Galleria dell'Accademia: A casa do David de Michelangelo em Florença

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19847 Administrador
Ter Dez 15, 2015 9:31 am
Galleria dell'Accademia: A casa do David de Michelangelo em Florença

Imagem

Site: http://www.polomuseale.firenze.it/en/musei/?m=accademia

Visão geral

A Academia de Belas Artes de Florença foi fundada em 1563, sendo a primeira da Europa especializada em desenhos, esculturas e pinturas. No ano de 1784 nasceu a Galleria dell'Accademia como um instrumento didático para que os alunos tivessem lindos exemplos para copiar e estudar. Iniciou-se assim uma maravilhosa coleção de obras de arte. O acervo continuou em crescimento até o final do século XIX e início do século XX, quando várias obras de arte foram transferidas para outros museus na Itália.

A Galeria da Academia de Belas Artes de Florença está alojada em salas que antigamente faziam parte do Hospital São Mateus e do Convento de San Niccolò di Cafaggio, corredores que estavam habituados a exibir lindas obras sacras.

Um dos maiores exemplos para os estudantes de belas artes da época, e diríamos também de hoje, era Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni ou, como todos o chamam, simplesmente Michelangelo. Seus admiráveis trabalhos eram o máximo de inspiração dos estudantes, fato que levou a Accademia a adquirir algumas das obras primas do mestre renascentista.

No local estão expostas obras-primas do artista, como os Quatro Prisioneiros - Quattro Prigionieri e algumas pinturas, mas a obra-prima mais conhecida, admirada e para alguns o principal motivo para a visita ao museu é o Davi ou David, a escultura idealizada para adornar a Piazza della Signoria, que foi transferida para a Accademia no ano de 1873, para assim preservar a obra-prima deste grande mestre. No local foi colocada uma réplica, a qual permanece até hoje na frente do Palazzo Vecchio.

A estátua foi esculpida em um bloco único de mármore, que segundo conta a história ficou exposto ao tempo durante 25 anos, até que após várias tentativas foi encontrado o artista que iria levar o imenso bloco, acabá-lo e transformá-lo em uma obra de arte.

A estátua de um homem nu em pé, com 5,17 metros, representa o herói bíblico David, que devido à ausência da cabeça de Golias na escultura, acredita-se estar ainda por acontecer, o herói está concentrado, tenso, mas não com medo. Devido à natureza do herói que representava, a estátua logo veio a simbolizar a defesa das liberdades civis consagrados em Florença, ameaçada por todos os lados, pelos estados rivais e pela hegemonia da família Médici. Os olhos de David, que mostram mais uma vez a maravilhosa técnica no artista, estão voltados em direção à Roma, com um olhar de aviso.

Além dos olhos, é lindo observar a beleza dos músculos e das mãos esculpidas, onde as veias e as unhas são realmente perfeitas.

O David, estabeleceu Michelangelo, então com somente 29 anos, como o mais importante e mais notável escultor da época.

Veja algumas fotos desta linda obra de arte:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora algumas fotos da área ao redor da estátua, que inclui uma sala com moldes em gesso utilizados como modelos para posteriores esculturas em mármore ou outros materiais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Além do David, existem outras importantes obras de arte na galeria. São pinturas realizadas por grandes artistas fiorentinos entre os séculos XV e XVI, como Filippino Lippi, Fra Bartolomeu e Bronzino. Uma coleção de esculturas em gesso de escultores do século XIX, como Lorenzo Bartolini e Luigi Pampaloni.

Nas salas do primeiro andar está exposta uma sequência de esplêndidos polípticos (quadro pintado em vários painéis) do gótico tardio, sempre completos em todas as suas partes. Inclui uma incrível coleção de arte religiosa, especialmente importante por suas pinturas serem feitas com base em ouro, além de uma linda seção de ícones russos.

Recentemente, a Galleria dell'Accademia foi enriquecida com uma importante coleção de instrumentos musicais antigos do Conservatório Cherubini.

Na área chamada The Tribune, onde está o David, é permitido tirar fotos, sem flash e sem o uso de tripé ou pau de selfie. No restante do museu é proibido tirar fotos.

Como chegar

Endereço: Via Ricasoli, 60.

São cerca de 10 minutos caminhando a partir da Catedral Santa Maria del Fiori. A Via Ricasoli começa no lado esquerdo da catedral.

Horários

Diariamente de 08:15 às 18:50. A bilheteria fecha às 18:20 horas e o início do fechamento das salas às 18:40.

Fechado nas segundas-feiras, 1º de maio, Natal e Ano Novo.

Preços

Adultos: Entre 8,00 e 16,50 euros (o valor do ingresso é variável de acordo com as exposições temporárias).

Crianças e adolescentes até 18 anos: grátis.

Você pode comprar as entradas on-line, mas há uma taxa de 4 euros, mesmo para os ingressos gratuitos. Há cobrança de 6,38% de IOF, mas recomendamos a compra antecipada. A espera mínima durante o período em que estivemos em Florença era de 90 minutos e na alta temporada pode chegar a mais de duas horas.

Na compra você escolherá um horário determinado para entrar no museu, não podendo entrar fora deste horário. Chegando ao museu no horário determinado, você deverá entrar na fila de bilhetes reservados, apresentar o voucher recebido pelo e-mail e receber o ingresso, entrando em seguida.

Conclusão

Adoramos a Galleria dell'Accademia! Claro que existe uma pequena multidão ao redor do David, que em certos momentos é desagradável, mas a obra de arte é maravilhosa e imperdível. No entanto, o restante do museu também é lindíssimo e por incrível que pareça achamos vazio. Tivemos a impressão de que a maioria dos visitantes chegam, visitam o David e um pouco da área ao redor e vão embora, perdendo infelizmente uma grande oportunidade de apreciar trabalhos maravilhosos.

Sabemos que o tempo gasto em um museu é relativo e depende muito do gosto do visitante, mas a galeria é relativamente pequena e você a visita em cerca de uma hora.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

O Falando de Viagem visitou o local a convite do Polo Museale Fiorentino.

E você, conhece a Galleria dell'Accademia? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Dez 15, 2015 9:40 am
Passeio imperdivel!

Quando visitei pela ultima vez em 2005 nao eram permitidas fotografias :cry:

Adriana Mensagens: 2231
Qui Dez 17, 2015 2:14 pm
Fabio, agora a galeria onde está o David, é permitido, no restante não, mas acho que isso é variável de acordo com as exposições.

Claro para efeitos de informação, principalmente para as matérias aqui para o FDV, seria bom que em todo o museu estivesse permitido tirar fotos, mas de uma certa maneira é até bom que não sejam permitidas fotos. O restante do museu estava super tranquilo, deu para visitar tranquilamente e até sentar para ver as obras (onde tinha banco, claro ;) ).

Algo que me estressou um pouco no Uffizzi onde é permitido tirar fotos, é que era realmente barulhento, a cada minuto ouvia os seguranças chamando a atencao "No Flash please" , ou o alarme disparado, porque alguém chegava perto demais, alguns querendo um selfie com os quadros, ou ficavam meia hora grudados na frente do quadro com as câmeras ou celulares e quem queria ver não podia ter uma boa visão.

leticiasf Mensagens: 323
Seg Out 17, 2016 9:34 pm
A estátua de Davi surpreende pelo tamanho, até vê-la não imaginei que fosse tão grande! :o :o

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Ter Out 18, 2016 2:22 pm
Amo essa galeria!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Out 28, 2016 1:27 pm
Filas bem pequenas hoje, apesar da cidade estar bem cheia.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Mar 20, 2017 9:11 am
Estou a fim de economizar esta taxa de compra on line. Pela minha experiência europeia, no mês de Janeiro as filas são minúsculas por lá, nem na Torre Eiffel peguei fila.
#maodevaca

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qui Fev 22, 2018 5:08 pm
Dando o retorna aqui, fui tanto à Galleria dell´Accademia quanto na Uffizzi logo ao abrir e não peguei fila nenhuma. Inclusive acho que consegui entrar mais rápido do que quem tinha horário marcado. Isso na segunda quinzena de janeiro.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG




Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio