Bata Shoe Museum: a história através de sapatos em Toronto

Troca de informações sobre Toronto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Abr 07, 2018 10:20 am
Imagem

A cinco minutos andando do Museu Real de Ontário, um dos principais pontos turísticos de Toronto, encontra-se outra atração tão interessante quanto, porém diferente: o museu de sapatos! O Bata Shoe Museum se define como "incomum" e "único", que são adjetivos perfeitos para esse passeio. Querendo ou não, os calçados são as peças de vestimenta mais democráticas da história: homens e mulheres usam, existem em todos os tamanhos e para todos os gostos. No museu, os amantes de moda, história e cultura pop, poderão ver de perto mais de 4.500 anos de evolução contados via sapatos.

Imagem
Já na entrada, você encontra uma obra com sapatos pendentes, que acompanha as escadas.

O Bata Shoe Museum foi criado em 1979, quando a arquiteta suíça Sonja Bata, que colecionava sapatos desde a década de 40, decidiu compartilhar a sua coleção com o mundo. O acervo ocupa os quatro andares do prédio, que possui o formato de caixa de sapato, mas a área não é tão grande e a visita consegue ser feita rapidamente. Os modelos vão desde os primeiros exemplares de sapatos da história, até os mais modernos. Você ainda poderá ver pares icônicos de personalidades como Marilyn Monroe, Dalai Lama, Madonna, Elizabeth Taylor, Michael Jordan e muitos outros.

Imagem

A curadoria do museu organizou as peças em ordem cronológica. Ao entrar no Bata, você terá contato primeiramente com o conceito do que era um sapato nos primórdios da humanidade, e como a peça evoluiu até o que conhecemos hoje. O conceito é ver a história através dos pés dos outros - literalmente!

Imagem
A primeira sala do Bata, que mostra um panorama dos sapatos na antiguidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Além da mostra fixa, o Bata ainda conta com exposições temporárias. A mais nova, que ficará no museu de maio de 2018 até janeiro de 2019, é sobre o renomado estilista Manolo Blahnik e promete ser imperdível. Essa mesma exposição já rodou os principais pólos da moda na Europa, e o último e único destino da mostra nas Américas é em Toronto.

Um ponto negativo do museu de sapatos é a ausência de interatividade. Todos os sapatos são expostos lado a lado, alguns com um destaque especial, com um breve texto que explica a história por trás daquele par. Porém, muitos turistas, e nós, do Falando de Viagem, sentimos falta de recursos tecnológicos no museu. Quando o assunto é moda, uma das principais características é fusão do clássico com o moderno, o atual. E o fato de não ter nenhuma ferramenta interativa e tecnológica no Bata, é um ponto negativo, e que eles poderiam melhorar.

Leia também: Quantos dias passar em Toronto?

Recomendamos a visita ao Bata, que é um passeio cultural, único e diferente. O museu fica em Downtown, uma área muito turística da cidade, com várias atrações. Ao ir para Toronto, você com certeza irá bater perna por lá. Para quem viaja com crianças, a ida ao museu também é uma opção divertida, já que é muito mais fácil para os pequenos se interessarem por história por meio de sapatos engraçados e diferentes - e, claro, porque o sapatinho de cristal da Cinderela também está no Bata!

O Bata Shoe Museum abre todos os dias e a entrada é paga. Você pode consultar os horários de funcionamento e os preços aqui.

Bom passeio!

Texto: Manoela Caldas.
Fotos: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou para o Canadá a convite da Copa Airlines, com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece o Bata Shoe Museum? Gostou da proposta? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Abr 07, 2018 4:39 pm
Que máximo esse museu! Adorei e quero conhecer!

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Fev 08, 2019 1:36 pm
Eu adoro o Bata Shoe Museum! Um jeito diferente, único e interessante de contar a história da humanidade. Adoro quando fazem essa interseção entre história e moda!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 28, 2019 11:05 am
Acho o museu muito legal para quem gosta do mundo da moda. Fora isso, tem localização central, onde você estará passando.





Booking.com

Voltar para “Toronto”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio