Guia da Toscana – Dicas e roteiro de 2 dias em Florença e 5 dias em Siena

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Abr 19, 2017 9:36 am
Imagem

A Toscana é uma região relativamente grande, onde estão localizadas cidades como Florença, Siena, Montalcino, San Gimignano e diversas outras. Para conhecer tudo é necessário tempo, principalmente porque muitas atrações somente são acessíveis de carro, sendo necessário dedicar algum tempo aos deslocamentos.

Além disso, a gastronomia é um dos pontos fortes da região, e um tour pela Toscana não estaria completo sem paradas estratégicas para viver experiências gastronômicas em seus restaurantes locais. Neste texto vamos lhe dar algumas dicas e um breve roteiro, para que sua viagem pela Toscana seja ainda mais incrível.

Quanto tempo ficar na Toscana

Se você dispõe de apenas 2 dias, o melhor é se concentrar apenas em Florença, e deixar as cidades do interior para uma próxima oportunidade. Com 4 ou 5 dias já é possível percorrer algumas das cidades menores de carro, mas mesmo assim será necessário eleger com calma aquilo que se pretende visitar.

Com 7 dias ou mais a experiência fica mais completa, sendo possível ficar alguns dias em Florença e o restante em alguma cidade no interior, como, por exemplo, Siena, e de lá fazer bate e volta aos vilarejos da região.

A Toscana é um lugar para se conhecer com calma. Visitar uma de suas cidades apenas para "ticar" o destino não proporcionará a inesquecível experiência de passear pelas ruas sem pressa, de experimentar a culinária, degustar os deliciosos vinhos, encantar-se com as paisagens, ou seja, desfrutar de todo o potencial que a região tem a oferecer.

Quando ir para a Toscana

O ideal é ir nos períodos de clima ameno, como nos meses de abril a maio e outubro. Os meses de novembro a março também são tidos como baixa temporada, o que significa preços mais baixos, mas muitos hotéis e restaurantes fecham. Além disso o frio pode incomodar, principalmente quando chove.

Já no verão, nos meses de junho, julho e agosto, esteja preparado para muito calor e uma grande quantidade de turistas. Faça todas as reservas com antecedência os preços dos hotéis principalmente estarão bem elevados. O trânsito fica mais intenso e as vagas de estacionamento disputadas. Nesse período também acontecem muitos festivais e é a época da Vindima (colheita) das uvas.

Como chegar na Toscana

É possível desembarcar diretamente no aeroporto de Florença, mas o mais comum é os turistas virem de cidades como Milão, Veneza e Roma. A Alitalia é a melhor opção de companhia aérea para explorar a Itália.

Preciso de carro para conhecer a Toscana?

Em Florença você não precisa de carro, e se você estiver com um ele lhe trará muito mais transtornos do que alegrias. Isso porque os carros dos turistas não podem entrar no centro histórico de Florença e os estacionamentos são muito caros.

Para conhecer o interior da Toscana o carro é a forma ideal, pois com ele você tem autonomia para escolher o roteiro e ficar o tempo que deseja em cada destino.

Posso trafegar de carro nos centros históricos das cidades?

Em todas as cidades que visitamos era proibido o ingresso de turistas com carros nos centros históricos. Somente os moradores locais tinha autorização para isso. Fique atento, pois a entrada em uma área proibida poderá ser penalizada com multa.

Se você estiver em um hotel localizado dentro de um centro histórico, muitas vezes é possível o ingresso do veículo na área, pois o hotel tira foto da placa e informa aos agentes de trânsito, ou seja, você recebe uma autorização provisória durante o período da hospedagem. Sempre verifique essa questão diretamente com o setor de reservas do seu hotel.

Onde ficar na Toscana

O melhor, sem dúvida, é dividir a hospedagem, pois a região é muito grande. Nossa sugestão é ficar 2 dias inteiros em Florença e 5 dias em Siena, mas para entender melhor clique aqui e leia a nossa matéria sobre o assunto.

Durante o período em que estivemos em Siena nos hospedamos no Palazzetto Rosso, um hotel boutique situado dentro do centro histórico, e que oferece muita exclusividade, charme e requinte para todos os hóspedes.

Onde comer na Toscana

Vai depender do orçamento de cada um. Um restaurante intermediário, com entrada, prato principal, sobremesa, vinho e água para um casal tem custo em torno de 80 a 100 euros. Recomendamos que se faça reserva antecipada naqueles restaurantes que você queira conhecer, pois caso contrário pode ter que aguardar numa fila.

Existem opções mais baratas, normalmente fora do eixo turístico, além de lanchonetes, onde é possível comprar um sanduíche por 5 euros. Durante nossa recente jornada pela Toscana tivemos a oportunidade de conhecer 5 locais incríveis, que certamente valeram a visita.

Em Florença fomos à Trattoria Sostanza, onde tivemos a oportunidade de experimentar a melhor Bisteca Fiorentina de toda a viagem. O lugar é simples e escondido, mas a carne, proveniente da Croácia, é de altíssima qualidade e preparada à perfeição. O atendimento também foi incrível.

Tempo necessário: 1 hora e 30 minutos.
Valor: em torno de 45 euros por pessoa (entrada, prato principal, sobremesa e meia garrafa de vinho).

Ainda em Florença estivemos I'Tuscani 2, um restaurante com atendimento descontraído e comida deliciosa. Os pratos são para duas pessoas e já incluem o vinho.

Tempo necessário: 2 horas.
Valor: em torno de 45 euros por pessoa (entrada, prato principal, sobremesa e meia garrafa de vinho).

Outro local que gostamos muito foi o restaurante Antica Osteria da Divo, em Siena, que se encontra instalado em uma escavação Etrusca. Muitas das mesas estão localizadas dentro de cavidades esculpidas nas rochas vulcânicas, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Tempo necessário: 1 hora e 30 minutos.
Valor: em torno de 55 euros por pessoa (entrada, prato principal, sobremesa e meia garrafa de vinho).

No interior da Toscana agendamos um almoço na linda vinícola Castello di Ama, localizada no Chianti, e que é mundialmente conhecida pelos seus vinhos de qualidade. A refeição foi espetacular, o lugar é requintado e oferece pratos muito bem elaborados, tudo num ambiente bucólico e charmoso.

Tempo necessário: 1 hora e 30 minutos.
Valor: em torno de 50 euros por pessoa (entrada, prato principal, sobremesa e meia garrafa de vinho).

Um restaurante que descobrimos por acaso, mas que foi onde tivemos a oportunidade de comer alguns dos pratos mais saborosos da viagem, foi a Trattoria L'Angolo, localizada no quarteirão fechado em frente à Fortezza di Montalcino. O local é simples e o atendimento sem muito destaque, mas os preços e a qualidade dos pratos surpreendem.

Tempo necessário: 1 hora.
Valor: em torno de 25 euros por pessoa (prato principal, sobremesa e meia garrafa de vinho).

Os principais museus da Toscana

Na região da Toscana também é possível visitar fabulosos museus. Os dois principais museus estão em Florença: Galleria degli Uffizi e Galleria dell'Accademia.

Em ambos o ingresso custa 8 euros, e você pode adquirir antecipadamente no site oficial dos museus, pagando uma taxa adicional de 4 euros por ingresso. O ideal é reservar com 30 dias de antecedência, mas se a viagem for na alta temporada, compre uns 60 dias antes para ter todas as opções de horário disponíveis. No dia da visita chegue uns 15 minutos antes do horário marcado e troque a sua reserva pelo ingresso.

Roteiro de 7 dias na Toscana

Dia 1

Hospede-se em Florença e logo no primeiro dia agende a visita da Galleria degli Uffizi bem cedo, por volta das 08:30.

Tempo necessário: o tempo de visita varia de pessoa para pessoa, mas em termos gerais, com 2 horas é possível dar uma volta geral e com calma por grande parte das obras em exposição.
Valor: 12 euros.

Vá então para a Ponte Vecchio e aproveite para passar pelas lindas lojas e tirar algumas fotos do Rio Arno.

Tempo necessário: 30 minutos.
Valor: gratuito.

Siga pela Via Por Santa Maria, que é a rua em frente à ponte, em direção ao centro histórico. No caminho faça um desvio até a Piazza della Signoria, que é lugar ideal para sentar e tomar um relaxante café.

Tempo necessário: 30 minutos.
Valor: gratuito.

Retorne ao percurso original, passe pela Piazza della Repubblica e chegue a incrível Catedral de Santa Maria del Fiore. Sugerimos visitar o interior da catedral, que é gratuito, mas se estiver com disposição compre o ingresso que permite entrar no Battistero, subir na cúpula da igreja, bem como visitar outras atrações no local.

Tempo necessário: 30 minutos para a catedral. Reserve outras 2 horas caso queira visitar todas as outras atrações.
Valor: a entrada na catedral é gratuita, para as demais atrações é necessário comprar um ingresso no valor de 15 euros.

Bem perto dali está a Basílica de San Lorenzo e voltando um pouco você encontrará o Palazzo Strozzi. Encerre o dia na igreja de Santa Maria Novella e descanse um pouco na linda praça em frente.

Dia 2

Visite a Galleria Dell’Accademia bem cedo, pois assim poderá admirar o belo e impressionante David de Michelangelo com calma e tranquilidade. Em nossa opinião, uma das maiores maravilhas que já tivemos a oportunidade de apreciar na vida.

Tempo necessário: o tempo de visita varia de pessoa para pessoa, mas em termos gerais, com 30 minutos é possível dar uma volta geral e com calma por grande parte das obras em exposição.
Valor: 12 euros.

Se estiver com disposição, vá andando até o Palazzo Pitti, caso contrário pegue um táxi. No palazzo é possível não apenas conhecer o museu, mas também percorrer os Jardins de Boboli, sendo necessário comprar o ingresso.

Tempo necessário: 1 hora e 30 minutos.
Valor: 10 euros.

Para encerrar o dia, vá até a Piazzale Michelangelo e tenha uma linda vista panorâmica de Florença.

Dia 2 - alternativa

Se você conseguiu esgotar tudo que queria ver em Florença no primeiro dia, programe-se para ir a Pisa e Lucca no dia seguinte. Os trajetos podem ser realizados de trem, sendo necessário em torno de 1 hora de Florença até Pisa, 20 minutos de Pisa até Lucca e por volta de 1 hora e 30 minutos no retorno até Florença.

Dia 3

Alugue um carro e vá inicialmente até a cidade de San Gimignano, conhecida como a Manhattan italiana. Isso por causa das suas inúmeras torres, erguidas em uma época em que o poder dos mais ricos era demonstrado através da altura da construção das torres. Hoje restam apenas 14 torres, que são responsáveis por dar um imenso charme a esta encantadora cidade.

Tempo necessário: 2 horas.
Valor: gratuito.

Como já indicamos aqui, deixe o carro preferencialmente no estacionamento P2, localizado próximo à entrada da cidade, e ande despreocupadamente pelas belas ruas. Não deixe de tomar um gelato na Gelateria Dondoli, localizada na praça central e eleita várias vezes como a melhor do mundo.

Tempo necessário: 15 minutos.
Valor: 5 euros.

Se já estiver com fome aproveite para almoçar por aqui mesmo, caso contrário siga caminho até a cidade de Volterra. Aqui é necessário fazer uma observação: San Gimignano é uma cidade mais charmosa e encantadora do que Volterra em nossa opinião, por isso só continue a viagem quando já tiver explorado todos os recantos de San Gimignano. Passe então em Volterra e após fazer um bom passeio por seu centro histórico prossiga até o seu hotel.

Tempo necessário: 1 hora.
Valor: gratuito.

Nossa sugestão é se hospedar em Siena. Caso esta tenha sido a sua escolha, deixe as malas no quarto e vá dar uma volta para explorar esta lindíssima cidade.

Dia 4

Acorde cedo e vá até a cidade de Montepulciano, que é extremamente encantadora. Estacione logo na entrada, próximo ao posto turístico, e suba pela rua principal até o centro histórico, onde será possível comprar alguns queijos, embutidos e vinhos deliciosos.

Tempo necessário: 2 horas.
Valor: gratuito.

Próximo dali está a cidade de Pienza e vale a pena dar uma passada rápida por lá.

Tempo necessário: 45 minutos.
Valor: gratuito.

Seguindo um pouco mais você chegará a Montalcino, mundialmente famosa por seus vinhos. Um bom local de estacionamento é perto da Fortezza di Montalcino. De lá seguir até as demais áreas da cidade.

Tempo necessário: 1 hora e 30 minutos.
Valor: gratuito.

Os apreciadores de vinho devem aproveitar para comprar alguns rótulos do Brunello di Montalcino, que é vendido em lindas lojas por preços muito mais baixos do que aqueles praticados no Brasil.

Retorne, então, para o hotel e aproveite para descansar um pouco antes do jantar.

Dia 5

Após dias intensos, nada melhor do que dedicar um dia inteiro à cidade de Siena, que mesmo possuindo muitas atrações pode ser percorrida a pé sem dificuldades. Imprescindível passear na Piazza del Campo, uma das mais belas e agradáveis praças de toda a Toscana em nossa opinião.

Os restaurantes no entorno da praça não são reconhecidos pela qualidade, mas mesmo assim não deixe de se sentar em um deles, beber um vinho e comer algo enquanto admira o vai e vem de turistas e moradores locais e a bela construção que envolve a piazza.

Quem tiver disposição pode encarar os mais de 400 degraus da Torre del Mangia e ter uma linda visão 360 graus de toda a cidade. Siga então até a Piazza del Duomo, onde será possível visitar a linda catedral, a cripta, a Biblioteca Piccolomini, o batistério e o Museo dell’Opera del Duomo.

Tempo necessário: 1 hora para visitar a catedral e a biblioteca. Acrescente mais 1 hora e 30 minutos caso queira ir nas demais atrações.
Valor: Optamos por visitar apenas a catedral e a biblioteca, ao custo de 4 euros, mas se você estiver interessado em conhecer também as demais, compre o OPA Si PASS, ao custo de 12 euros no período de março a outubro e 8 euros de novembro a fevereiro, e que permite o acesso a todas as atrações.

Em Siena você ainda poderá visitar a Basilica di San Domenico, o Santuário de Santa Catarina e o Complexo e Museu Santa Maria della Scala, mas um dos melhores programas é simplesmente andar sem rumo, descobrindo uma novidade a cada passo.

Dia 6

Pela manhã dirija até a cidade de Cortona, que é um típico vilarejo toscano, com muito charme. Não deixe de ficar alguns momentos no lindo parque localizado na entrada do centro histórico, de onde e tem uma linda vista de toda a região.

Tempo necessário: 1 hora e 30 minutos.
Valor: gratuito.

Perto dali está Arezzo, mas não chegamos nem mesmo a estacionar o carro, pois a cidade é relativamente grande, e como procurávamos locais pequenos e aconchegantes, achamos melhor seguir viagem até Lucignano, e não nos arrependemos. A pequena e simpática cidade de Lucignano é mais tranquila que Cortona, mas oferece um ambiente aconchegante, que lembra a Toscana que vemos nos filmes. É um prazer andas por suas ruas.

Tempo necessário: 1 hora.
Valor: gratuito.

Já no final do dia vale a pena parar em Monteriggioni, localizada nas proximidades de Siena, que possui uma das muralhas mais bem conservadas da Itália. O tamanho reduzido permite explorar a cidade em pouco tempo, mas o ambiente é tão agradável que você provavelmente vai querer ficar algum tempo por lá.

Tempo necessário: 1 hora.
Valor: gratuito.

Dia 7

Logo cedo faça um passeio pela cidade de Colle di Val d'Elsa, concentrando-se principalmente na cidade murada, mas sem se demorar muito, pois em seguida o roteiro levará até o Chianti.

Tempo necessário: 1 hora.
Valor: gratuito.

A famosa região do Chianti possui pequenas vilas que valem a visita, como, por exemplo, Castelina in Chianti, que nos proporcionou uma agradável experiência.

Tempo necessário: 1 hora.
Valor: gratuito.

Outros lugares que nos foram recomendados, mas não tivemos tempo de ir, são Radda in Chianti e Greve in Chianti. Nesta região também existem muitas vinícolas com restaurantes, o que pode ser uma excelente experiência, seja para fazer um tour, ou apenas uma refeição.

No nosso caso optamos por almoçar em uma vinícola, o Castello di Ama, o que impediu de irmos em outras vilas, mas não nos arrependemos, pois foi uma experiência gastronômica muito interessante.

Conclusão

A Toscana é para ser explorada com tempo e tranquilidade. Passar por esta região, apenas para "ticar" um destino, não permite sentir e viver tudo que ela tem a oferecer. Ao todo, ficamos 7 dias na Toscana, e mesmo assim ainda temos muitos motivos para voltar. Não apenas para rever lugares inesquecíveis, como também ir em locais que não conseguimos visitar.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Toscana? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 19, 2017 11:13 am
A Toscana é incrível. Viajei para lá ano passado e AMEI. Agora tenho vontade de voltar sempre!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Abr 19, 2017 12:15 pm
Adorei a Toscana. Desde as cidades até a comida, foi tudo maravilhoso.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qua Abr 19, 2017 1:35 pm
Amei esse guia!! Fiz duas viagens para lá e amei! Conheci várias cidadezinhas que gostei muito!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Abr 20, 2017 7:06 pm
Super guia! Adorei! :)
Conheço bem a Toscana e foi uma das melhores viagens que já fiz!

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mai 23, 2017 10:27 am
Muito bom seu roteiro. A Toscana é um destino que sempre podemos voltar e fazê-lo de maneiras distintas.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Jun 06, 2017 8:52 am
Ótimo guia!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG




Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio