Saint-Christophe-la-Grotte: uma grande aventura em meio às cavernas dos Alpes

Troca de informações sobre os Alpes Franceses.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Out 11, 2013 11:26 am
Saint-Christophe-la-Grotte: uma grande aventura em meio às cavernas dos Alpes

Imagem

Site: http://www.animgrotte.com

Quando você ouve falar sobre os Alpes, a imagem que lhe vem à cabeça é de um local pacato, cheio de vacas e cabras, além dos ótimos queijos e vinhos? Ou então as estações de esqui que fazem a alegria dos praticantes de esportes de inverno? Então está na hora de rever seus conceitos. Nesta belíssima região da França, encontram-se atrações bem radicais. E não estamos falando de brincadeiras na neve, mas de espeleologia, via ferrata e tirolesa. Isso mesmo, os Alpes são um ótimo local para explorar cavernas e desafiar seus próprios limites em uma aventura inesquecível.

Imagem

A bem preservada região de Savoie tem um sítio histórico e natural perfeito para quem busca belas paisagens e adora uma dose extra de adrenalina: trata-se de Saint-Christophe, uma área formada pela atividade das águas e pela existência das montanhas alpinas, que, ao longo dos anos, viu a formação de duas grutas (as grutas de Saint-Christophe).

Imagem

Imagem

As cavernas ficam dentro de uma bonita e bem preservada área, na qual é possível chegar de carro, para então caminhar por cerca de 5 minutos até a entrada das grutas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atualmente, há duas grutas no sítio: a Superior, que ainda está em processo de formação, e a Le Grand Goulet, já seca e formada, que em 2002 ganhou uma passarela para pedestres de 225 metros, levando de um lado ao outro da caverna.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nós visitamos a Le Grand Goulet, e tínhamos a opção de percorrê-la pela passarela de pedestres, com total tranquilidade. Mas quem disse que gostamos dos caminhos mais fáceis? Como diria Raul Seixas, "é chato chegar a um objetivo num instante". Claro que resolvemos arriscar a alternativa mais "emocionante": atravessar a caverna por cima, escalando paredes, nos pendurando, subindo e descendo em cordas, saltando de tirolesa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É importante ressaltar que tudo é muito seguro na caverna. Há todo um caminho de cordas já fixadas, que te guiam por toda a gruta. E para fazer o trajeto mais emocionante, é necessário estar acompanhado por um guia especializado. Nós fomos auxiliados pela empresa Hydro-Mania. Nosso guia era extremamente competente e paciente, não nos transmitindo medo ou insegurança em nenhum momento.

Imagem

Nos países de primeiro mundo, a preocupação com a segurança sempre vem em primeiro lugar. E ao se aventurar em uma caverna, ela não poderia ser deixada de lado. A Hydro-Mania nos forneceu todo o equipamento necessário, desde a roupa especial (composta por um macacão laranja e um capacete com iluminação, do tipo "mineiro") até os instrumentos necessários para escalar a caverna, como os ganchos (uma das recomendações mais importantes é sempre deixar um dos ganchos pendurado na corda, para não cair).

Imagem

Imagem

Uma vez dentro da caverna, não demora muito para mergulharmos no clima de aventura. Logo no começo, já é necessário escalar uma parede com as mãos e as pernas e fazer uso da tirolesa.

Imagem

Imagem

Imagem

E quando pensamos que o nível máximo de adrenalina já foi alcançado, eis que surge uma passagem extremamente estreita. Só é possível chegar ao outro lado escalando o pequeno espaço entre as 2 paredes. E é aí que vemos não só se estamos realmente em forma, mas também que nossos limites vão muito além do que nós podemos imaginar, e que mesmo o que parece impossível às vezes é mais fácil do que pensamos.

Depois de muita escalada e exercício físico, parece que a aventura está chegando ao fim. Mas é aí que mais uma vez o fator surpresa entra em cena, desta vez para revelar a parte mais bonita e emocionante do passeio.

Esta vista da região dos Alpes é linda, não é mesmo? Passa uma sensação de calma, tranquilidade, vida mansa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora imagine olhar para essa vista pendurado em uma corda, à beira de um abismo! É nessas horas que você vê se realmente é um jornalista honrado: pendurar a câmera no pescoço e admirar a paisagem em uma situação tão... diferente, não é tarefa simples. Mas sinceramente, a vista compensa o coração acelerado. E tudo é tão seguro e com boa estrutura, que você logo esquece que está quase voando no precipício.

Imagem
Chegando ao precipício, ainda sem ter ideia do que me aguardava no lado de fora.

Imagem
E agora no momento "à beira do abismo me cresceram asas".

Imagem
Reparem na corda no canto superior da imagem. Este era meu elo de sustentação.

E assim nossa grande aventura chega ao fim, não sem deixar um gostinho de "quero mais". A adrenalina permaneceu durante todo o dia, assim como o cheiro das paredes da caverna. Para quem gosta de fortes emoções, é um ótimo passeio! E também uma excelente maneira de desafiar seus próprios receios e limites.

Imagem

Imagem

Quem prefere uma experiência mais calma pode usar a passarela de pedestres, sem ter que passar por passagens estreitas e abismos. Mas aqueles que gostam de encarar uma aventura e têm o físico em dia não precisam nem pensar duas vezes antes de escolher o passeio "com emoção". E se há alguma preocupação com a segurança, esqueça, pois tudo é muito bem estruturado (e assegurado).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na saída da caverna, nos deparamos novamente com belas vistas dos Alpes, e com o monumento erguido em homenagem ao Rei Carlos Emanuel III, no Século XVIII.

Imagem

Imagem

Um lindo lugar. Uma experiência verdadeiramente única. Uma aventura inesquecível. O passeio por Saint-Christophe-la-Grotte é daqueles que entram no livro eterno das recordações de viagem.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

O Falando de Viagem viajou para a França a convite da Atout France e do Departamento de Turismo de Rhône-Alpes.

E você, já visitou Saint-Christophe-la-Grotte? Aventurou-se por uma caverna? Foi pela passarela de pedestres ou pela via mais radical? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Dom Out 13, 2013 6:44 pm
Nossa, muito legal, adorei!

Não conheço estas cavernas, vai entrar em algum roteiro, quando não sei :?:
Já fiz passeios em cavernas, indo tanto por caminhos, por passarelas, mas também já entrei por rappel negativo, tanto para descer quanto para subir, isso exigiu todas as energias.
Também já mergulhei em caverna.

Importante sempre é ir com empresas especializadas como você foi, a segurança é fundamental.

Com certeza "o gostinho de quero mais" fica por muito tempo! :)

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Out 13, 2013 7:03 pm
Oi Adriana,

Que legal! Pelo jeito vc já é expert em cavernas :) Com certeza vc vai gostar dessa também, principalmente pela compensação no final, que é essa vista linda.

Eu sou mais novato em cavernas, essa foi uma das minhas primeiras experiências desse tipo. Mas com certeza isso só deve ser feito com segurança, através de empresas especializadas.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Out 14, 2013 4:19 am
Oi Fábio,
Gosto de metrópoles, mas também sou fã da natureza.
Então sempre busco alguns passeios como o que você fez, e no Brasil tem muitos parques onde podemos visitar cavernas.





Booking.com

Voltar para “Alpes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio