Como se locomover em Paris: táxi, Uber, metrô, ônibus, Blacklane ou andando

Troca de informações sobre transporte em Paris.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Nov 12, 2019 10:15 am
Imagem

Paris é uma cidade grande e oferece diversas formas de transporte. Portanto, dependendo do local de origem, do horário e do destino há meios de transporte melhores e outros piores, cuja escolha provavelmente dependerá do estilo do viajante e de quanto está disposto a pagar. Neste texto, vamos explorar as opções com melhor custo-benefício, que oferecem mais praticidade para você.

Leia também: Como planejar uma viagem para Paris

1. Táxi

O táxi em Paris não é barato e nas vezes que utilizamos o serviço consideramos o atendimento apenas correto. O melhor momento para se utilizar um táxi é no trajeto do aeroporto para o hotel, pois as tarifas são tabeladas e existe uma grande oferta de carros logo na saída do seu terminal:
- Aeroporto CDG para margem direita de Paris: 50 euros;
- Aeroporto CDG à margem esquerda de Paris: 55 euros;
- Aeroporto Orly à margem esquerda de Paris: 30 euros;
- Aeroporto Orly à margem direita de Paris: 35 euros.

Não é cobrado nenhum valor adicional para as malas e, independentemente do tempo e da distância, o preço é sempre o mesmo - você não tem nenhuma desagradável surpresa em euros. O trajeto de Paris para o aeroporto também é tabelado e é uma forma econômica de se fazer o percurso, mas se quiser um pouco mais de glamour e a certeza de um carro te esperando na hora de ir embora, e que prestará um excelente serviço, recomendamos a contratação da Blacklane, sobre a qual falaremos a seguir.

Dentro da cidade de Paris o táxi se torna uma verdadeira loteria. Na teoria, eles não podem recusar uma corrida, mas na prática, quando ela é curta, é normal apresentarem um valor altíssimo para o percurso. Em caso ocorrido conosco, queríamos ir da Torre Eiffel para a Champs-Élysées, e nos foi apresentado um preço de 25 euros. Como estávamos com um chip da Easysim4u, que nos proporciona sinal 4G em qualquer lugar, chamamos um Uber, que chegou em poucos minutos e cobrou apenas 6 euros. Para garantir o seu chip com desconto, use o cupom de desconto FALANDODEVIAGEM.

2. Blacklane

O preço cobrado pela empresa de transporte executivo Blacklane no trajeto de/para o aeroporto em Paris é em torno de 120% mais caro do que o táxi. A vantagem é que o carro estará à sua espera no horário marcado, serão veículos novos e de luxo - como Mercedes-Benz, BMW e Audi - e com motoristas profissionais e muito educados. Quando se está indo embora, com um volume maior de malas e com horário para chegar ao aeroporto, é um investimento que vale a pena. Fora isso, ao contrário do táxi e Uber, você não precisará se preocupar com nada, pois no desembarque o motorista estará lhe esperando com uma placa em seu nome.

A grande vantagem da Blacklane é nos trajetos regulares mais distantes, nos quais os táxis trabalham utilizando o taxímetro. Um exemplo disso é o deslocamento até a Disney Paris ou desta última para os aeroportos. Neste caso, a diferença de preço é ínfima, e a Blacklane pode até ficar mais barata dependendo do trânsito. E mesmo quando comparado com a Uber, a Blacklane se destaca nestes casos, tanto em termos de preço, como principalmente no quesito qualidade e atendimento. Um outro ponto importante é que a Blacklane não cobra adicional nos horários noturnos, o que é uma prática normal em outros serviços de transfer.

3. Uber

A Uber possui bons preços em Paris e uma oferta razoável de carros. Os veículos são bons e o atendimento é normal, sem nenhum destaque. Dependendo da distância e do horário, o Uber pode ficar até mais barato do que o transporte público para grupos de 3 ou 4 pessoas, por isso recomendamos fazer simulações para verificar os preços. Um ponto negativo é que o Uber pode muitas vezes demorar uns 10/15 minutos para chegar, então não é o mais recomendado para quem está com pressa.

Leia também: 3 shows de cabaré que vale a pena assistir à noite em Paris

4. Metrô e ônibus

O transporte público em Paris é excelente e te leva para praticamente todos os lugares. O bilhete avulso custa 1,90 euro, por isso sugerimos comprar a cartela com 10 tickets ao custo de 14,90 euros, o que faz com que cada viagem custe 1,49 euro. Estes bilhetes são válidos tanto nos ônibus como nos metrôs e devem ser autenticados assim que se entra na estação ou no ônibus e tem validade por 1 hora e 30 minutos. Ou seja, neste período é possível ir de um metrô para um ônibus ou em vários ônibus, por exemplo, sem pagar nada mais por isso.

O maior inconveniente do transporte público é nos horários de pico, quando os veículos estão lotados, sendo difícil até mesmo entrar em alguns momentos. Por outro lado, o trânsito também se torna muito pesado, sendo muitas vezes melhor enfrentar um vagão de metrô cheio do que ficar parado dentro de um Uber ou táxi.

Para locais um pouco mais distantes o transporte público normalmente é imbatível, tanto em termos financeiros como também em tempo de deslocamento. E com o Google Maps, fica fácil saber quais linhas pegar até o seu destino.

5. Andar pela cidade

Essa, sem dúvida, é a melhor forma de explorar Paris ou qualquer destino pelo mundo. A cidade só se mostra de verdade para quem está disposto a caminhar pelas suas ruas, conhecendo os cafés, lojas, bistrôs, explorando novos caminhos e descobrindo recantos de charme em cada esquina.

Claro que é necessário ir aos pontos turísticos mais famosos, mas entre um e outro tente se deslocar andando, com calma, pois a viagem se tornará muito mais enriquecedora. Para se ter uma ideia, em um dia normal em Paris espere andar entre 10 e 15km. E mesmo que isso pareça muito, você certamente não irá notar que percorreu uma distância tão longa, pois é algo verdadeiramente prazeroso de se fazer. O ideal é deixar o transporte público, táxi e Uber para as distâncias maiores, e em todo o restante, andar a pé.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre o verão em Paris

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Paris? Como se locomoveu pela cidade? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Nov 12, 2019 12:18 pm
Conhecer Paris a pé é a melhor opção, utilizando transporte público e Uber nos deslocamentos curtos e Blacklane para os locais mais distantes.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Nov 22, 2019 12:22 pm
Andar é sempre a primeira e a melhor opção.

SilvaBR Mensagens: 363
Seg Jan 27, 2020 11:29 am
Metro e a pé para a cidade, trem para o aeroporto, ônibus na praça da ópera perto da loja Lindt. Se for mais de uma mala ou dependendo da estação melhor nem pensar em trem pois algumas não tem escadas rolantes. Para locomover no metrô usei o app RATP.





Booking.com

Voltar para “Como se locomover em Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio