Coronavírus não foi a primeira e nem será a última | Conheça as 10 maiores epidemias da história

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Mar 21, 2020 10:32 am
Imagem

A pandemia do coronavírus desestabilizou o século XXI. Apesar de já termos vivido a pandemia de H1N1 em 2009, a grande diferença das duas é que a COVID-19 parou o mundo, tirando todos da zona de conforto. O ambiente é caótico, mas este também é o momento de lembrar o quão individualmente pequenos nós somos diante o mundo.

É preciso lembrar que o coronavírus não é a primeira, nem a última e quiçá a maior pandemia que a humanidade já passou. Com a tecnologia e acesso à informação que temos hoje, a certeza que fica é a de que sairemos melhor dessa. Como aprendizado é sempre importante, vamos aqui lembrar das 10 maiores epidemias da história. Epidemias, porque (felizmente) não passamos por tantas pandemias.

Antes, vamos destrinchar a diferença entre os termos. O termo epidemia é usado para descrever uma doença que se manifesta em massa, porém delimitada a certos locais. A pandemia é o pior cenário, é como a irmã mais velha da epidemia. A doença é uma pandemia quando há epidemias acontecendo ao mesmo tempo nos quatro cantos do mundo.

Leia também: Coronavírus x Viagens | Tudo que você precisa saber

1) Gripe espanhola

Ao contrário do nome, essa não foi uma doença epidêmica na Espanha, e sim no mundo todo. É causada pelo vírus influenza, que constantemente sofre mutações e por isso dificulta a formulação de vacinas e coloca a humanidade em grande risco. Mas a pandemia da gripe espanhola foi, sem dúvidas, o mais preocupante episódio causado pelo influenza. Matou o então presidente do Brasil, Rodrigo Alves.

2) Tifo

Provavelmente a doença menos popularmente conhecida da lista. A epidemia bactericida aconteceu na Europa Oriental e Rússia entre 1918 e 1922, deixando aproximadamente três milhões de mortos. A doença é facilmente proliferada em situações miseráveis, como com a presença de ratos. E como o cenário era de guerra, era o estado ideal para uma epidemia.

3) Febre amarela

A febre amarela é amplamente conhecida pelos viajantes, porque apesar de ter sido uma epidemia nos anos de 1960, até hoje a vacinação é obrigatória para entrada em muitos países. A vacina - como em qualquer doença - é extremamente importante. A febre amarela tem uma versão silvestre e uma urbana, muito comuns nas Américas e na África.

Leia também: Devo cancelar minha viagem de julho por causa do coronavírus?

4) Peste negra

Amplamente explorada nas aulas de história, a peste bubônica é considerada a pior epidemia já enfrentada pela Europa. Entre 1333 a 1351, deixou aproximadamente 30 milhões de mortos. A grande causadora foi uma bactéria presente nas pulgas dos ratos. E com a quase nula qualidade de higiene da época, se expandiu muito facilmente. Tanto que o combate aconteceu junto com a melhora do saneamento básico.

5) Tuberculose

A tuberculose é altamente contagiosa e se prolifera com mais facilidade em país com altos índices de pobreza, como o Brasil. O causador da doença foi identificado em 1882, ano em que se iniciou uma campanha de prevenção em massa. Mas cientistas descobriram sinais de tuberculose em esqueletos de mais de sete mil anos. Estima-se que a tuberculose fez um bilhão de vítimas entre 1850 e 1950.

6) Malária

O protozoário Plasmodium, causador da doença, foi descoberto em 1880 e mata em média 3 milhões de pessoas anualmente. A doença acontece a partir da picada do mosquito da espécie Anopheles contaminado. A OMS considera a malária a pior doença tropical e parasitária da atualidade. Não há vacina contra a malária.

7) Aids

A doença desenvolvida a partir da contração do vírus do HIV foi descoberta em 1981, nos Estados Unidos, e se tornou uma pandemia na época. Desde então, foram cerca de 22 milhões de mortos. Felizmente, muito se avançou e hoje a luta é para desassociar a aids do HIV - quem contrai aids é necessariamente portador do HIV, mas nem todos os portadores de HIV têm aids - e também para ensinar que a doença não é exclusiva ou majoritária na comunidade LGBT - tal informação é errada e responsável por muito preconceito.

Leia também: Quais seguros viagem cobrem o coronavírus?

8) Sarampo

Altamente contagioso via mucosas, é uma das principais causas da mortalidade infantil, com aproximadamente 6 milhões de mortos por ano. Por isso mesmo que a vacina contra o sarampo é tão importante. A primeira fórmula foi elaborada em 1963 e, com o aperfeiçoamento ao longo dos anos, a doença foi erradicada em diversos países.

9) Varíola

A varíola fez aproximadamente 300 milhões de vítimas por todo o planeta por mais de três mil anos, entre 1896 e 1980. Grandes nomes da história como o Faraó Egípcio Ramsés II, a Rainha da Inglaterra Maria II e o Rei da França Luís XV tiveram varíola. A vacina foi descoberta em 1796 e com ela a doença conseguiu ser erradicada.

10) Cólera

A pandemia da cólera aconteceu em 1817, mas a doença permeia a humanidade desde a Idade Média. A contaminação ocorre a partir de água e alimentos contaminados, o que com as condições de higiene da época, era muito fácil de ocorrer. O vibrião colérico já sofreu diversas mutações ao longo da história que provocaram surtos e epidemias e a vacina tem baixa eficácia.

Leia também: Como o seu agente de viagem deve te ajudar em época de coronavírus

Informe-se e seja responsável consigo e com os outros. Logo menos tudo se normaliza e você poderá continuar a explorar o mundo!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 21, 2020 2:14 pm
Eu diria que nem Hollywood conseguiu pensar em um cenário como o atual.

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Sáb Mar 21, 2020 11:54 pm
Curiosidade: na Itália chamam de Tiffosi os torcedores de futebol ou de corridas, justamente pelo nome da pandemia de Tifo. Era como se os torcedores "tiffosi" fossem muitos e se multiplicassem rapidamente.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mar 22, 2020 9:15 am
Aliás, eu li que um jogo de futebol em Milão foi responsável por grande propagação do coronavírus.

Carollliberato Mensagens: 171
Dom Mar 22, 2020 7:37 pm
Procuro pensar que tudo o que acontece serve-nos de uma lição. Em tempos de COVID-19 o mundo pede por uma vacina rápida, enquanto muitos brasileiros se recusam a tomar as vacinas já disponíveis atualmente.

Que nos sirva de aprendizado e a partir de agora toda a população entenda a real necessidade de se proteger com as vacinações.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Mar 23, 2020 6:24 pm
@Carollliberato, essa loucura conspiratória anti-vacinas é uma das coisas que mais me assustam. Pelo menos o ''terraplanismo'' não mata.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 24, 2020 6:29 pm
Dados do dia 17

- 173.344 casos confirmados no mundo todo.
- 7.019 mortes confirmadas no mundo todo.
- 152 países atingidos.

Dados do dia 24

- 375.498 casos confirmados no mundo todo.
- 16.362 mortes confirmadas no mundo todo.
- 195 países atingidos.

Em apenas UMA SEMANA você percebe como é tudo muito rápido.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 16, 2020 2:59 pm
Medida Provisória Nº 948: tenho direto ao reembolso solicitado antes de 8 de abril de 2020? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=351&t=18810" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio