5 atrações culturais de Paris pouco conhecidas que vale a pena visitar

Troca de informações sobre Paris.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Jul 13, 2017 12:00 pm
Imagem
Castelo de Fontainebleau

Louvre, Museu d'Orsay, Museu Rodin, Palácio de Versalhes... não há como não associar estes nomes a uma viagem por Paris e arredores. São atrações indispensáveis em uma primeira ida à Cidade Luz, e para as quais muitos acabam retornando em suas viagens seguintes. Mas a capital da França é um caldeirão cultural inesgotável, e oferece diversas outras atrações de cunho histórico e artístico. Muitas acabam passando batidas aos olhos do turista comum, mas a verdade é que elas revelam agradáveis surpresas, costumam ser bem menos concorridas do que as atrações mais famosas, e certamente acrescentarão muito em qualquer roteiro parisiense.

Abaixo, 5 locais recheados de cultura e história que você pode incluir em sua próxima visita a Paris:

1) Grand Palais

A maioria o conhece apenas pela imponente fachada e pela sua arquitetura, incluindo aí o maior telhado de vidro da Europa. O que nem todos sabem é que o Grand Palais, estrategicamente localizado entre a Champs-Élysées e a Ponte Alexandre III, é sede de algumas das exposições temporárias mais interessantes de Paris. Em qualquer época do ano, vale a pena conferir os eventos do Grand Palais. Em 2017, por exemplo, o local sediou uma interessante retrospectiva sobre a obra de Auguste Rodin. E em uma das entradas do palácio, está o Palácio da Descoberta, museu dedicado à ciência.

2) Museu Bourdelle

No charmoso bairro de Montparnasse, está localizado um museu pouquíssimo conhecido pelos brasileiros. Trata-se da antiga residência de Antoine Bourdelle, carpinteiro, ilustrador e escultor que teve grande destaque na Belle Époque. O local é muito agradável e rende um passeio tranquilo e relaxante (bem diferente do clima de museus como o Louvre). Os visitantes têm a oportunidade de conhecer o ateliê do artista (que permanece intacto), jardins bem preservados, além da exposição de suas imponentes esculturas. O museu também abriga interessantes exposições temporárias. E o melhor: a entrada é grátis!

3) Cinemateca Francesa

Fica no bairro de Bercy, um pouquinho afastada das principais atrações turísticas, mas vale a visita - principalmente se você ama cinema! O local guarda mais de quarenta mil filmes, além de milhares de documentos e objetos relacionados ao cinema do mundo inteiro! Um verdadeiro mergulho na história da sétima arte! Em sua exposição permanente, é possível conferir figurinos, instrumentos de ótica, câmeras, lanternas mágicas, cartazes, documentos, e diversos trechos de filmes. E vira e mexe, rola alguma exposição temporária bem bacana. Merece destaque também o bonito e moderno prédio que sedia o museu, obra do renomado arquiteto Frank Gehry.

4) Cidade da Música - Filarmônica de Paris

Fica no Parc de la Villette, 19º Arrondissement, em uma região mais periférica - por isso, apesar da beleza do local, a visita vale mais a pena se for para assistir a um espetáculo ou participar de algum evento específico. Trata-se de um centro cultural totalmente dedicado à música. A moderna construção possui uma arquitetura incrível, com um projeto acústico de primeira linha. O local conta com anfiteatro, biblioteca, sala de concertos, o museu da música, salas de exposições, e espaço para oficinas - além, é claro, de ser a sede da renomada Orquestra Filarmônica de Paris. Assistir a um concerto na lindíssima sala sinfônica é uma experiência inesquecível!

5) Castelo de Fontainebleau

Esta dica talvez seja mais batida, mas é fato que muita gente, ao viajar para Paris, pensa unicamente no Palácio de Versalhes, e esquece que há um outro castelo tão interessante quanto perto da capital - e que proporciona uma visita muito mais agradável, sem tanta muvuca. Construído no Século XII, o Castelo de Fontainebleau foi habitado por diversas dinastias, e cada uma delas deixou ali sua marca. São salões, quartos, bibliotecas e outros cômodos ricamente decorados, além de uma incrível coleção de obras de arte, que proporcionam uma fantástica viagem no tempo. O castelo possui uma grande importância histórica para a França, e é facilmente acessado de trem, em menos de uma hora de viagem de Paris. Embora os jardins de Versalhes sejam bem mais grandiosos e imponentes, consideramos que o interior de Fontainebleau é mais interessante - e a visita acaba sendo muito mais agradável.

Conclusão

Assim como sempre recomendamos sair um pouco de Paris e explorar o interior da França, também consideramos que, uma vez na capital francesa, todos deveriam prestar atenção em atrações menos conhecidas, e que podem proporcionar agradáveis surpresas e experiências inesquecíveis. Paris é inesgotável, e sempre há novas descobertas a se fazer, principalmente quando saímos dos cartões-postais mais tradicionais.

Leia também: Museus e monumentos gratuitos em Paris

Boa viagem!

Texto e foto: Fabio Calderon.

E você, já visitou algumas destas atrações em Paris e arredores? Qual delas? Gostou? Recomenda a visita? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 13, 2017 2:59 pm
Nossa, não conheço algumas! Achei todas interessantes!
Bom que motivos não faltam para voltar demore à Paris!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Sex Jul 14, 2017 11:49 am
Não conheço nenhuma! Adorei as dicas!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Sex Jul 14, 2017 5:49 pm
Parc du Asterix, para quem tem crianças, tb é excelente e fica só a 50 minutos do centro de Paris, de carro.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Jul 14, 2017 7:28 pm
Jah estive umas 15 vezes em Paris e sempre me surpreendo com alguma coisa bacana que nao conhecia

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jul 14, 2017 8:23 pm
Que legal saber disso Fabio!
Paris é um daqueles lugares para voltarmos mil vezes!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Dez 06, 2018 7:42 am
Paris é mesmo inesgotável... sempre que vou, descubro algo novo. Dá vontade de ir todos os anos.





Booking.com

Voltar para “Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio