Como se locomover no Japão

Troca de informações sobre destinos no Japão.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Mar 19, 2016 8:25 am
Imagem

Planejar uma viagem ao Japão requer um pouco mais de trabalho do que muitas viagens, mesmo para quem está acostumado a viajar internacionalmente. A ilha está localizada ao lado leste da Coréia do Sul, no Oceano Pacífico. Como muitos japoneses não falam inglês, provavelmente terá um pouco de dificuldade na comunicação.

Há várias maneiras de se locomover pelo país, dependendo de como você deseja. Há maneiras mais rápidas e mais caras, mas também maneiras menos rápidas e mais baratas. Como o iene (moeda local) é valorizado em relação ao dólar e mais ainda em relação ao real, tudo, até o meio de transporte mais barato, é considerado caro comparando com o Brasil.

Tóquio, Osaka e Nagoia são as principais portas de entrada no país. Para quem vai utilizar o Japan Rail Pass, o ideal é já trocá-lo assim que desembarcar, ainda no próprio aeroporto. Com o passe em mãos você terá acesso a todas as linhas JR do Japão, que são as que chegam às cidades e ainda terá livre acesso entre elas (mas não dentro das cidades). Dos aeroportos há trens rápidos até as estações centrais e principais das cidades. Com o passe é possível utilizar essas linhas.

Contratar um transfer antes da viagem para levá-lo do aeroporto com tranquilidade e sem estresse ao hotel é com certeza uma das melhores opções, porém no Japão esse tipo de serviço é muito caro.

Em muitos destinos alugar um carro é a melhor opção, mas no Japão, embora o trânsito seja organizado, a mão é inglesa, os estacionamentos são caros e ainda terá que prestar atenção nas regras do país, fora o estresse da comunicação. Pense bastante antes de alugar um carro.

Há aeroportos perto ou dentro das principais cidades, podendo seu deslocamento ser de avião entre elas, mas com o trem-bala (um trem muito rápido), que chega a diversas cidades, o tempo que irá perder até o aeroporto e o horário que precisará chegar antes para o check-in e embarque, provavelmente não vai compensar ir de avião. Vale lembrar também que o Japão é um país pequeno, moderno e seguro, então andar em transporte público é muito comum para os turistas, até mesmo os que vão em excursão. As linhas de trem JR chegam a todas as cidades do país.

Há linhas de trens entre as cidades que são mais baratas (não são da empresa JR), porém demoram muito mais e perder tempo na viagem com deslocamento não compensa.

Andar de ônibus ou metrô nas cidades, com exceção de Tóquio, não é muito complicado e é possível comprar um passe diário, tendo acesso livre nas estações de metrô ou ônibus. Táxis são caros tanto nas pequenas e muito mais nas grandes cidades, mas são necessários quando você tiver que voltar ao hotel bem tarde da noite.

Se locomover no Japão não é complicado, mas é preciso ter um planejamento, pesquisar os horários dos trens e verificar as plataformas. Se precisar, peça ajuda na guarita das estações apontando o nome do destino que deseja, pois mesmo que a pessoa não fale bem inglês ele conseguirá indicar o número da plataforma e o horário de partida do trem.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Dom Mar 20, 2016 4:36 am
Eu desaconselho fortemente a pegar o JR Pass no aeroporto de Narita ao chegar de viagem. Você estará (obviamente) cansado da longa viagem e após passar pela imigração e alfândega não irá querer ficar plantado em uma fila quilométrica pra retirar seu passe. Meu conselho, pague o seu bilhete do Narita Express (estrangeiro paga metade mostrando o passaporte) e no dia que você for realmente utilizar o trem, retire o seu JR Pass na estação. Lembrando que ele começa a valer no dia que você se dirige a loja da JR para retirá-lo. Se você chegar um dia e for viajar de trem no dia seguinte "perde" um dia de passe assim.

Eu como fui utilizar o trem para ir a Hiroshima cinco dias após descer em Tokyo, retirei o meu JR Pass na estação minutos antes de viajar.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Mar 20, 2016 6:19 pm
Realmente é complicado se locomover no Japão. Por isso mais do que nunca dicas como essa são valiosas. Sempre que pensava em locomoção no japão, achava q trem era mesmo a melhor opção... Trem bala deve ser demais.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Mar 21, 2016 9:19 am
JLito, acho que isso de filas depende muito do dia e horário né... eu troquei o JR no aeroporto e não foi demorado. Se não tivesse trocado, a passagem sairia uns U$30.00 - na época, algo perto de 100 reais só para uma pessoa...

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Ajudante Mensagens: 18088
Sex Mar 25, 2016 8:55 am
Japan Rail Pass: A melhor e mais prática forma de se locomover de trem entre as cidades no Japão http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=46&t=13157" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Sex Mar 25, 2016 1:35 pm
Eu quando cheguei ao subsolo do aeroporto em Narita e vi a fila do JR Pass me desanimei. Até mesmo a atendente na fila me sugeriu pegar o passe em outro local. Como para estrangeiros o N'EX custava metade do preço eu paguei sem problemas e só fui retirar o passe depois.

eduimperador Mensagens: 6
Qua Jan 04, 2017 11:15 am
Aos que falam que é realmente complicado se locomover no Japão, discordo completamente com esses comentários.

De todos 9 países que ja visitei, o Japão (estive em Agosto de 2016) foi o melhor (de longe) para se locomover. É tudo muito fácil, você chega na estação do trem bala, pode ir diretamente para a plataforma e esperar o seu trem, que em média é a cada 15 ou 20 minutos, ou passa no guichê e reservar um assento. Vou explicar o porque desse passe:

Esse JR PASS tem três opções (7, 14 ou 21 dias), tem também o JR PASS Green Card (Primeira classe), totalmente desnecessário na minha opinião, e mais caro é claro.

Comprei por 14 dias, paguei o valor de R$ 1.500
Fui para 14 províncias do país (praticamente de norte a sul) e 80% do transporte que utilizei, foi Shinkansen (o famoso trem bala).
Pensando que uma simples viagem de Tokyo à Hiroshima de ida e volta, custa em média U$ 110. A brincadeira custa quase R$ 500.
Agora coloque na ponta do lápis, ir para 14 lugares (os mais distantes custavam mais de U$ 250. Nas minha contas, eu teria gastado mais de R$ 8 mil facilmente, só de trem!!!

Sem contar com um detalhe importante, você pode utilizar também grande parte da linha ferroviária JR das cidades que estiver (tipo usar algumas linhas de metro/trem na sua cidade)

Se tiverem dúvidas, por favor sintam se a vontade para perguntar!

Arigatou Gozaimasu.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Nov 08, 2018 6:49 am
Achei bem tranquilo me locomover no Japão, claro nos primeiros dias você ainda se perde, vê as diferentes máquinas nas estações e pensa "Ai meu Deus" mas depois que pega lógica é fácil. Carro eu realmente desaconselho, mesmo que você esteja acostumado a dirigir na mão inglesa, as placas são confusas e o estacionamento ABSURDO, vimos os preços e caímos para trás, além de que eles são difíceis de achar.

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Set 01, 2020 1:31 pm
Andar de trem bala deve ser incrível!





Booking.com

Voltar para “Japão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio