Erro nos cálculos de acúmulo de pontos nos cartões da Porto Seguro

Informações sobre cartões de crédito e produtos da Porto Seguro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Sex Fev 09, 2018 8:14 am
Erro nos cálculos de acúmulo de pontos nos cartões da Porto Seguro

Você confere se os pontos/milhas acumulados na sua fatura do cartão de crédito estão corretos? Provavelmente não, assim como a maioria, mas erros podem acontecer e temos alguns relatos neste sentido. Agora, quem faz o alerta é o LMBJR, que está analisando seus ganhos e encontrando inconsistências.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

Veja seu relato, na matéria do Porto Seguro Visa Infinite, que reproduzimos abaixo:
Pessoal hoje eu parei para conferir a pontuação do meu cartão por conta de erros que eu julgava tratar apenas de não contabilização de pontos referentes a valores pagos antes do fechamento da fatura e acabei esbarrando na ponta de um pequeno iceberg.

Não posso afirmar que os seguintes erros já identificados tenham ocorrido ou ocorram em outras contas além da minha, mas por hora cabe dizer que:

A empresa que faz o programa de fidelidade ao qual o cartão Porto Seguro se vincula trabalha com uma data de fechamento dos pontos distinta da data de fechamento da própria fatura. Em meu caso a fatura fecha dia 8 de cada mês, mas o extrato de pontos fecha dia 5 de cada mês e isso dificulta acompanhar de perto o cálculo.

A empresa em questão usa um único dólar para todas as compras independentemente da data da compra, até aí nada novo, mas isso implica dizer que ao calcular sobre cada compra ao invés de ser sobre o montante nos saímos perdendo em todas as conversões cujo resultado possua casa decimal abaixo de 0.5 dólar o que pode causar uma certa diferença no final. Além disso o efeito pode ocorrer também em compras parceladas pois com o ponto de corte o somatório de pontos das parcelas poderá ser menor que o que seria se aplicado o dólar sobre o total da compra. Abaixo uma imagem do extrato mostrando três transações de R$ 1.40 que não pontuaram... aquele lema de milheiro, "compre tudo no cartão para gerar pontos" não se aplica aqui.

Vale dizer que o efeito contrário parece ocorrer quando o resultado da divisão supera o 0.5 dólar, o que pode compensar um pouco o problema.

O mais interessante é que o cálculo do 0.2:1 que se ganha a mais quando se gasta mais de R$ 6.000,00 é feito por conta simples sobre o total de compras.

No caso dos meus extratos, esse total de compras (valores transação) não bate com as compras feitas (vale lembrar que são as compras do período de apuração dos pontos e este não coincide com o período de apuração da fatura) e o resultado dele em termos de pontos, não bate com a pontuação atribuída.

Abaixo coloco uma imagem desse setor do extrato de pontos onde se sugere que o acelerador de 0.2 sobre o valor da transação 7.244,39 resultou em 9 pontos de acelerador. Pior de tudo que não se sabe de onde veio o valor da transação já que no período em questão, os gastos passaram de R$ 15.000,00.

Outra curiosidade é que há meses nos quais os pontos não foram lançados dentro do mês e sim no mês seguinte, gerando situação onde a fatura de 15 mil reais rendeu 1.161 pontos e uma fatura de 11 mil reais gerou 8.967 pontos.

A despeito da empresa optar por esse método de cálculo de pontos com base em data da compra ÷ pelo dólar do fechamento do extrato (e não da fatura) x 2, e de aplicar o acelerador (0,2:1) sobre o total das transações, eles não aplicam a pontuação sobre o valor total de compras parceladas, logo, o valor das compras parceladas entra no cálculo do acelerador, contribuindo mês a mês para alcançar a meta de gastos necessária. Digo isso pois li alguém por aqui alegando que compras parceladas não ajudavam a dar descontos e isenção é nem a aplicar o acelerador.

Em meu particular caso a Porto insiste que os equívocos cometidos já foram reparados e eu insisto que estou com pelo menos 6 a 10 mil pontos a menos e por Isso ficaram de agendar comigo uma conversa com o setor responsável pelo extrato de pontos.
Imagem
Imagem

Já aconteceu algo parecido com você?

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

ludodiniz Mensagens: 1012
Sex Fev 09, 2018 1:02 pm
Nossa, nunca reparei nas ordinárias. Só fazia um cálculo, ainda que por cima, com relação aos meses em que havia alguma promoção, como as do Santander e a dos 4 milhas por dólar do TPC Nutella.
Só tive uma vez problema com a Caixa, durante um ou dois meses, logo que saiu da Orbitall, as milhas não fechavam (e pelo que me lembro foi geral). Briguei muito com eles na época e não me deram a diferença - que era clara porque a fatura integral de um dos meses, excepcionalmente, foi toda gasta em dólar.
Vou dar uma conferida nos meus pontos da Porto.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sáb Fev 10, 2018 7:43 pm
O que me chamou a atenção foi pontuar pouco mais de 1.6k em uma fatura de R$ 15k @ludodiniz.

No geral eu faço uma conferência por alto e só paro para analisar maos a fundo se.notar uma grande inconsistência.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Fev 14, 2018 5:09 pm
Porto acabou de.ligar para informar que reconheceram "pontos bloqueados" referentes a pagamentos antecipados e devolucoes ocorridos antes do fechamento da fatura.

Segundo eles até sexta tudo estará corrigido. Assim que corrigirem me ligarão e pedirei para ver os extratos de novo.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Fev 16, 2018 12:44 am
E hoje, cerca de 1 mes e meio após eu haver suspeita do do erro, a Porto creditou a diferença de pontos.

Segundo a consultora os pontos estavam "bloqueados" (seja lá o que for isso) em razão de eu ter feito pagamentos antes do fechamento da fatura (como eu sempre suspeitara) e por conta de alguma compra cancelada e cujo valor houvera sido estornado.

Próximo passo será pegar os extratos atualizados e analisar se ainda encontro outros equívocos.

snake08 Mensagens: 62
Sex Mar 02, 2018 3:03 pm
Eu considero a situação grave porque coloca em dúvida a confiança na empresa.
O cartão da Porto já têm alguns problemas sérios: péssima cotação do dólar, mínimo de 15k para troca e agora ainda comem pontos?

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Sáb Mar 03, 2018 2:31 am
O único ponto fraco da Porto, para mim, é o programa de fidelidade, que precisava de uma turbinada. Fora isso, os erros parecem não ser intencionais. Como aconteceu, mas corrigiram automaticamente, sem eu ter que demandar nada.





Booking.com

Voltar para “Porto Seguro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio