Desvendando o Metrô de Paris

Troca de informações sobre transporte em Paris.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Mar 08, 2017 8:43 pm
Desvendando o Metrô de Paris

Imagem

Paris é a cidade mais visitada do mundo. Só em 2015 foram 22,2 milhões de hospedagens registradas, segundo o Escritório de Turismo da capital francesa. Paris também é a maior cidade da França, com 2,2 milhões de habitantes, número que sobe para 12,4 milhões quando se leva em conta toda a região metropolitana.

Esses números fazem parecer que se deslocar em Paris é difícil. O trânsito na cidade, de fato, é complicado, mas, felizmente, um viajante não precisa se preocupar com isso pois o sistema de transporte público parisiense é muito eficiente.

O transporte público em Paris é composto por:

* Metrô
* RER
* Trem
* Tramway
* Ônibus

Esta matéria tratará do Metrô e do RER, dois meios de transporte que se complementam como forma de deslocamento dentro da região metropolitana de Paris.


O Metrô

Imagem

O metrô é, sem dúvida, a forma mais eficiente de se deslocar em Paris. Ele é administrado pela empresa estatal RATP.

Alguns números do metrô de Paris:

* 14 linhas
* 303 estações
* 205 quilômetros de linhas
* Mais de 1,5 bilhão de pessoas transportadas a cada ano
* Primeira linha inaugurada em 1900
* 500 metros é a distância máxima de qualquer ponto da cidade até uma estação de metrô

As linhas são identificadas por números de 1 a 14 e, no mapa, por cores diferentes.

Imagem

O mapa das linhas de metrô ilustra bem a capilaridade da rede.

Imagem


O RER

Imagem

O RER, sigla que significa Rede Expressa Regional (Réseau Express Régional), foi construído como resposta à rápida expansão dos subúrbios de Paris.

Alguns números do RER:

* 5 linhas
* 249 estações
* 587 quilômetros de linhas
* 2,7 milhões de pessoas transportadas por dia
* Primeira linha inaugurada em 1969

Por razões históricas a rede do RER é administrado por duas empresas estatais: a RATP, que também administra o metrô, e a SNCF, que administra também as ferrovias francesas.

A rede do RER é dividida em 5 zonas concêntricas, identificadas por números (1, 2, 3, 4 e 5). Paris está dentro da Zona 1. As linhas do RER são identificadas por letras (A, B, C, D e E) e cores diferentes.

Imagem

O mapa das linhas do RER ilustra bem a capilaridade da rede.

Imagem


Usando o metrô e o RER

O metrô e o RER podem ser usados em conjunto, sendo que existem várias estações de conexão entre as duas redes. Contudo, o usuário deve ficar atento ao tipo de bilhete que for comprar.

Bilhete t+

Imagem

Um bilhete t+ permite realizar uma viagem em qualquer linha de metrô e em qualquer linha de RER dentro da Zona 1, em qualquer linha de ônibus (exceto Orlybus e Roissybus), em qualquer linha de Tramway e na Funicular de Montmartre, porém não serve para ir de Paris até a Disneyland ou até o Aeroporto Charles de Gaulle, por exemplo. O billhete t+ custa 1,90 euro (uma viagem) e 14,50 euros (10 unidades).

Crianças menores de 4 anos podem viajar gratuitamente desde que não ocupem um assento. Crianças de 4 até 9 anos de idade têm direito a tarifa reduzida e para elas pode-se comprar 10 bilhetes t+ por 7,25 euros.

Bilhete Origem-Destino (Origine-Destination)

Imagem

Este bilhete permite realizar uma viagem entre duas estações da rede ferroviária da região de Île de France, onde Paris está situada. Estão incluídos nessa rede o RER e os trens de subúrbio. Caso o usuário tenha origem ou destino em Paris, poderá também utilizar conexões com a rede do metrô.

O preço do bilhete varia conforme a origem e o destinos escolhidos no momento da compra e independe das zonas onde elas se situam. Comprando um carnê de 10 bilhetes ganha-se um desconto de 20%.

O preço dos bilhetes origem-destino podem ser calculados aqui.

Venda de bilhetes

Os bilhetes do metrô/RER são vendidos nos guichês ou nas máquinas de venda automática dentro das estações.

Imagem

Imagem

Viajantes freqüentes

Para quem pretende se deslocar muito de metrô ou RER existem os bilhetes Mobilis, Paris Visite e os cartões Navigo.

Sugiro a leitura:

Metrô de Paris: o bilhete Mobilis
Metrô de Paris: o bilhete Paris Visite
Metrô de Paris: o cartão Navigo

Os trens

Os trens do metrô de Paris são trens de metrô normais, como de qualquer grande cidade. A maior parte roda sobre trilhos, mas há trens que rodam sobre pneus. Em sua maioria são antigos, mas os das linhas 1 e 14 são novos e operados de forma totalmente automática, sem condutor.

Os trens da rede RER já são trens propriamente ditos, alguns com dois andares.

São comuns apresentações de artistas de rua dentro dos vagões.

Veja abaixo algumas fotos de trens do metrô e do RER.

Imagem

Trem da moderna linha 14 do metrô
Imagem

Trem de dois andares da linha C do RER
Imagem

Imagem

Imagem


As estações

As entradas das estações de metrô são facilmente identificadas por quem anda na rua.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As estações dispõem de bancos, lixeiras e máquinas de vender refrescos e snacks. Também são comuns máquinas de fotos instantâneas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas estações são decoradas com temas relacionados à região que atendem ou algum evento histórico ocorrido na região.

Estação Arts et Métiers (linha 11)
Imagem

Escadas da estação Abbesses (linha 12)
Imagem

Imagem

Estação Cluny - La Sorbonne (linha 10)
Imagem


Acessibilidade

Infelizmente ainda são poucas as estações de metrô que dispõem de escadas rolantes ou elevadores para permitir o acesso a pessoas com dificuldades de locomoção ou empurrando carrinho de bebê. São comuns dois ou até mesmo três lances de escada para se entrar ou sair de uma estação.

Imagem


Sinalização

As estações de metrô/RER costumam ser bem sinalizadas. O passageiro deve ficar atento quando for fazer uma conexão ou quando for sair da estação, pois geralmente elas possuem mais de uma saída.

Imagem

Imagem

Imagem

Todas as estações possuem nas paredes mapas das linhas do metrô e das redondezas da estação.

Imagem


Mapas

Nas estações de metrô/RER, assim como em muitos hotéis, são fornecidos gratuitamente mapas de Paris com as redes de metrô e RER.

Um mapa bem prático distribuído no metrô é este. Abrange as linhas de metrô, RER, ônibus e tramway e, dobrado, cabe em qualquer bolso.

Imagem


Aplicativos para smartphone

Existem vários aplicativos gratuitos para smartphone, para iOS ou Android, que ajudam quem quer se locomover em Paris de metrô e RER.

Alguns exemplos:

Paris Metro Map and Route Planner
RATP (aplicativo oficial da RATP)
Guide Metro Paris

Aplicativos para smartphone são muito úteis e práticos, mas recomendo sempre ter um mapa de papel à mão.


Fiscalização

Não é necessário andar muito de metrô para ver pessoas pulando as roletas ou aproveitando para passar junto de outra pessoa pelas barreiras de controle. Por isso, de tempos em tempos e aleatoriamente, são realizadas operações de fiscalização dentro das estações. Nessas operações, os fiscais abordam os passageiros aleatoriamente ou bloqueiam uma passagem e pedem os bilhetes para todos que estão passando. Portanto, é indispensável que você guarde o seu bilhete até sair da estação, pois ele pode ser pedido mesmo depois que você já tenha terminado sua viagem. Para quem usa cartões Navigo, é importante que eles estejam carregados pois os fiscais possuem leitores desse tipo de cartão.

Caso um passageiro seja flagrado pela fiscalização sem o bilhete ou usando o bilhete de outra pessoa é aplicada multa no valor de 50 euros, que deve ser paga ao fiscal imediatamente.

Barreiras de controle
Imagem


Limpeza e conservação

A conservação das estações de metrô varia bastante. Algumas estações são muito antigas e já merecem uma reforma. Outras são mais modernas e agradáveis. É comum ver lixo jogado no chão, mesmo havendo lixeiras.

O estado de conservação dos trens também varia. Alguns são modernos, como os da linha 14, enquanto outros estão velhos, com as paredes pixadas e os estofados gastos ou mesmo rasgados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Segurança

O metrô parisiense é, de uma forma geral, bem seguro. Mas deve-se tomar cuidado com batedores de carteira pois estes adoram locais com aglomeração de pessoas, como estações e vagões lotados. O ideal é, para os homens, guardar a carteira no bolso lateral da calça e, para as mulheres, segurar a bolsa junto ao corpo. Guardar dinheiro em mochilas não é uma boa idéia pois elas podem ser abertas sem o dono perceber. É preferível guardar o passaporte original no cofre do hotel e andar com cópia colorida e um documento de identidade brasileiro (RG ou CNH).

Sugiro a leitura: Devo andar com passaporte original ou cópia?

Paraíso dos pickpockets
Imagem


Linhas com bifurcações

Algumas linhas de metrô/RER possuem bifurcações e trens que vão para um ou para o outro lado da bifurcação. O passageiro deve ficar atento a isso para não pegar o trem errado e terminar longe do destino pretendido.

Por exemplo: a linha 7 do metrô se bifurca na estação Maison Blanche e segue por dois caminhos: um que termina na estação Mairie d’Ivry e outro que termina na estação Villejuif.

Imagem

O painel da estação mostra que o próximo trem dessa linha seguirá para Villejuif e passará dentro de um minuto. O próximo trem, que vai para Mairie d’Ivry, passará em quatro minutos.

Imagem

Dentro do trem sempre há indicação de qual caminho ele está seguindo.

Imagem

Bon voyage!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Mar 09, 2017 12:38 am
Estive em Paris em novembro e achei o metrô de lá medonho, o do Rio de Janeiro com certeza é melhor. Sem contar que passei medo várias vezes lá como se estivesse no Rio! Peguei Gare du Nord até MontMartre e muita gente esquisita.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Mar 09, 2017 12:58 am
Otima materia, Baran. Super detalhada!

Andar de metro em Paris parece dificil a primeira vista mas depois de uns dois dias voce jah pega a manha.

Eu sempre que possivel prefiro andar, deixando o metro apenas para distancias maiores.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 09, 2017 6:31 am
@Fabio,

Para trajetos curtos às vezes é melhor mesmo ir andando. Perde-se tempo descendo as escadas das estações e esperando o metrô, depois subindo novamente as escadas. Isso se não tiver uma conexão no meio.

@emmanuelkalispera,

Nunca passei medo no metrô de Paris, mas que é cheio de gente esquisita, isso é mesmo! Ano passado presenciei uma cena bizarra: dois sujeitos pra lá de esquisitos pularam as roletas. Até aí nada demais, cena quotidiana. Só que cada um levava um Rotweiller na coleira. Os cachorros tinham uma aparência melhor que os donos.

Estações de trem, pelo menos na Europa, são ponto de encontro de gente esquisita. Na Suíça é a mesma coisa.

Avatar do usuário
flaviojunior Mensagens: 1681
Qui Mar 09, 2017 8:06 am
Emmanuel, fazem anos já que fiz este trajeto que você falou, já fiz algumas vezes, umas cinco . Realmente não é agradável,a galera te encara, você com àquelas malas, chama atenção mesmo.
Já fiz sem malas, quando estava em conexão e me senti mais confortável. Mas quando fiz conexao sozinho, duas vezes, sempre fui de táxi kkkkkk não gosto de correr risco de passaporte no bolso em uma viajem de negócio

Adriana Mensagens: 2231
Qui Mar 09, 2017 8:20 am
Já andei bastante de Metrô em Paris, acho a melhor forma (depois claro de andar a pé) de se locomover em Paris.
Depois de um tempo você conhece melhor e vê que é relativamente fácil.
Apesar de utilizar os App´s, eu prefiro não ficar andando com o smartphone em estação de metrô, etc.
De preferência visualizo onde quero ir antes de chegar na estação, de preferência em hotel, etc e depois fico com os mapinhas mesmo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 09, 2017 8:50 am
O mapa do metrô parece confuso, mas depois que você pega a manha fica fácil!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qui Mar 09, 2017 3:47 pm
Adorei a matéria muito bem explicada! Mas me identifiquei com o que a galera falou, também vi muita gente estranha no metrô de Paris e prefiro mil vezes o do Rio!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Como se locomover em Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio