Você confere se os pontos/milhas acumulados na sua fatura do cartão de crédito estão corretos? Provavelmente não, assim como a maioria, mas erros podem acontecer e temos alguns relatos neste sentido. Agora, quem faz o alerta é o LMBJR, que está analisando seus ganhos e encontrando inconsistências.
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Veja seu relato, na matéria do Porto Seguro Visa Infinite, que reproduzimos abaixo:
Pessoal hoje eu parei para conferir a pontuação do meu cartão por conta de erros que eu julgava tratar apenas de não contabilização de pontos referentes a valores pagos antes do fechamento da fatura e acabei esbarrando na ponta de um pequeno iceberg.
Não posso afirmar que os seguintes erros já identificados tenham ocorrido ou ocorram em outras contas além da minha, mas por hora cabe dizer que:
A empresa que faz o programa de fidelidade ao qual o cartão Porto Seguro se vincula trabalha com uma data de fechamento dos pontos distinta da data de fechamento da própria fatura. Em meu caso a fatura fecha dia 8 de cada mês, mas o extrato de pontos fecha dia 5 de cada mês e isso dificulta acompanhar de perto o cálculo.
A empresa em questão usa um único dólar para todas as compras independentemente da data da compra, até aí nada novo, mas isso implica dizer que ao calcular sobre cada compra ao invés de ser sobre o montante nos saímos perdendo em todas as conversões cujo resultado possua casa decimal abaixo de 0.5 dólar o que pode causar uma certa diferença no final. Além disso o efeito pode ocorrer também em compras parceladas pois com o ponto de corte o somatório de pontos das parcelas poderá ser menor que o que seria se aplicado o dólar sobre o total da compra. Abaixo uma imagem do extrato mostrando três transações de R$ 1.40 que não pontuaram... aquele lema de milheiro, "compre tudo no cartão para gerar pontos" não se aplica aqui.
Vale dizer que o efeito contrário parece ocorrer quando o resultado da divisão supera o 0.5 dólar, o que pode compensar um pouco o problema.
O mais interessante é que o cálculo do 0.2:1 que se ganha a mais quando se gasta mais de R$ 6.000,00 é feito por conta simples sobre o total de compras.
No caso dos meus extratos, esse total de compras (valores transação) não bate com as compras feitas (vale lembrar que são as compras do período de apuração dos pontos e este não coincide com o período de apuração da fatura) e o resultado dele em termos de pontos, não bate com a pontuação atribuída.
Abaixo coloco uma imagem desse setor do extrato de pontos onde se sugere que o acelerador de 0.2 sobre o valor da transação 7.244,39 resultou em 9 pontos de acelerador. Pior de tudo que não se sabe de onde veio o valor da transação já que no período em questão, os gastos passaram de R$ 15.000,00.
Outra curiosidade é que há meses nos quais os pontos não foram lançados dentro do mês e sim no mês seguinte, gerando situação onde a fatura de 15 mil reais rendeu 1.161 pontos e uma fatura de 11 mil reais gerou 8.967 pontos.
A despeito da empresa optar por esse método de cálculo de pontos com base em data da compra ÷ pelo dólar do fechamento do extrato (e não da fatura) x 2, e de aplicar o acelerador (0,2:1) sobre o total das transações, eles não aplicam a pontuação sobre o valor total de compras parceladas, logo, o valor das compras parceladas entra no cálculo do acelerador, contribuindo mês a mês para alcançar a meta de gastos necessária. Digo isso pois li alguém por aqui alegando que compras parceladas não ajudavam a dar descontos e isenção é nem a aplicar o acelerador.
Em meu particular caso a Porto insiste que os equívocos cometidos já foram reparados e eu insisto que estou com pelo menos 6 a 10 mil pontos a menos e por Isso ficaram de agendar comigo uma conversa com o setor responsável pelo extrato de pontos.
Já aconteceu algo parecido com você?