Spread é a diferença entre a taxa interbancária e a taxa cobrada pelas instituições financeiras, ou seja, a diferença entre o dólar turismo e comercial. Estão incluídos, por exemplo, custos de logística, espaço, entre outros que cada instituição possui e por isso é variável de uma para outra. Aquele valor do dólar que você vê na televisão, quase nunca é o mesmo valor do dólar que você encontrará nas casas de câmbio ou na fatura do seu cartão de crédito.
De cada 10 bancos com quem o Falando de Viagem pergunta sobre spread, 9 dizem que não comentam o assunto. O motivo é simples de entender: para os bancos é péssimo ter clientes bem informados. Se o cliente souber que paga até 6% de ágio à toa, provavelmente vai procurar outro cartão de crédito. O Itaú Unibanco é um dos bancos que nunca responde os questionamentos do Falando de Viagem.
São pouquíssimos os bancos que divulgam e forma clara o spread cobrado. E geralmente são os bancos digitais, que são mais transparentes que os grandes bancos.
Em recente consulta, a resposta do banco foi:
Citação:
Sobre spread, o banco não comenta (nem desse nem de outros produtos).
Realmente, o banco nunca divulgou que o spread era zero, e foram os leitores do FDV que descobriram. Na verdade, em qualquer banco, é fácil para o cliente descobrir o spread fazendo uma simples operação matemática.
Desde novembro, quando a cotação do cartão travou em R$ 5,61, sugiram as dúvidas. Agora, a cotação já destravou, mas de forma estranha, com cotações iguais em diferentes dias, o que é estatisticamente improvável.
Veja um exemplo:
Se você tem o PDA, fique atento.
Cartões de crédito que não cobram spread
Esses são os melhores cartões de crédito, pois não lhe cobram nada a mais nas compras internacionais.
Pois é, continua travado em 5,17. Já os outros cartões ontem fecharam em 5,36.
Publicado: Sex Dez 11, 2020 12:07 pm
YuriSilveiraMensagens: 2
Alguém já obteve sucesso em contestar a cotação travada em 5,61? Tive várias compras internacionais mês passado.
Publicado: Sex Dez 11, 2020 1:05 pm
Catolico007Mensagens: 861
Absurdo o banco não responder esse tipo de questionamento.
Publicado: Sex Dez 11, 2020 4:01 pm
rlasmarMensagens: 42
Estou com reclamação aberta no consumidor.gov, está em análise ainda há 1 semana, sobre este problema da cotação.
Acredito que não acabaram com o spread zero, mas sim trata-se de bug. Até porque o banco deve cobrar a cotação do dia da compra, e não podem simplesmente travar o dólar em alguma valor fixo como está atualmente, por mais que cobrem algum spread, o valor não será fixo como está, portanto, acredito tratar-se de erro.
Só sei que devido a terem travado o dólar numa cotação fixa de 5.61 mês passado, terminei pagando a mais a fatura, a qual deveria ter sido menor. Solicitei que recalculem os valores e me estornem o valor cobrado a mais.
No aguardo ainda de posicionamento do itau.
Publicado: Sex Dez 11, 2020 6:09 pm
lucasdsMensagens: 783
Acho que vale a pena abrir reclamação no BACEN
Publicado: Ter Dez 15, 2020 11:46 am
brunokeloMensagens: 1
Estava com o mesmo problema, abri uma reclamação no chat, eles estornaram a diferença do spread do mês passado,
Estou com reclamação aberta no consumidor.gov desde dia 02/12, até agora está em análise.
Publicado: Sex Dez 18, 2020 8:03 pm
GabrielDiasMensagens: 41070
Como o Itaú não comenta sobre spread, perguntei para o diretor da GPA Cartões.
Veja o que ele disse:
Citação:
Em relação ao Spread, hoje os cartões Pão de Açúcar Internacional, Gold e Platinum não praticam cobrança do spread cambial. A cotação do dólar é prevista em contrato.
Ele também me confirmou: - Em breve, será possível contratar diretamente a versão Visa; - O iti continua pontuando normalmente.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Sex Dez 18, 2020 10:30 pm
apap0108Mensagens: 186
@GabrielDias
Alguma novidade sobre o cartão pontuar diretamente no iupp?