
A Toscana é uma das mais belas e românticas regiões da Itália. É também uma das maiores regiões do país em território e número de habitantes. Sua capital é a deslumbrante cidade de Florença.
Ela é composta pelas seguintes províncias:
- Arezzo (39 municípios).
- Florença (44 municípios).
- Grosseto (28 municípios).
- Livorno (20 municípios).
- Lucca (35 municípios).
- Massa-Carrara (17 municípios).
- Pisa (39 municípios).
- Pistoaia (22 municípios).
- Prato (7 municípios).
- Siena (36 municípios).
A Toscana reúne maravilhosamente terra e mar na mesma região. As cidades são museus a céu aberto e proporcionam uma verdadeira aula de história, com arte e cultura por todos os lados. A melhor forma de conhecer as cidades é se perdendo pelas ruelas medievais, se surpreendendo a cada esquina.
Fotos
Volterra:
Siena:
Pisa:
Lucca:
Monyalcino:
Florença:
Percorrer a Toscana de carro é um capítulo à parte. As estradas são excelentes, muito bem sinalizadas e com paisagens de suspirar. Você irá se deparar com lindos castelos, ruínas, vinhedos e avistará cidades que com certeza ficará com vontade de entrar.
Gastronomia
Além das delícias tradicionais da cozinha italiana, como massas e bruschettas, a Toscana oferece uma gastronomia típica, muito rica em produtos da região, como o queijo pecorino, os azeites de oliva oriundos das milhares de oliveiras espalhadas na região, tomates frescos, favas, presuntos e salames. Dependendo da época do ano as trufas poderão ser o ápice gastronômico.
Alguns pratos típicos são: bisteca alla fiorentina, ribollita (misto de verduras, feijão e cebola) e pappa al pomodoro. Com certeza um convite ao prazer!
Você encontrará tanto restaurantes refinados e premiados quanto pequenas trattorias familiares com excelente custo/benefício.
Vale uma dica: fuja dos restaurantes nos arredores dos grandes pontos turísticos. Eles geralmente ficam cheios, são caros e a comida pode não ser da melhor qualidade.
Vinhos
A produção de vinhos é uma atividade florescente na Toscana desde a idade média. A fama se deve principalmente pelos vinhos tintos feitos a partir da uva Sangiovese, com grande diversidade de aroma, sabor, corpo e estrutura. Existem milhares de denominações de origem, regras e estatutos.
A Toscana produz desde vinhos da casa, leves e simples até os mais ricos, que se encaixam entre os melhores produzidos na Europa.
Os vinhos mais importantes da região são os populares Chianti. O sul da Toscana produz o tradicional e imponente Brunello de Montalcino. Outras importantes regiões de vinhos toscanos são Montepulciano, Bolgheri, Carmignano e San Gimignano.
Algumas informações encontradas nos rótulos são indicadores de qualidade. A sigla DOCG, classificação mais alta na hierarquia das regiões vinícolas italianas, significa Denominazione di Origine Controllata e Garantit. A indicação Chianti Classico aponta a região de origem e o rótulo traz o símbolo do gallo nero (galo negro). A palavra Clássico indica a parte central, a melhor de uma região.
Um programa imperdível é visitar vinhedos e fazer degustação de vinhos!
Uma dica para quem quer conhecer ou se apaixonar ainda mais pela Toscana é assistir o filme Sob o sol de Toscana, gravado na cidade de Córtona, na província de Arezzo. Além de uma linda história, tem paisagens de tirar o fôlego.
Na Toscana cada cidade possui suas belezas e encantos particulares, mantendo vivas ao longo dos séculos antigas tradições. Em cada esquina, em cada pedra uma história!
Uma atmosfera única que proporciona arte, folclore, cultura, monumentos, obras e belezas naturais em cada lugar você vai!
Texto e fotos: Juliana.
Boa viagem!
E você, conhece a Toscana? Quais cidades mais gostou? Recomenda essa viagem? Conte para nós a sua experiência!