Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Mar 12, 2020 10:26 am
Imagem

O coronavírus (Covid-19) caiu como uma bomba no mundo todo. Muito se fala sobre o vírus e as opiniões de especialistas não são unânimes. Quanto mais notícias são divulgadas, maior é o medo. Quem tem viaja marcada, para qualquer lugar do mundo, fica preocupado com a dimensão do problema, que já atingiu mais de 200 países. Não há como saber quem está com a doença e os sintomas podem demorar a aparecer. É fácil se contagiar, principalmente se você deixar de lado os hábitos de higiene. Será que é a hora de cancelar a viagem? A Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou a pandemia.

Leia também: Coronavírus | Devo usar máscaras de proteção nos aeroportos brasileiros?

No momento, é impossível prever o que acontecerá em duas ou três semanas. Alguns países, como Itália e Israel, o turismo já não é mais permitido - em Israel está sendo exigida uma quarentena de 14 dias para quem chega ao país. Na Itália, as companhias aéreas cancelaram os voos e várias regiões estão em quarentena - pode entrar todo o país em quarentena. Também não é recomendável viajar para a China, por razões óbvias, e várias companhias aéreas também já cancelaram as rotas temporariamente.

O que é uma pandemia?

É uma doença infecciosa que ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro. Já aconteceu, em 2009, com a gripe suína. Até o momento, não há uma vacina contra o agente patogênico ou tratamento que possa prevenir a doença.

Leia também: Fui para China em época de Coronavírus | Relato de viagem para Wuhan, o foco da epidemia

Cancelo ou espero?

Dependendo do seu destino, você pode manter a viagem, mas tomar cuidados redobrados. O mundo é globalizado e o vírus se espalhou rapidamente, então pode haver pessoas doentes - sem saber - em qualquer lugar. Aglomerações devem ter evitadas ao máximo. O problema de manter a viagem é que o seu destino pode ser prejudicado, com locais fechados para visitação - algo que está acontecendo muito na Europa.

No Brasil, até o momento, tudo está normal e não há motivos para cancelar a viagem no mês de março. De abril em diante, é preciso esperar para ver o cenário. A boa notícia é que as empresas estão sendo flexíveis e permitindo cancelamentos sem multas ou remarcações para datas futuras.

É seguro viajar de cruzeiro?

No momento, não recomendamos viagens de cruzeiros, pois os gigantes dos mares podem transportar até 7 mil pessoas, e o vírus pode se propagar com mais facilidade. Além disto, os idosos são os maiores públicos dessas viagens, e são o grupo de maior risco. O ideal é adiar a data da sua viagem e as empresas estão permitindo isso sem custos.

Leia também: Fiz conexão na Itália em época de coronavírus | Relato de viagem

E o seguro viagem?

O seu seguro viagem, com a declaração de pandemia, não irá mais cobrir qualquer problema relacionado ao coronavírus. Quando a pandemia é declarada, o viajante recebe atendimento seguindo os protocolos internacionais de acordo com a OMS, ou seja, será tratado pelas regras de saúde do governo local.

Atualização: uma empresa confirmou que cobre o tratamento ao coronavírus - todas as outras não cobrem enquanto a pandemia estiver declarada.

Leia também: Quais seguros viagem cobrem o coronavírus?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 12, 2020 10:36 am
Restringir viagens de avião é ineficaz contra coronavírus, diz associação
https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2020/03/12/restricao-de-viagens-e-ineficaz-contra-virus-diz-associacao.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Claro que as associações vão dizer isso... as aéreas são muito prejudicadas.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mar 12, 2020 10:49 am
LATAM reduz seus voos internacionais em aproximadamente 30% devido à baixa demanda e restrições de viagens

A medida será aplicada principalmente para voos da América do Sul à Europa e aos Estados Unidos, entre 1º de abril e 30 de maio de 2020

Para oferecer tranquilidade ao viajar, o Grupo LATAM continuará proporcionando flexibilidade aos seus passageiros para reagendarem seus voos sem cobrança de multa

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Mar 12, 2020 12:06 pm
Se tivesse alguma viagem marcada para os meses de março e abril, certamente cancelaria. Se fosse em maio e junho, aguardaria para ver como a situação irá avançar.

O problema maior são as medidas adotadas pelos governos, que resultam em cancelamento de voos, quarentena e outras medidas. Imagina só estar num país e não conseguir voltar para casa.

Está tudo muito confuso, e nestes momentos acredito que o melhor seja ficar em casa.

JPSAL Mensagens: 778
Qui Mar 12, 2020 2:54 pm
Eu comprei uma passagem para um destino nacional, voo de 1h30, para daqui duas semanas, numa "promoção coronavírus" da LATAM tem uns 3 dias - R$ 230, ida e volta. E já estou pensando em deixar a viagem para lá... Mesmo sabendo que não vou receber nada de votla.

Avatar do usuário
LimaOliver Mensagens: 700
Qui Mar 12, 2020 3:46 pm
@JPSAL, estou na mesma, e a minha será na semana que vem... tô realmente pensando em deixar pra lá e ficar na Netflix, rs

Avatar do usuário
iPitas Mensagens: 59
Qui Mar 12, 2020 8:25 pm
Estou em Jericoacoara nesse momento, parecia tudo tranquilo até poucos minutos atrás quando uns gringos falando espanhol chegaram no hotel tossindo bastante!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Mar 13, 2020 2:52 am
Pessoalmente nao temo ser contaminado. Mas temo o risco de ficar retido por fechamento de fronteiras e cancelamento de voos.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mar 13, 2020 7:11 am
Como não tenho viagem marcada nem planejada, estou tranquilo.

A letalidade na minha faixa etária é baixíssima, então não estou preocupado. Mas também não quero ser vetor de transmissão do vírus e passá-lo para alguém mais vulnerável, então estou tomando os cuidados de praxe.





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio