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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 9:38 am 
 Atualizado: Qua Jan 08, 2020 8:39 am 
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Mensagens: 18690
Administrador
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A Porto Seguro realizou mudanças no Porto Seguro Visa Infinite e Porto Seguro Mastercard Black, enviando um e-mail para os clientes no dia 12 de dezembro de 2019. Muitos clientes, inclusive, relatam nunca terem recebido tal e-mail. No dia 13, o Falando de Viagem entrou em contato com a assessoria de imprensa, solicitando uma conversa com alguém da área de produtos, para explicar as mudanças.

Leia também: Porto Seguro Visa Infinite faz mudança no acesso às salas VIP

No dia 16 de dezembro, depois de insistência, a assessoria de imprensa disse que não iria participar, alegando que o porta-voz está com a agenda corrida no final do ano. Se a empresa faz uma mudança impactante, o porta-voz deveria ser o primeiro a estar disponível, para responder não apenas ao FDV, mas a todos os veículos de imprensa interessados no assunto.

A forma como foi realizada a mudança prejudicou os clientes, que não tiveram como se adequar ao gasto mínimo de R$ 20.000,00 por mês, pois não sabiam que isso ocorreria. Se tivesse havido uma comunicação prévia, com regras claras, seria mais honesto com os clientes - que confiam na transparência da instituição.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 30, determina que "toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado".

Consultamos um advogado e ele disse que a lei não exige um prazo mínimo de comunicação no caso de alteração do regulamento, mas é necessário que a mudança seja informada com antecedência razoável, de maneira a não prejudicar os consumidores.

Essa antecedência razoável vai depender do caso concreto, e ainda segundo o advogado, na medida em que a Porto Seguro vinculou o Priority Pass e LoungeKey ilimitado a gastos mensais acima de 20 mil reais nos últimos 12 meses, a comunicação, na forma em que realizada, causou grande prejuízo aos consumidores, que não puderam se programar para atender à nova exigência.

Dessa forma, seria possível ajuizar uma ação judicial pedindo a manutenção do PP e LK ilimitado pelos próximos 12 meses, e somente após o transcurso deste período, se as metas não fossem atendidas, a limitação poderia ser implementada.

Por fim, só nos resta lamentar a atitude da Porto Seguro, uma empresa que sempre elogiamos pelo atendimento acima da média aos clientes. A confusão foi tanta que, no dia seguinte ao primeiro comunicado, muitos clientes receberam um novo e-mail da Porto Seguro, convidando a voltarem a ter um cartão de crédito - sendo que eles são clientes ativos.

Esperamos que haja uma comunicação mais assertiva da Porto Seguro ao cuidar dos seus principais clientes de alta renda. Se você se sentiu prejudicado com a mudança, reclame. Tem o Reclame Aqui, Consumidor, redes sociais e a justiça como canais para reclamações. Ficar calado é aceitar as mudanças.

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 9:43 am 
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Mensagens: 3644
Triste esse posicionamento da Porto. Tenho a impressão que eles não esperavam uma repercussão tão negativa. E também me parece que a medida foi implementada às pressas, de última hora.

Eu mesmo não recebi nenhum comunicado até agora. E no site/aplicativo não consta qualquer aviso da mudança.

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 9:48 am 
Mensagens: 4
Sobre essa história, a Porto segue se queimando! Conheço gente que conseguiu o PSVI não tem 2 meses.. e aí? Pessoa rodou feio nessa.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 9:59 am 
Mensagens: 557
Se tivessem avisado sobre a mudança antes, concentraria meus gastos nele.

Neste caso, não vou pagar 1500,00 reais de anuidade para ter 10 visitas.

Vou usa o Unlimited do Santander que continua ilimitado, da 2,2 pontos por dólar no pior cenário. (Porto por padrão 2,1)

Fora a sensação de sentir que não foram transparentes. Pegaram a gente de surpresa. O cartão e para um publico exigente, que provavelmente não aceitara este tratamento.

Só vou esperar o inicio do ano e vou cancelar o cartão Porto. Não faz mais sentido.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 3:01 pm 
Mensagens: 312
Pior ainda é que colocaram 20k de média para manter o PP ilimitado para sacanear. Se 15k é o suficiente para isentar, por que não usar essa média para manter os benefícios também? Porque muita gente gasta os 15k para isentar e depois gasta o resto em outros cartões. Fizeram de caso pensado para minimizar a quantidade de clientes que manteriam o benefício, justamente por isso também não quiseram dar “aviso prévio” da medida. Achei que foram muito mal intencionados com os clientes.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 5:23 pm 
Mensagens: 5229
Concordo!!

Fizeram de má fé mesmo, totalmente o oposto da postura que sempre tiveram.

Lamentável Porto!!

Eu mesmo tendo média acima de 20k e visitas ilimitadas vou cancelar assim que pagar a próxima fatura e transferir meus pontos.

RIP PSVI


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 5:41 pm 
Mensagens: 98
Parabéns pelas tentativas de contato! Infelizmente grande parte dessa rede de sites de viagem é "chapa branca".

Sent from my Redmi Note 7 Pro using Tapatalk


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 5:50 pm 
Mensagens: 3
Pessoal, quem puder fazer uma reclamação também em http://www.consumidor.gov.br também vai ajudar.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 7:39 pm 
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Mensagens: 687
Eu formalizei uma reclamação bem dura no atendimento. Disseram que me retornaria.
Ainda estou esperando.

De repente perderam tudo: o posto de cartão top, com os melhores benefícios e o melhor atendimento.

Eu já decidi: se essa decisão não for revista, será cancelamento.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 18, 2019 10:16 pm 
Mensagens: 169
Ridícula a postura da Porto.

Se queimar com o público do PSVI pode custar caro. Veja, que muitos fazem seguros, investimentos e compram outros produtos da Porto apenas sendo cliente do cartão. Eh uma porta de entrada.

Eu mesmo Dp que passei um add do PSVI p um amigo fechou o seguro na Porto por causa dos 5% de um carro zero. E agora a família dele (3 pessoas) irá fazer o msm em Janeiro. Todos eram segurado pela concorrência. Porto ganhou 4 seguros “só pq me concedeu o upgrade”.

Enfim, n foi nada transparente. Estou a um mês com o cartão (nem a primeira fatura fechou) e vou reclamar bem por n ter os benéficos a mim prometidos quando solicitei o cartão. Inclusive o o consultor me perguntou se eu queria saber sobre os benéficos do cartão qdo liguei lá a primeira vez. E me falou c todas as letras que o PP/LK era ilimitado. Agora, vem e muda as regras. Tudo errado.

Poderia ter me avisado que se eu gastasse 20k/média nos 3 primeiros meses eu teria tudo ilimitado mantendo essa média no resto do ano do 2021.

Enfim Porto. Pisou na bola demais!!


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