Florença: uma cidade para você se perder na Itália

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Nov 09, 2015 6:29 pm
Imagem

Florença tem cerca de 380.000 habitantes e é a capital da Toscana, famosa região italiana. No passado, durante alguns anos, foi a capital da Itália, mas não é isso que a faz tão famosa e tão especial. A linda cidade, que anualmente atrai milhares de visitantes, foi o berço e o centro da Renascença Italiana. Com o apoio de várias famílias nobres ela tornou-se um centro cultural e intelectual, atraindo artistas, escritores, escultores e arquitetos, que preencheram suas ruas, igrejas, residências e palácios com alguns dos mais belos trabalhos artísticos da humanidade.

Exploramos um pouco desta cidade, que tem realmente muito a oferecer aos seus visitantes e é considerada uma das mais belas cidades do mundo. Embora compacta em sua área central e histórica, todos podem acessar os principais pontos turísticos facilmente andando. Podemos dizer que ela é gigante em seu conteúdo e na quantidade de informações que recebemos em um simples caminhar pelas suas ruas.

Por isso o nosso conselho é de que os visitantes devem se perder e andar um pouco sem rumo em Florença, vislumbrando cada detalhe dos maravilhosos prédios históricos, de suas amplas praças e de suas ruas estreitas, que muitas vezes pensamos não passar nem bicicleta e quando vemos tem um carro passando por elas, obrigando os transeuntes a entrar em alguma loja ou se resguardar no vão de uma porta.

Veja alguns lugares para se perder:

No coração da cidade, entre a Piazza di San Giovanni e a Piazza Del Duomo, está localizado todo o complexo arquitetônico do duomo, composto por:

- Pela Catedral - Duomo Santa Maria del Fiore, construída no século XIII no estilo neogótico, com toda a sua fachada em mármore, sua cúpula é uma obra-prima da arquitetura. Feita toda em alvenaria, é uma maravilha para época em que foi construída, em 1463, por Filippo Brunelleschi. É possível subir na cúpula para observar a cidade de cima.

- Pelo Batistério de San Giovanni, um dos edifícios mais antigos da cidade. Octogonal, sua construção iniciou em 1059 e ele é famoso por suas portas oeste, em bronze. O conjunto de painéis de Lorenzo Ghiberti são chamados Portão do Paraíso.

- Pelo campanário ou torre do sino, com seus 85 metros, 6 metros a menos que a cúpula da catedral, que também tem sua fachada em mármore branco, verde e rosa.

- Pelo Museu Dell'opera del Duomo, onde estão muitas das obras originais da catedral, do campanário e do batistério, incluindo os painéis originais de suas portas, pois as hoje expostas são cópias.

Vocês concordarão que é possível se perder na magnitude das fachadas em mármore, com seus inúmeros relevos.

Imagem

Imagem

Imagem

Ou se perder na incrível beleza dos afrescos de Vasari e Zuccari, que decoram o interior da cúpula da catedral e nos lindos vitrais.

Imagem

Imagem

Imagem

Ou até mesmo nos desenhos do chão da catedral.

Imagem

Na Piazza de la Signoria o visitante perde a orientação e não sabe para onde olhar primeiro. O local é ponto de encontro político e social. A praça tem ainda vários prédios históricos.

O principal é o Palazzo Vecchio, a prefeitura da cidade, com sua torre onde antigamente um sino chamava os habitantes para reuniões ou então para dar o alarme em caso de perigo. O palácio tem várias salas decoradas por mestres da renascença e está aberto à visitação.

Na praça está também a Loggia dei Lanzi, um lugar onde antigamente ficavam os guardas dos duques, mas que hoje é uma espécie de galeria a céu aberto, onde há diversas estátuas em mármore e bronze.

À frente do palácio está uma cópia do David de Michelangelo, marcando o lugar onde a escultura original esteve até 1873, além da Fontanna di Netuno, do artista Bartolomeo Ammannati.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O San Lorenzo é outro complexo fiorentino muito querido por seus habitantes, onde se encontram:

A Igreja de San Lorenzo uma das igrejas mais antigas de Florença

Imagem

Imagem

A Capela Medici, mausoléu da família Medici, com diversas esculturas de Michelangelo.

Imagem

Imagem

A Biblioteca Mediceo-Laurenziana, considerada uma das primeiras bibliotecas públicas do mundo, foi concebida por Michelangelo e construída por Bartolomeo Ammannati. No dia de nossa visita estavam expostas edições raras da Divina Comédia de Danta Alighieri.

Imagem

Imagem

A Ponte Vecchio, construída em 1345, é a ponte mais antiga de Florença e uma das mais fotografadas. No vai e volta entre as margens do Rio Arno, os visitantes passarão provavelmente muitas vezes por ela. Aqui você deve se perder na beleza do rio, mas não perca o cartão de crédito nas diversas lojas de joias localizadas sobre a ponte.

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar de ser proibido colocar cadeados na Ponte Vecchio, de onde vários foram retirados, ainda existem alguns remanescentes.

Imagem

Atravessando a ponte você estará entrando no bairro chamado Oltrarno. Embora este lado do rio não conte com tantos pontos turísticos como a área central, o principal é o Palácio Pitti, onde você encontrará também lindas residências e palácios, pequenas lojas e galerias, bem como vários pequenos e charmosos restaurantes, além de poder ver os edifícios históricos da outra margem. Dica: Não deixe de passar pela ponte também à noite.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Palazzo Pitti é um gigantesco palácio onde os turistas podem visitar diversos museus, galerias e os antigos aposentos da família Medici, que viveu no local. Não deixe de passear também pelo seu lindo jardim!

Imagem

Imagem

A Igreja de Santa Croce é uma linda igreja do século XIII, onde estão as tumbas de famosos fiorentinos, como: Michelangelo, Galileo, Maquiavel e Leonardo Bruni. Belos afrescos decoram as capelas do mosteiro ao lado da igreja.

Imagem

Imagem

Imagem

Em Florença os visitantes podem perder a noção do tempo nos maravilhosos museus e galerias da cidade. Veja algumas das lindas obras que pudemos observar na Galleria dell'Accademia, na Galleria degli Uffizzi, na Galleria Palatina e em diversas igrejas. Lembramos que em vários museus e salas não é permitido tirar fotos, mas onde é permitido não se pode usar o flash.

Imagem

O Mercato Centrale é melhor lugar para os visitantes provarem as delícias regionais. O andar térreo funciona até às 14:00 vendendo queijos, vinhos, salames, frutas, verduras e tudo o que um mercado central vende, além dos famosos souvenires. O andar superior funciona até às 22:00 com diversos restaurantes, de diversas especialidades, agradando a todos os gostos e oferecendo o melhor da culinária italiana.

Imagem

Imagem

Claro existem outros lugares charmosos e gostosos para comer:

Imagem

Imagem

Vamos nos perder por mais alguns pontos de Florença?

Convento di San Marco

Imagem

Spedale degli Innocenti

Imagem

Piazza della Repubblica

Imagem

Imagem

Igreja Santa Maria Novella

Imagem

Ver a cidade de seus lindos terraços é muito interessante. Vários hotéis e edifícios oferecem esta oportunidade, mas o melhor lugar é a Piazzale Michelangelo, onde você irá se perder na beleza de Florença e da Toscana. A cidade fica ainda mais linda com a luz do entardecer.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma coisa que não devemos perder em uma viagem é tempo. Por isso, ficar em um hotel bem localizado é muito importante. Em Florença escolhemos o Antica Torre di Via Tornabuoni, localizado em uma das principais ruas da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O centro histórico da cidade é uma área de acesso restrito, então você não poderá entrar com seu carro. Somente se tiver uma autorização, seja do hotel em que se hospedará ou então do estacionamento que deixará o seu carro, é que poderá entrar na região. Em ambos os casos você deverá providenciá-la antes da sua chegada à cidade.

No centro você não precisará do carro para nada, mas caso seu hotel seja distante, o ideal é ir de ônibus ou trem até a área histórica, deixando o carro no hotel. Para isso você deverá comprar os bilhetes antes de entrar no ônibus ou trem. Eles são vendidos nos chamados Tabacchi e Sali, que são pequenas lojas que vendem cigarros, bilhetes de ônibus, selos, revistas, cartões de telefone e etc.

No trem a validação do bilhete é antes de entrar e no ônibus é ao entrar. Isto se você estiver se deslocando dentro da cidade de Florença. Caso você chegue de trem e seu hotel seja longe da estação ou tenha dificuldade com as malas, não tem problema, pois os táxis podem entrar na área restrita.

Florença é maravilhosa! Ficamos dois dias e meio na cidade, o que é muito pouco tempo, mesmo que você tenha tudo bem planejado e já tenha comprado os ingressos antecipadamente. Para aproveitar o destino ao máximo, com calma, recomendamos pelo menos quatro dias. Se você for apaixonado por arte, será difícil deixar Florença e voltar para casa, mesmo com um mês na cidade.

Adoramos! É incrível poder andar sem rumo pelas ruas que Michelangelo, Maquiavel, Dante Alighieri, Vasari, Donatello e muitos outros mestres caminharam e trabalharam. E caso você realmente tenha se perdido, com certeza encontrará alguém para lhe indicar o caminho certo.

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece Florença? O que mais gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Nov 09, 2015 8:52 pm
Incrivel!

Eu amo Florenca, minha cidade italiana favorita!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Nov 10, 2015 7:09 am
Florença sem dúvida está nos meus planos. Linda a cidade.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Nov 10, 2015 8:29 am
Ainda não conheço, mas sempre tive vontade! Um charme esse hotel hein.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Nov 10, 2015 10:27 am
Deve ser um lugar maravilhoso!! Está nos planos um dia conhecer.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Nov 17, 2015 4:12 pm
Maravilhosa! Cidade linda e romântica... Itália é demais ;)

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Dez 02, 2015 10:32 am
Capela dos Médici: Uma joia no meio de Florença http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=480&t=12556" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Dez 02, 2015 1:12 pm
O título já diz tudo: perca-se por Florença!
Fiquei alguns dias por lá e me apaixonei por cada cantinho!

Um dos lugares que todo mundo tem que conhecer!





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio