Louvre com crianças: 5 dicas para tornar a visita dos pequenos ainda mais especial

Troca de informações sobre Paris.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qua Nov 20, 2019 3:14 pm
Imagem

O Museu do Louvre, inaugurado em 1793, e que hoje conta com aproximadamente 14km de corredores e 38.000 objetos em exposição, é uma das maiores atrações de Paris e do mundo, tanto que recebe anualmente mais de 8 milhões de visitantes. Considerando toda esta grandiosidade, é normal que muitos adultos, e a maioria das crianças, se sintam frustrados ao ficar apenas perambulando por suas alas, sem conhecer um pouco da história e sem conseguir identificar os locais das obras de maior interesse.

Leia também: Roteiro de 5 dias em Paris

Além disso, algumas dificuldades práticas causam desânimo, notadamente no que se refere às grandes filas e também a dificuldade de encontrar ingressos. Por causa de tudo isso, daremos algumas dicas preciosas que podem tornar a visita ao Louvre muito mais tranquila e enriquecedora, deixando na memória apenas boas lembranças e o desejo de um breve retorno.

1) Contrate uma guia privativa

Dentre todas as nossas dicas, talvez essa seja a que mais irá impactar na visita, pois uma guia traz contexto ao passeio. Nós contamos com o acompanhamento da Tânia - WhatsApp +33 6 5035-4704 e Instagram) -, que é não apenas um encanto de pessoa, como uma profissional espetacular.

O objetivo principal era criar um roteiro focado no Davi, de 8 anos, e ela preparou um programa passando não apenas pelas principais obras, mas acompanhando uma evolução história, indo desde as esculturas gregas até os artistas modernistas, com abordagem própria para crianças se sentirem envolvidas e curiosas.

Claro que no roteiro não poderiam faltar alguns ícones, como a Mona Lisa e A Liberdade Conduzindo o Povo, que estampa o álbum Viva La Vida do Coldplay, que foram imediatamente reconhecidos pelo Davi, que fez várias perguntas, querendo saber, inclusive, o motivo pelo qual a Mona Lisa ganhou tanta notoriedade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com o acompanhamento da Tânia, o Louvre deixou de ser uma exposição fria e distante, para se tornar uma verdadeira aventura em 3D, com uma clara conexão com os artistas e o contexto histórico. O passeio durou 3 horas e 30 minutos e foi suficiente para amarmos tudo e queremos voltar no futuro para explorar outros recantos deste incrível museu.

2) Não fique mais do que 3/4 horas no museu

O tempo de permanência em um museu como o Louvre é algo controverso, mas em todas as experiências que já tivemos, nossa conclusão é de que entre 3 e 4 horas é o tempo máximo que um turista tradicional deve permanecer em um museu. Inclusive, conversando com uma francesa formada em artes, ela entende que 1 hora seria o tempo ideal, pois depois disso um leigo pouco consegue absorver da visita.

Particularmente não chegamos a tanto, pois em virtude das distâncias, com 1 hora não se conseguiria ver sequer algumas das principais obras do Louvre, mas fato é que uma visita longa termina sendo extremamente cansativa e por isso mesmo não é aconselhável. Sugerimos realizar a visita em 3/4 horas com o acompanhamento de uma guia, que saberá exatamente onde ir com base nos seus interesses e trará informações que tornarão a experiência ainda mais inesquecível.

3) Compre os ingressos com antecedência

A compra antecipada dos ingressos para o Museu do Louvre é uma medida que às vezes deixa de ser apenas recomendada e se torna indispensável. Em alguns dias a venda de ingressos é tão elevada que eles simplesmente se esgotam e quem deixa para adquirir na bilheteria pode não conseguir entrar na data desejada.

Leia também: 8 perguntas que a imigração na Europa poderá lhe fazer

Além disso, será necessário perder alguns minutos, senão horas, do seu tempo, em uma fila que poderia ser facilmente evitada. E esse tempo perdido pode diminuir a disposição para a visita, principalmente das crianças. Por se tratar de uma atração totalmente em ambiente interno, o clima do dia da visita não interfere na experiência, o que reforça nossa recomendação de que os ingressos sejam comprados antes mesmo da viagem se iniciar.

Leia também: Ingressos para o Museu do Louvre | Comprar on-line ou na bilheteria?

4) Chegue cedo

O Louvre funciona entre quarta-feira e segunda feira, a partir das 9:00. Programando-se para chegar na entrada às 8:40, já com o ingresso em mãos, você será um dos primeiros a entrar, e por alguns minutos terá condições de andar pelos corredores tranquilamente, deslocando-se rapidamente até algumas peças de maior interesse. Inclusive, caso queira ver a famosa Mona Lisa de forma um pouco mais tranquila, uma boa estratégia é iniciar a vista por ela, e depois seguir para outras obras.

5) Tente explorar novos lugares

Esta foi a nossa segunda visita ao Louvre e, com o acompanhamento da guia Tânia, conhecemos locais diferentes e inusitados, como, por exemplo, a Ala Sully, onde se localizam o antigo sistema de esgoto do complexo, de origem medieval, e que está totalmente restaurado, e diversas salas da Ala Richelieu com ambientes de época totalmente mobiliados e ornados com tapeçarias e obras de arte.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta mudança de ambientes é muito rica e deixa o passeio mais interessante, pois a cada segundo nos deparamos com algo diferente, o que é especialmente importante quando viajamos com crianças.

Conclusão

O Museu do Louvre é uma atração para pessoas de todas as idades, mas é importante equacionar o passeio de forma que seja divertido para todos, e não uma simples obrigação de "ticar" o local. E certamente não é um lugar que visitamos todos os dias, por isso vale a pena investir em uma experiência única, que deixará ótimas lembranças, proporcionando um conhecimento único da história e cultura.

Ao final do passeio, o Davi disse que aquele passeio valeu por 1 ano de aula de história, e considerando o número de perguntas que ele fez, provavelmente ele esteja certo. O que trouxemos do Louvre foram ótimas recordações e a certeza de que esta visita ficará na nossa memória, e principalmente na do Davi, por toda a vida.

Leia também: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Paris

Bom passeio!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Museu do Louvre? Foi por conta própria ou com um guia? Ficou quanto tempo no local? Comprou ingressos com antecedência? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 20, 2019 9:36 pm
Excelentes dicas. A melhor dica é a da Tânia, que além de guia ainda oferece outros serviços em Paris, e é nota 10.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Nov 21, 2019 9:00 am
O Davi amou o Louvre. E a Tânia realmente é incrível, pois adapta o roteiro de acordo com o público.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Nov 21, 2019 3:12 pm
Hugo,

Foi difícil se deslocar por Paris com seu filho?

Meu filho também tem 8 anos e imagino que ficaria rapidamente cansado de tanto caminhar e subir/descer as escadarias do metrô.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Nov 21, 2019 5:30 pm
Baran, essa viagem acabou sendo uma grande surpresa.

Nós pensamos inicialmente que o Davi não conseguiria andar muito, por isso compramos tickets do metrô/ônibus e fomos andando, mas preparados para pegar o transporte público se necessário.

As distâncias maiores eram de ônibus/metrô, mas as pequenas e médias, fomos a pé.

No final o Davi mostrou muito mais disposição do que esperávamos. Nos 7 dias que ficamos lá ele andou 90 km. Nem acreditamos quando vimos isso.

Mas um fator que ajudou muito é que as caminhadas eram bem calmas, sem pressa, e com paradas estratégicas para descanso/sorvete/comer. E quando o cansaço bateu mais forte nele, pegamos logo um UBER para que ele precisasse andar o mínimo.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Nov 22, 2019 1:26 pm
Que pauta sensacional! As únicas vezes que fui para Paris eu também era novinha, tipo 10-13 anos. Apesar de eu naturalmente ter interesse em cultura, dicas específicas para otimizar a visita de crianças em museus são sensacionais.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 25, 2019 10:25 am
Que matéria maravilhosa! 95% das pessoas jamais pensariam que o Louvre pode ser interessante para crianças - e eu me incluo nesse time. Dicas maravilhosas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Nov 25, 2019 10:27 am
Meu filho conhece mais pintores do que eu. Às vezes, preciso dar um Google para saber de quem ele está falando - aprendeu na escolinha. Quando ele diz que quer ir a Paris, cita que quer ir ao Louvre ver a Monalisa. E isso com 5 anos.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 25, 2019 10:59 am
Nossa!Essa geração Alfa me assusta! heheh me-do da minha filha com 5 anos já sabendo mais do que eu! hahahha

Adriana Mensagens: 2231
Seg Nov 25, 2019 11:25 am
Excelentes dicas, acho que as crianças adoram museus, apenas temos que adaptar as visitas à elas.





Booking.com

Voltar para “Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio