao viajar, além de curtir momentos incríveis, você estará também ajudando o turismo brasileiro, que está em uma crise nunca antes vista. Fomentar o turismo é muito importante em 2020 e qualquer viagem vale. Inclusive, vale também ser mais generoso com as gorjetas, que serão mais importantes do que nunca para os funcionários.

Como se proteger durante a viagem?

Ainda é cedo para sabermos, mas devemos olhar para o que os outros países estão fazendo, afinal, como lá a pandemia começou antes, eles "estão no futuro". Na Europa, por exemplo, alguns países estão obrigando o uso de máscaras. Os seus hábitos de higiene precisarão ser elevados. Álcool em gel e outros produtos precisarão estar na sua mochila/bolsa sempre. A OMS certamente irá orientar futuramente sobre métodos de proteção.

Leia também: 10 hábitos de higiene que você deve ter em qualquer viagem, independente de pandemias

O que eu faço nesse momento?

Fique em casa. Siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Falando de Viagem quer que você viaje, mas apenas quando for seguro. Aproveite o momento para ler as nossas matérias, acompanhar o nosso Instagram e ir sonhando com a próxima viagem pelo Brasil.

Boa viagem - em breve!

E você, está animado para planejar a sua próxima viagem pelo Brasil? Quando acha que será possível? Já escolheu o destino? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Abr 09, 2020 7:58 pm
Eu estou otimista. Acho que precisamos pensar positivo e ficar em isolamento. Fica em casa, aguenta a quarentena, e daqui a pouco o cenário melhora.

JPSAL Mensagens: 778
Sex Abr 10, 2020 7:59 pm
Ficaria mais seguro de viajar se, pelo menos nesses primeiros meses, os aviões continuarem sendo higienizados, e houvesse alguma forma de não ter que usar aquelas bandejas sujas que tem no raio X.

Ah, com tudo isso acho que a Bradesco Cartões CGH vai ter que fechar para sempre, por não cumprir os protocolos de distanciamento social.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 10, 2020 8:08 pm
HAHAHAHAHA! Muito bom! Bradesco Cartões Lounge de Congonhas é uma piada - distância de 1cm entre as pessoas.

xushiwei Mensagens: 2
Dom Abr 12, 2020 11:30 pm
espero que se resolva brevemente.

Scofiled Mensagens: 15
Seg Abr 13, 2020 10:46 am
Tenho férias em maio e iria para São Paulo e Curitiba, mas agora não tenho mais esperanças. Vou ter que ficar as férias toda em casa :(

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 13, 2020 11:15 am
O ideal seria mudar a data das férias, mas acho que as empresas não vão topar.

Scofiled Mensagens: 15
Seg Abr 13, 2020 11:38 am
Pois é, no início de março eu até achava que em maio daria para viajar pelo Brasil, mas agora não acredito mais nisso.

francisdavis08 Mensagens: 90
Seg Abr 13, 2020 11:33 pm
Tenho uma viagem pra Fortaleza em Agosto e prefiro remarcar com taxa do que viajar. Vou deixar pro fim do ano mesmo ou 2021 se houver notícias de mutações do vírus

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 16, 2020 2:59 pm
Medida Provisória Nº 948: tenho direto ao reembolso solicitado antes de 8 de abril de 2020? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=351&t=18810" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Destinos - Brasil”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio