Cité des Sciences et de I'industrie: diversão garantida para as crianças em Paris

Troca de informações sobre Paris.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sáb Dez 21, 2019 7:26 pm
Imagem

Em Paris você encontra alguns dos maiores e melhores museus do mundo, com obras renomadas e um acervo repleto de incríveis quadros, estátuas e objetos históricos. Quem viaja com crianças sempre busca equilibrar atividades culturais com programações lúdicas, de forma com que a viagem não fique cansativa para os pequenos. Foi com este pensamento que chegamos ao Cité des Sciences et de I'industrie, localizado no Parc La Villete, a apenas 10km da Champs-Élysèe. Trata-se de um prédio enorme, voltado para as crianças de todas as idades, mantendo foco em brinquedos e atrações com viés científico.

Leia também: Roteiro de 5 dias em Paris

Para melhor entendimento, podemos separar o museu em 3 partes, sendo que cada uma delas necessita de um ingresso próprio:
- Exibições permanentes, que corresponde ao museu propriamente dito;
- Exibições temporárias, com temas atuais e intrigantes, que necessita de ingresso próprio;
- Cidade das crianças, um espaço dedicado apenas a elas, e que também tem acesso mediante ingresso adquirido separadamente.

A cidade das crianças e o planetário que faz parte das exibições permanentes possuem horários específicos de acesso, que devem ser selecionados no momento da compra do ingresso. Durante a nossa visita optamos por conhecer as exibições permanentes e a cidade das crianças, o que resultou em um passeio de aproximadamente 4 horas, repleto de surpresas e alegrias.

É realmente um museu?

A Cité des Sciences et de I'industrie é classificada como um museu, mas na realidade é um espaço para descobertas, com diversas objetos iterativos, um planetário, um submarino de verdade e locais onde as crianças aprendem sobre física e química brincando. Encare mais como um grande parque de diversões científico, do que como um museu, onde tanto os adultos como crianças irão se divertir muito.

Leia também: Louvre com crianças | 5 dicas para deixar a visita dos pequenos ainda mais especial

Como funciona a cidade das crianças?

Dentro do museu existem 3 áreas, cada uma destinada a uma faixa etária própria, e que juntas formam a cidade das crianças:
- Cidade dos bebês: 0 a 2 anos;
- Cidade das crianças de 2 a 7 anos;
- Cidade das crianças de 5 a 12 anos.

A cidade dos bebês fica em um local separado e tem acesso gratuito mediante reserva antecipada, enquanto que a das crianças de 2 a 7 e de 5 a 12 ficam uma de frente para a outra, e somente podem ser visitadas com ingressos específicos.

Nossa visita

Chegamos ao museu às 9:50 e nos dirigimos à cidade das crianças de 5 a 12 anos, onde aguardamos por alguns minutos. Logo a entrada foi liberada começamos a explorar o espaço, que possui muitas atrações, sendo que na grande maioria delas as crianças precisam interagir e participar ativamente. A área é separada em setores, como o de comunicação, onde você se sente em um set de filmagem, ou no setor industrial, com diversas máquinas e equipamentos modernos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda que destinado às crianças, o mais comum é que os adultos também se divirtam e entrem na brincadeira. Toda criança precisa estar acompanhada de um adulto, mas como a área é fechada, é possível deixar os pequenos viajantes livres, enquanto se aguarda próximo da entrada.

Depois de muita diversão, deixamos a cidade das crianças às 11:30 e nos dirigimos para o planetário, que estava agendado para o meio-dia. Por ser uma atração sem custo adicional é algo que recomendamos, mas não consideramos essencial. Isso porque a proposta do planetário é didática, onde muitas explicações são dadas em francês, o que desestimula as crianças que não falam a língua. E diferentemente do que acontece em outros planetários, como os americanos, as imagens não são tão grandiosas e impressionantes. A apresentação dura em torno de 20 minutos e em seguida aproveitamos para visitar as exposições permanentes, que vão desde uma área de robótica, até setores sobre o espaço.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para encerrar o dia com chave de ouro, fomos para a área externa conhecer o submarino Argonaut, movido a diesel e com baterias, que esteve em operação de 1958 a 1982. O submarino chegou ao museu em 1984, após uma delicada operação que o conduziu desde o mar até Paris, e desde então é uma das principais atrações do museu.

Imagem

Imagem

Concluída a visita fizemos um rápido lanche e fomos embora, muito felizes com tudo que vimos e fizemos.

Quanto custa?

Existem várias opções de ingressos e é importante selecionar aquele que melhor atenda às suas necessidades:
- Les expositions: 12 euros. Permite acesso à exposição permanente e a uma das exposições temporárias;
- Les expositions avec Planétarium: 12 euros. Permite acesso à exposição permanente e ao planetário;
- Cité des enfants: 12 euros. Permite acesso à cidade das crianças selecionada, de 5 a 12 anos ou de 2 a 7 anos;
- Offres combinées: 16 euros. Permite acesso à exposição permanente, ao planetário e à cidade das crianças selecionada.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Na nossa visita optamos pela “oferta combinada”, que incluiu a cidade das crianças de 5 a 12 anos, o planetário e a exposição permanente. Se fosse hoje, colocaríamos uma exposição temporária no lugar do planetário, pelas razões que comentamos anteriormente. Sugerimos sempre adquirir com antecedência, mas caso não o faça, poderá comprar no dia da visita. Quando estivemos no local, em um dia de semana, não havia filas nas bilheterias.

Como chegar

A Cité des Sciences et de I'industrie não é muito distante, mas exige um certo deslocamento desde as áreas centrais de Paris. O ideal é utilizar o metrô, pois a linha 7 deixa praticamente em frente ao museu. Outras opções, como Uber ou táxi serão muito mais caras, e dependendo do horário mais demoradas.

Leia também: Como se locomover em Paris | Táxi, Uber, metrô, ônibus, Blacklane ou andando

Vale a pena visitar a Cité des Sciences et de I'industrie?

A Cité des Sciences et de I'industrie é um programa para as crianças, onde os adultos também se divertem. Um fator muito interessante é que as atrações são adequadas para muitas idades, de forma que toda a família possa curtir o passeio. Indo durante a semana é muito provável que encontre o local bem tranquilo, sendo possível explorar tudo com calma. Sem dúvida, um ótimo contraponto à história e arte que permeia Paris e os seus museus tradicionais.

Bom passeio!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Cité des Sciences et de I'industrie? Levou alguma criança no dia da visita? O que achou das atrações? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Dez 21, 2019 11:30 pm
Visitei em 2016 e achei fantástico. Gostei do planetário, mas naquela poltrona macia, no escuro, acabei cochilando.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Dez 23, 2019 9:25 pm
Gostamos muito da Cité des Sciences et de I'industrie, e acredito que é um programa imperdível para quem está viajando com crianças para Paris.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Jan 07, 2020 1:47 pm
Nossa, muito legal. Achei bem interessante.





Booking.com

Voltar para “Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio