Japão: Um país completamente diferente

Troca de informações sobre destinos no Japão.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Jul 15, 2015 8:54 am
Japão: Um país completamente diferente

Imagem

O Japão é um arquipélago localizado ao lado leste da Coreia do Sul, no Oceano Pacífico - Ásia Oriental. São aproximadamente 377 mil quilômetros quadrados, 34 mil quilômetros de litoral e uma população com mais de 127 milhões habitantes, concentrada principalmente nas grandes cidades.

O país é uma das maiores economias mundiais e embora tenha passado por longos anos bastante fechado, inclusive para o turismo, hoje possui tecnologia de ponta, com supercomputadores, trens-bala, carros seguros, enfermeiros-robôs, câmeras digitais compactadas e muito mais. Uma modernização cada vez mais avançada e que permite tranquilamente a invasão das tendências ocidentais, mas incrivelmente consegue manter seus valores e tradições fortemente enraizados, apresentando serenidade, rigorosidade, costumes e regras. O destino ainda mantém a família imperial como referência.

Os japoneses são supersticiosos e adoram objetos da sorte. Você verá muitos jardins e milhares de templos, tanto budistas como xintoístas. Eles também fazem marcantes cerimonias em determinados festivais e tem atualmente os vídeos-games mais famosos. O karaokê é uma das diversões mais comuns entre eles.

O clima temperado prevalece em grande parte de seu território. Na região central as estações são bem demarcadas, mas é possível encontrar o subtropical ao sul e subártico ao norte. A primavera e o outono são as estações mais bonitas e com as temperaturas mais amenas. O país está extremamente preparado para os terremotos que ocorrem constantemente.

Hoje o Japão mistura um pouco de tudo, desde belas paisagens, com montanhas e lindos parques, até ilhas paradisíacas, com águas claras, como as de Okinawa.

As grandes cidades são verdadeiros contrastes entre o moderno e o antigo, entre o grande e o pequeno, entre a cultura local e a internacional. Parece tudo junto e misturado!

A cidade não dorme e há lojas de conveniência espalhadas por todas as partes, abertas 24 horas, onde você encontrará tudo que precisa.

O Japão é pequeno, por isso é possível visitar várias cidades na mesma viagem. Foi o que fizemos e não poderia ter sido melhor! Visitamos 10 cidades, usando o Japan Rail Pass, dando prioridade para visitar suas atrações principais, como castelos, parques, os muitos templos e observar todo seu cotidiano e cultura.

As cidades que visitamos foram: Tóquio, Kamakura, Odawara, Atami, Hakone, Nagoya, Quioto, Osaka, Nara e por fim a belíssima ilha de Okinawa, ao sul do Japão.

Fotos de Tóquio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Kamakura.

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Odawara

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Atami.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Hakone.

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Nagoya.

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Quioto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Osaka.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Nara.

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de Okinawa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O país possui muitos vulcões, sendo muitos deles ainda ativos, como o famoso Monte Fuji, com 3.776 metros, sendo o maior do país. É possível vê-lo de diversas partes, bastando o tempo não estar encoberto. No verão muitas pessoas fazem escaladas até seu topo para assistirem o sol nascendo.

Imagem

Na moda parece que a tentativa de juntar o oriente com o ocidente fez com que eles usem de tudo. Tudo mesmo! É possível ver pessoas andando nas ruas com roupas de executivos e roupas normais da moda internacional, mas também facilmente se vê pessoas fantasiadas de personagens conhecidos mundialmente e outras tão diferentes que nem dá para acreditar como poderiam andar tão estranhas e sem preocupações pelas ruas. Vale lembrar que tirar fotos das pessoas pode fazer com que o visitante receba uma certa grosseria, pois muitos não permitem serem fotografados.

Eles juntam costumes japoneses tradicionais e uma mistura de formas ocidentais modernas. Usam o tradicional Kimono para eventos especiais e festivais, ou mesmo nas atividades culturais como a famosa cerimônia do chá e momentos de dança, mas é normal ainda encontrar pessoas nas ruas usando eles, principalmente perto de parques, jardins e templos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Cosplay.

Diante de tanta modernidade, nos surpreendemos com o transporte público, pois por serem de companhias diferentes, até mesmo tendo o passe diário nas cidades é preciso sempre estar com um mapa na mão para ter certeza se o passe serve para determinada empresa e qual o trem certo para entrar. No começo tudo parece bem confuso, mas aos poucos fomos entendendo os mapas e as mil linhas, principalmente as de Tóquio.

Imagem
Mapa do metrô de Tóquio.

Imagem
Trem Bala.

A moeda utilizada no país é o Yene e por incrível que possa parecer diante da modernidade do país, diversas lojas e restaurantes não aceitam cartão de crédito ou débito, então é preciso estar prevenido e andar sempre com dinheiro vivo.

Uma quantidade enorme de pessoas, por todos os lados, além de cidades extremamente populosas, fizeram os japoneses viverem em espaços pequenos e se adaptarem muito bem para que tudo caiba nos mini cantos. Ao mesmo tempo, a muvuca é incrivelmente organizada, onde se respeita filas, idades e tudo sempre com muita educação. Andar muitos metros sem ver uma lixeira e mesmo assim ver as ruas limpíssimas foi algo bem impressionante e marcante.

Imagem

Imagem

Embora o país esteja cada dia mais se abrindo para o turismo, uma grande barreira infelizmente é o idioma, pois encontramos muitos japoneses que não falam inglês, principalmente os mais velhos e nas cidades menores, então para pedir informação a melhor forma é ir direto aos Centros de Informações e pedir um mapa da região.

São três caracteres utilizados para escrever japonês, o Kanji (importado da China), o Hiragana e Katakana. Os mais vistos, principalmente nas estações de trem e metrô, são o Kanji e o Hiragana, junto com o inglês, que é a língua universal para que todos possam entender.

Nossa recomendação é baixar aplicativos que fazem a tradução da voz ou de frases, tornando mais fácil a comunicação com quem não sabe inglês. Há muitos lugares públicos com Wi-Fi gratuito, mas para nossa tranquilidade utilizamos um Wi-Fi Pocket alugado na Econncet Japan, que nos deixou conectados 24 horas. Conseguimos ver e-mail, as redes sociais, pesquisar no Google e usar o GPS, além dos aplicativos.

Para quem não fala inglês aconselhamos não se aventurar pelo país. Nossa recomendação é contratar uma agência de viagem no Brasil para planejar toda a viagem. Além da comunicação não ser simples, a locomoção também não é, por isso é preciso planejar muito bem a viagem.

Quanto a alimentação, a comida é baseada no arroz e embora haja no Brasil muitos restaurantes japoneses, nos surpreendemos com a enorme variedade que vimos, indo desde os já conhecidos sushis, sashimis e tempura, até carne de cavalo, baleia e lula (cruas).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Considerado o país mais seguro do mundo, o Japão impressiona demais, desde as diversas regras que são rigorosamente respeitadas pelos cidadãos, a organização que eles conseguem ter, até a tecnologia de ponta e a intensa ocidentalização que tem ocorrido.

Não é um país somente para ver, mas principalmente viver e sentir! E foi isso que fizemos em nossos dias no Japão. Observamos de tudo, experimentamos as mais variadas comidas, das mais estranhas as mais comuns, sentimos diversos momentos um choque cultural e ao mesmo tempo uma admiração sem igual. O Japão é mesmo diferente e muito surpreendente. Um lugar que todos deveram experimentar pelo menos uma vez na vida!

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para o Japão com o apoio do Visit Japan.

E você, conhece o Japão? Quais cidades? O que mais gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 15, 2015 9:08 am
Realmente é bem diferente, mas muito interessante. É um país que tenho vontade de conhecer em um futuro próximo.

ymh1900 Mensagens: 139
Qua Jul 15, 2015 9:36 am
É realmente incrível, mas por mais estranho que pareça, me impressiona a qualidade do asfalto e das calçadas.
Um país clean.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jul 15, 2015 9:57 am
Muito interessante!
Japão nunca esteve na minha wish list mas tenho bastante curiosidade e adoro conhecer novas culturas.
Realmente tudo é diferente do outro lado do mundo! Legal conhecer por aqui um pouco dessas curiosidades, tradições e costumes!

Patrícia, qual foi sua maior dificuldade lá? idioma, comida, locomoção, fuso horário...

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 15, 2015 10:07 am
Idioma com certeza, nos primeiros dias principalmente. A comida, eu tentei comer de tudo e só japonês, algumas com gostos estranhos (principalmente os doces) e outras as já conhecidas como os sushis e sashimis que eram certas de serem boas.

A locomoção, até nos últimos dias eu ainda me perdia em Tóquio...rsrs E o fuso na volta foi pior que a ida, pois quando cheguei em Tóquio, mesmo ultra cansada, estava animada e só fui dormir bem tarde nos 3 primeiros dias e isso foi a melhor coisa que fiz, pois entrei rápido no fuso. Já na volta que passei uma semana ou mais para voltar ao fuso normal.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jul 15, 2015 10:19 am
Sem duvida uma cultura diferente e sobre a qual nao sei quase nada.

Por exemplo, nao fazia a menor ideia da dificuldade de comunicacao. Para mim todos falavam ingles em um pais com sistema educacional tao elogiado.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Jul 15, 2015 10:20 am
Japão parece um lugar incrível. Coisa de outro mundo. Tenho vontade de conhecer, apesar das possoveis "dificuldades".

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 15, 2015 10:29 am
Fabio,

Aqui no meu condomínio tem muitos japoneses, que vieram com a família a trabalho. Eles não falam português e o inglês, quando falam, é bem basicão. Ontem vi uma mulher dizendo que queria pagar a conta mostrando o cartão de crédito.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jul 15, 2015 10:37 am
Pois eh. Fazia outra ideia. Em alguns paises europeus como Holanda, Suica, Dinamarca e Noruega o percentual de pessoas que falam ingles beira os 100%.





Booking.com

Voltar para “Japão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio