Como é andar no metrô de Tóquio

Troca de informações sobre destinos no Japão.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Nov 04, 2016 6:20 am
Como é andar no metrô de Tóquio

Imagem

O metrô de Tóquio é hoje o quinto maior do mundo, então por mais que possa parecer fácil entrar em uma estação e sair em outra, no caso de Tóquio é bem mais complexo do que se pode imaginar. O sistema metropolitano é operado por duas empresas diferentes: Tokyo Metro e a Toei. Há ainda as linhas de trem que podem passar na mesma estação, como a JR line e Nippori-toneri liner.

A empresa Toei opera em 4 grandes linhas e a Tokyo Metro outras 9 linhas. Elas podem se encontrar em uma mesma estação.

Existe um Day Pass que atualmente custa 700 ienes (menos de 7 dólares) para as linhas Toei e com ele você pode entrar e sair livremente por todas as linhas do Toei. Caso precise sair em alguma linha que seja da empresa Tokyo Metro terá que pagar um valor de diferença.

Como pagar esse valor? Sempre ao entrar e ao sair do metrô você terá que passar o cartão (Day Pass) ou ticket na catraca, então ao sair a catraca vai avisar que você não está autorizado, sendo necessário pagar a diferença ao guarda da guarita.

No primeiro dia você provavelmente vai achar tudo bem confuso, mas já no terceiro se sentirá ambientado e entendendo a lógica do metrô. Com um mapa na mão tudo fica bem mais fácil e rápido, então assim que chegar em uma estação de metrô peça logo um mapa em inglês.

Imagem

Quem não for utilizar o Day Pass vai precisar comprar o ticket avulso, cujo valor varia de acordo com a distância. Para saber o valor exato a pagar você terá que verificar com o guarda da guarita ou solicitar ajuda na máquina que compra o ticket, indicando a estação que pretende sair. O valor inicial do metrô é de 200 ienes (menos de 2 dólares). Se você comprar o ticket de valor mínimo, dependendo de onde for sair, terá que pagar a diferença de valor.

Exemplo: Se você comprar um ticket de 200 ienes, mas a distância entre a sua estação e a que irá sair for no valor de 310 ienes, quando você for passar o ticket para sair da estação a catraca irá acusar que você está errado e terá que pagar a diferença. Ao efetuar o pagamento da diferença o guarda da guarita libera sua saída. Lembre-se sempre de anotar em qual estação você entrou, pois talvez ele solicite essa informação.

O mesmo procedimento é utilizado caso você troque de linha e elas sejam operadas por companhias diferentes.

Como e onde posso comprar o ticket? Existem diversas máquinas antes das catracas para a compra do Day Pass ou do ticket, com opção de tela em inglês, então não é difícil comprar. Caso tenha dúvidas basta pedir orientação.

Imagem

Como alguns trens passam nas mesmas linhas que os metrôs, sempre verifique no letreio superior para ter certeza que irá pegar o trem correto e o horário de chegada. Fique bem atento para não correr o risco de entrar no vagão errado.

Estação de Tóquio onde passam 5 linhas de metrô e várias de trens para outras cidades. É um local bem movimentado!
Imagem

Além do passe livre diário, o Day Pass dá desconto para entrada em alguns lugares, como os parques, então esse é mais um motivo para comprá-lo.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

E você, já andou no metrô de Tóquio? Achou fácil? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Nov 04, 2016 6:22 am
Como comprar tickets no metrô do Japão http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=46&t=12687" onclick="window.open(this.href);return false;

Armários nas estações de metrô e trem no Japão http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=46&t=13127" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Sex Nov 04, 2016 8:05 am
É uma boa inspiração pro Rio de Janeiro e suas duas linhas de metrô paralelas hahahah

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Nov 04, 2016 8:45 am
Nossa, dá para ir em qualquer lugar com o metrô.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Nov 04, 2016 9:31 am
Comparando o mapa do metrô de Tókio e o painel da Apollo 11, me pareceu mais fácil ir à Lua... :lol:
Ainda bem que o FDV dá as dicas para os aventureiros... ;)

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Sex Nov 04, 2016 11:07 am
Nossa parece uma loucura

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Japão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio