Vale a pena viajar para Paris no inverno com crianças?

Troca de informações sobre Paris.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mai 07, 2020 1:18 pm
Imagem

Se tem uma cidade que eu considero imperdível em qualquer um dos 365 dias do ano essa cidade é Paris. Com estações do ano bem definidas, em qualquer uma das quatro estações a viagem é incrível e é possível conhecer uma nova faceta de uma das cidades mais bonitas do mundo. Como meu filho entrou no ensino fundamental, perder aulas se tornou mais complicado, por isso decidi viajar em família em pleno inverno. O Felipe fez essa viagem com 6 anos (ele fez aniversário três semanas antes de viajarmos).

A data da viagem foi escolhida com base no Carnaval. Juntando com o final de semana anterior e o posterior, são 9 dias sem aulas - a escola dele emenda a quinta-feira e a sexta-feira. É possível fazer uma ótima viagem nesse tempo e foi a minha escolha, mas o fato de ser inverno me gerou um pouco de preocupação, afinal, moramos no Rio de Janeiro e estamos acostumados com o calor. Apesar de já termos feito viagens para destinos frios, essa foi a viagem onde ficamos mais tempo com temperaturas reduzidas, e onde é preciso se locomover bastante para conhecer tudo.

Leia também: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Paris

Estações do ano na Europa

As estações europeias são: Spring (Primavera) - Summer (Verão) - Autumn ou Fall (Outono) - Winter (Inverno).

Leia também: Qual a melhor época para viajar para Europa?

Primavera: março, abril e maio.
Verão: junho, julho e agosto.
Outono: setembro, outubro e novembro.
Inverno: dezembro, janeiro e fevereiro.

Vantagens de viajar no inverno

A primeira vantagem são os preços das passagens e dos hotéis. Como o inverno é considerado baixa temporada, os preços tendem a cair quando comparados as outras estações. Dependendo da época e da sorte, é possível ver neve. Quando estávamos lá nevou na periferia, ainda que fraco.

Desvantagens de viajar no inverno

A principal desvantagem é o fato dos dias serem mais curtos e as baixas temperaturas. Entretanto, para quem mora em cidades quentes, as baixas temperaturas podem ser vistas como uma vantagem, afinal, é sempre bom variar. Em Paris, o vento em algumas situações que costuma ser complicado, causando desconforto. A chuva também atrapalha bastante.

Leia também: Roteiro de 5 dias em Paris

O que levar na mala?

Levar os itens certos será determinante para o sucesso da sua viagem pela Europa no inverno. Não subestime o frio europeu, principalmente viajando com crianças. A minha estratégia foi fazer algumas compras no Brasil, na Loja Benevento, para não precisar me preocupar com compras ao chegar, nem com aquele estresse de precisar comprar roupas e não encontrar. Comprando aqui ainda tem a opção de parcelamento, o que sempre ajuda no planejamento de qualquer viagem. Sendo assim, não me preocupei com isso.

Os produtos que comprei na Benevento foram:
- 2 calças - segunda pele
- 1 blusa térmica com capuz;
- 1 gorro;
- 1 casaco térmico para neve;
- 1 luva.

Logística do dia a dia

As crianças se cansam mais facilmente que os adultos. E no inverno sofrem mais também. Então, como fiquei 10 dias, o roteiro foi light. Na maioria das vezes não marquei programas muito cedo, para não ter que acordar o meu filho, deixando ele dormir o tempo necessário para recuperar as energias. No final da tarde ou início da noite também já estávamos planejando voltar para o hotel e jantar nele. Aqui vale a dica do excelente Fraser Suites, que tem uma unidade no bairro de La Défense e outra unidade em plena Champs-Élysées. Como tem uma cozinha completa, comprava produtos no supermercado para comer em casa - algo que adoro. É muito importante você ter a consciência que a viagem precisa ser no ritmo do seu filho e não no seu ritmo.

Café da manhã: hotel.
Almoço: em um restaurante legal, perto de uma atração que visitaria no dia.
Jantar: hotel.

Meu filho ama o McDonald's, então para ele conhecer como era o McDonald's de Paris era um desejo. Ele queria saber como era a comida - se era igual - e qual seria o brinquedo. Estivemos duas vezes, na unidade da Champs-Élysées, e ele curtiu.

Usei bastante o Uber e o Bolt na cidade, tanto para economizar tempo, como para evitar andar demasiadamente. O metrô parisiense funciona bem, mas geralmente precisa andar bastante e fazer baldeações. As corridas, muitas vezes, custavam pouco a mais do que as passagens individuais, o que valia pelo conforto. Não é barato, afinal, o real está desvalorizado, mas foi um gasto planejado e que se mostrou totalmente acertado.

Museus: ir ou não ir?

Eu não sei o filho de vocês, mas o meu ama museus. O incentivo maior veio da escola, onde ele estudou sobre pintores famosos, e queria muito ir ao Museu do Louvre ver a Mona Lisa. E posso afirmar, sem nenhum medo de errar, que estava mais animado em ver a Mona Lisa do que ver os amados personagens na Disneyland Paris.

Sou contra aquele papo de que museu é chato. Desde cedo, é importante incluir a cultura na vida dos nossos filhos. Tenho duas dicas para a visitar ser proveitosa:
- Vá pela manhã, quando seu filho estará com mais disposição;
- Limite a visita a 1 ou 2 horas, dependendo do museu.

Uma das melhores formas de enriquecer a sua viagem é contratando um guia, preferencialmente brasileiro. É muito bom poder conhecer locais e ter uma explicação detalhada. Inclusive, é possível montar tours especiais para crianças para conhecer os museus. Nós indicamos a Clau Gazel, guia brasileira que mora há anos em Paris, e conhece tudo da cidade. Visitamos com ela o Museu Picasso, que meu filho já conhecia algumas obras, e depois fomos ao atelier da Clau, onde ele pintou um quadro. Ele amou os programas!

WhatsApp da Clau Gazel: +33 6 47 70 71 05.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Estratégia para as atrações turísticas

Compre sempre os ingressos antecipadamente. Sempre. Você vai economizar tempo e até furar filas. Mesmo no inverno, sempre tem fila nos locais mais concorridos, e com os ingressos em mãos tudo é muito mais simples. Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo, Torre de Montparnasse, Fundação Louis Vuitton, Centre Pompidou, Panthéon, Sainte Chapelle e Conciergerie foram algumas atrações que visitamos com ingressos em mãos e sem nenhum perrengue. Você também pode comprar o Paris Museum Pass.

Dica: muitas atrações turísticas, como museus e monumentos, são gratuitas para crianças em Paris.

Valeu a pena a viagem no inverno com o Felipe?

Para mim, como pai, percebi que foi uma das melhores viagens que ele já fez. Ele estranhou um pouco o excesso de roupas, mas ficou bem protegido e não sentiu frio em nenhum momento. Conseguimos fazer tudo que havíamos planejado e ele fala sempre da viagem, ou seja, ficou marcado em sua memória como uma viagem inesquecível.

Para evitar extremos, viajar no outono ou primavera pode ser interessante também. Acho que no verão, por causa do calor excessivo e por ser altíssima temporada, não teríamos aproveitado tanto.

No frio, tem alguns perrengues, como o excesso de roupas que dificulta ir ao banheiro, e o tira e põe de casacos, além da preocupação maior com uma gripe ou um resfriado. Foram só detalhes, que não atrapalharam a viagem em nada.

Como ir para Paris

A Air France opera atualmente 27 voos semanais entre a França e o Brasil – são 3 para Fortaleza (FOR), 10 para o Rio de Janeiro (GIG) e outros 14 para São Paulo (GRU). Junto com a KLM forma o grupo Air France-KLM, líder em tráfego internacional partindo da Europa, e que oferece uma malha aérea que abrange 318 destinos em 118 países, com 546 aeronaves. Em 2019, transportou 104,2 milhões de passageiros.

Você pode, por exemplo, voar na ida com a Air France e na volta com a KLM, voltando por Amsterdã, pois as empresas são do mesmo grupo. Clique aqui para ver como comprar a passagem aérea usando essa opção. No Brasil, o grupo tem como parceira estratégica a GOL Linhas Aéreas, juntas desde 2014, transportando mais de 1 milhão de passageiros e cobrindo 99% da demanda entre o Brasil e a Europa.

Leia também:
- Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-200ER
- Como é voar na Classe Executiva da Air France no Boeing 777-300ER
- Como é voar na Premium Economy da Air France no Boeing 777-300ER

A Air France também é membro da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas, oferecendo aos clientes acesso a uma rede global de mais de 14.500 voos diários para mais de 1.150 destinos em mais de 175 países. Clique aqui para saber mais sobre a aliança aérea e aqui para entender os benefícios do SkyPriority.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Paris a convite da Air France.

E você, viajou para Paris no inverno com as crianças? Deu tudo certo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Mai 07, 2020 2:35 pm
Ótimas dicas. Vale muito a pena visitar Paris no inverno, e com certeza as crianças vão amar.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Mai 08, 2020 9:18 am
Sempre vale a pena viajar para Paris, eu acho as crianças curtem o inverno também, basta adaptar a viagem às necessidades e cuidados com os pequenos.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 11, 2020 11:46 am
Muito bom saber esse ponto de vista. Tenho vontade de ir para Paris na época dos mercados de natal e agora talvez tem coragem de levar minha filha junto.





Booking.com

Voltar para “Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio