Capela dos Médici: Uma joia no meio de Florença

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qua Dez 02, 2015 10:31 am
Capela dos Médici: Uma joia no meio de Florença

Imagem

Site: http://www.polomuseale.firenze.it/en/musei/?m=cappellemedicee

Visão geral

A Capela dos Médici, chamada de Cappelle Medicee em italiano, está localizada no complexo fiorentino de São Lorenzo, que compreende além da capela a igreja de São Lorenzo, uma das mais antigas de Florença, e também a Biblioteca Mediceo Laurenziana, considerada uma das primeiras bibliotecas públicas do mundo.

A capela mausoléu é constituída de três partes, construídas entre os séculos XVI e XVII, onde o visitante entra por uma pequena porta na parte traseira da igreja de São Lorenzo, então desce para a primeira parte.

A Cripta é um espaço pequeno, de teto rebaixado e abobadado, onde estão sepultados cerca de 49 membros menos representativos da família Médici. As sepulturas são marcadas com placas de bronze ou latão. Lá estão em exposição vários tesouros que pertenceram à família, além de máscaras mortuárias, que era uma máscara feita de cera ou gesso para ser colocada sobre o rosto de uma pessoa recém-falecida. A máscara podia ser feita para possuir uma lembrança ou souvenir do falecido ou usada como modelo para criação de retratos. Na Idade Média as máscaras mortuárias de fato tomaram o lugar das esculturas. A combinação de máscara mortuária, tumbas e as sombras do teto dão um aspecto sombrio à cripta.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A partir da cripta, você subirá uma pequena escada e chegará na segunda parte, onde está a Cappella dei Principi. Em português é chamada de Capela dos Príncipes e é simplesmente maravilhosa, se podemos usar a palavra simples em sua descrição.

O projeto mais caro da família Médici foi iniciado no ano de 1604. O mausoléu dos grão-duques da Toscana é uma grandiosa capela octogonal com 59 metros de altura e uma imensa cúpula.

Ao entrarmos nossos olhos não sabem se focam as paredes, à cúpula, as esculturas, o altar ou o chão. Esta imponente e surpreendente construção é toda feita em mármore de diversas cores, tanto as paredes, quanto chão. Uma obra de arte a parte, com um belo mosaico. A cúpula, além de iluminar toda a capela, é uma obra-prima formada por lindos afrescos. Por todos os lados podemos apreciar incrustações em mármores coloridos e pedras semipreciosas. Nas paredes estão brasões das cidades toscanas governadas pelos grão-duques.

Alguns trabalhos de restauro estão em execução, mas não tiram a beleza da capela.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Seguindo por um corredor chegamos à terceira parte da Capela dos Médici, a Nova Sacristia, que é um projeto concebido por Michelangelo, sendo parcialmente feito por ele e finalizado por outros arquitetos. Inicialmente a pequena sala era acessível pelo interior da igreja, mas o acesso foi fechado, ficando somente o acesso pela Capela dos Príncipes. Nela estão sepultados quatro membros da família Médici.

São três grupos de esculturas (1520-1534) e as obras-primas em mármore foram feitos por Michelangelo:
- O túmulo de Lorenzo, neto de Lorenzo, o Magnífico, cujo conjunto de estátuas simboliza a vida contemplativa.
- O túmulo de Giuliano, terceiro filho de Lorenzo, o Magnífico, simbolizando a vida ativa.
- O terceiro grupo de esculturas é a Madonna con il Bambino, inacabada, ladeada por São Cosme e São Damião, patronos da família. As esculturas foram concebidas para adornar o túmulo de Lorenzo, o Magnífico, e seu irmão Giuliano. Michelangelo não terminou o projeto e Vasari apenas postou as esculturas sobre o sarcófago, ficando desta maneira o túmulo mais simples de todos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É permitido tirar fotos, sem flash e sem o uso de tripé ou pau de selfie. Vale lembrar que antes de ser uma espécie de museu, com várias obras de arte, o local é um espaço religioso e deve ser respeitado como tal.

Como chegar

Endereço: Piazza di Madonna degli Aldobrandini, 6.

Chegando pela frente da Igreja de São Lorenzo basta contornar a igreja pelo lado direito.

Horários

Diariamente das 08:15 às 13:50.

A bilheteria fecha às 13:20.

Não há funcionamento no 2º e no 4º domingo de cada mês, assim como na 1ª, 3ª, e 5ª segunda-feira de cada mês, 1º de maio, Natal e Ano Novo.

Preços

Adultos: 6 euros.
Crianças e adolescentes até 18 anos: grátis.

Você pode comprar as entradas on-line, mas há uma taxa de 3 euros, mesmo para os ingressos gratuitos. Como também há cobrança de 6,38% de IOF não achamos válida a compra.

Quando estivemos na capela não havia fila para entrar.

Conclusão

Gostamos muito da Capela dos Médici! Ela é realmente muito bonita, principalmente a parte da Capela dos Príncipes. Embora tenha três partes, ela é relativamente pequena, então você não demora muito tempo para visitar tudo. Como ela não abre à tarde, programe-se para ir pela manhã.

Recomendamos!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

O Falando de Viagem visitou o local a convite do Polo Museale Fiorentino.

E você, conhece a Capela dos Médici? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Qua Dez 02, 2015 11:17 am
Todo o complexo de San Lorenzo é muito interessante!

Patricia Mensagens: 2384
Qua Dez 02, 2015 12:33 pm
Que linda!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Dez 02, 2015 1:09 pm
Eu conheci e adorei! Vale muito a pena! Linda demais!

AndBrag Mensagens: 281
Qua Dez 02, 2015 1:46 pm
Esse lugar é lindo. Para quem gosta é imperdível.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Dez 03, 2015 11:55 am
Simplesmente maravilhoso. Cada dia mais fico encantando com a Itália.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Dez 03, 2015 3:49 pm
Maravilhosa, como quase tudo em Florenca





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio